TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA VESTIBULAR

Dissertações: SISTEMA VESTIBULAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  691 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMA VESTIBULAR

O sistema vestibular é bastante complexo e muitos consideram sua avaliação um pouco difícil. Esta dificuldade pode ser compreendida se lembrarmos que o sistema vestibular tem três principais funções e que em cada uma destas funções ele é auxiliado ou atua em conjunto com outros sistemas. No entanto, se compreendermos como funciona o labirinto e estudarmos isoladamente cada uma das funções do sistema vestibular, sua avaliação pode se tornar bem mais simples.

As funções do sistema vestibular comentadas acima são: estabilização da imagem na retina, ajuste postural e orientação gravitacional. Para que isto seja realizado, é necessária a informação sobre a posição e movimento da cabeça, o que é feito pelo labirinto.

Assim como os olhos percebem os estímulos luminosos, e a cóclea percebe o estimulo auditivo, o labirinto é um sensor de posição e de movimento. Esta informação é transmitida ao tronco cerebral, e aí são estabelecidas conexões com outros sistemas - motor ocular, visual e proprioceptivo – e são realizados os ajustes necessários às três funções do sistema vestibular.

.

O aparelho vestibular, também conhecido como sistema vestibular, é composto por um grupo de órgãos localizados no ouvido interno dos vertebrados que apresenta como função a manutenção do equilíbrio dos vertebrados.

Nos humanos, este sistema é composto pelos três canais semicirculares que se fundem numa região central denominada vestíbulo, que apresenta duas outras estruturas vesiculares: o sáculo e utrículo, também conhecidos como órgãos otolíticos.

O utrículo apresenta maiores dimensões quando comparado ao sáculo, localizando-se na região superior do vestíbulo. Existe uma diminuta área de revestimento do sáculo e do utrículo que se diferencia em órgão sensorial, conhecida como mácula. A mácula localizada no utrículo recebe o nome de lápilus, e a do sáculo de rágata. A primeira encontra-se na porção inferior do utrículo, quase em posição horizontal, apresentando importante função na orientação da cabeça quando o indivíduo encontra-se ereto, enquanto que a rágata localiza-se verticalmente apresentando papel importante no equilíbrio quando o indivíduo está deitado (em decúbito).

A cóclea é outra estrutura que está ligada ao sáculo por meio dos canalículos de Hensen, sendo esta primeira é a sede da audição. O conjunto de todas essas estruturas recebe o nome de labirinto, em consequência à complexidade de sua forma.

O labirinto é dividido em labirinto ósseo e labirinto membranoso, sendo que entre estes encontra-se a perilinfa, líquido análogo ao cefalorraquidiano que apresenta como função o amortecimento das vibrações ósseas. No interior das estruturas membranosas é encontrado outro líquido, a endolinfa.

Em situações de movimentação, a endolinfa encontrada no interior dos canais semicirculares caminha em direção oposta ao movimento da cabeça. Quando há uma parada repentina da rotação, a endolinfa continua em movimento. Neste instante, o disparo das células ciliares cessa. Deste modo, há a transmissão, pelos canais semicirculares, de um sinal de polaridade quando a cabeça começa a girar e de polaridade contrária quando esse movimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com