TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA VESTIBULAR

Casos: SISTEMA VESTIBULAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  8.446 Palavras (34 Páginas)  •  1.001 Visualizações

Página 1 de 34

Aparelho vestibular - órgão do equilíbrio

.O aparelho vestibular é o órgão sensorial que detecta as sensações relacionadas com o equilíbrio e se localiza dentro da orelha interna. Ele é composto por um labirinto ósseo contendo o labirinto membranoso, que constitui a parte funcional do aparelho. O labirinto ósseo é composto ainda por uma cavidade central de forma irregular: o vestíbulo. Este é composto principalmente do ducto coclear, de três canais semicirculares e de duas grandes câmaras conhecidas como utrículo e sáculo. O ducto coclear é a principal área sensorial para a audição e não tem nada a ver com o equilíbrio. Todavia, o utrículo, o sáculo e os canais semicirculares são todos partes integrantes dos mecanismos responsáveis pela manutenção do equilíbrio (Guyton, 1992).

Entre o labirinto ósseo e o labirinto membranoso há um fluído chamado de perilinfa. A composição da perilinfa é análoga a do líquido cefalorraquidiano. O interior das estruturas membranosas é cheio de um líquido, a endolinfa, diferente da perilinfa.

Utrículo e Sáculo

Localizada na parede tanto do utrículo quanto do sáculo há uma pequena área com pouco mais de 2mm de diâmetro denominada mácula. Cada mácula é uma área sensorial para detecção da orientação da cabeça em relação à direção da força gravitacional ou outras forças aceleratórias. A mácula é coberta por uma camada gelatinosa na qual estão embebidos vários pequenos cristais de carbonato de cálcio chamados de otocônios. Também na mácula existem milhares de células ciliadas, que projetam os cílios para dentro da camada gelatinosa. As porções basal e lateral das células ciliadas fazem sinapse com os axônios sensoriais do nervo vestibular.

Mesmo em condições de repouso, a maioria das fibras nervosas que circundam as células ciliadas transmite uma série contínua de impulsos nervosos. A inclinação dos cílios de uma célula ciliada para um lado determina aumento acentuado dos impulsos em suas fibras nervosas; a inclinação dos cílios para o lado oposto diminui e muitas vezes abole os impulsos. Portanto, quando se altera a orientação da cabeça no espaço e o peso dos otocônios (cuja densidade específica aproximada é de três vezes a dos tecidos circunjacentes), encurvam os cílios, transmitindo impulsos apropriados ao encéfalo para controlar o equilíbrio.

Em cada mácula, as diferentes células ciliadas estão orientadas em direções diferentes de forma que algumas delas são estimuladas quando a cabeça se inclina para a frente e algumas quando a cabeça se inclina para trás, e outras quando ela se inclina para um lado e assim por diante. Portanto, um padrão diferente de excitação ocorre na mácula para cada posição da cabeça; é este “padrão” que informa o encéfalo sobre a orientação da cabeça.

Canais Semicirculares

Os três canais semicirculares em cada aparelho vestibular, conhecidos respectivamente como canais semicirculares superior, posterior e externo (ou horizontal), estão dispostos em ângulos retos entre si ou de forma que representam os três planos do espaço. Quando a cabeça é inclinada para a frente num ângulo aproximado de 30 graus, os dois canais semicirculares externos se dispõem aproximadamente de forma horizontal em relação à superfície da terra. Os canais superiores estão, então, localizados em planos verticais que se projetam para a frente e 45 graus para fora, e os canais posteriores também estão em planos verticais, mas se projetam para trás e 45 graus para fora. Dessa forma, o canal superior de cada lado da cabeça está num plano paralelo ao canal posterior do lado oposto da cabeça, enquanto os dois canais externos dos dois lados estão localizados quase no mesmo plano.

Cada canal semicircular tem uma dilatação em uma de suas extremidades, conhecida como ampola, e os canais estão repletos de um líquido denominado endolinfa. O fluxo deste líquido dentro dos canais excita o órgão sensorial na ampola. Em cada ampola existe uma crista denominada crista ampular, e na porção superior da crista há uma substância gelatinosa semelhante àquela do utrículo, que é conhecida como cúpula. No interior da cúpula, se projetam os cílios das células ciliadas localizadas ao longo da crista ampular, e estas células ciliadas, por sua vez, estão conectadas às fibras nervosas sensoriais que se destinam ao nervo vestibular. A inclinação da cúpula para um lado, determinada pelo fluxo de líquido nos canais, estimula as células ciliadas, enquanto a inclinação em direção oposta as inibe. Portanto, sinais apropriados são enviados através do nervo vestibular para informar o sistema nervoso central do movimento do líquido no respectivo canal.

Cada célula ciliada, tanto da mácula quanto da cúpula, tem um grande número de pequenos cílios e um cílio maior conhecido por quinocílio. O quinocílio está localizado num lado da célula ciliada, sempre o mesmo lado da célula com relação à sua orientação na crista ampular. Esta é a causa da sensibilidade direcional das células ciliadas, a saber, estimulação quando o cílio se inclina em direção ao quinocílio e inibição quando se inclina na direção oposta.

Função do Utrículo e do Sáculo

As máculas funcionam de formas efetiva para a manutenção do equilíbrio quando a cabeça está na posição próxima à vertical. À medida que a posição da cabeça se afasta mais da posição vertical, mais é perdida a precisão da informação. Quando o corpo é subtamente lançado para frente, os otólitos, que tem inércia maior que a dos líquidos circundantes, dobram para trás os cílios das células ciliares e a informação do desequilíbrio é enviada aos centros nervosos, fazendo com que a pessoa se sinta como se estivesse caindo para trás. Isto faz com que o indivíduo se desloque para frente até que o desvio dos otólitos para trás não ocorra. Nesse instante, o sistema nervoso detecta o equilíbrio e deixa de haver deslocamento do corpo para frente.

Detecção da rotação pelos Canais Semicirculares

Quando há movimentação, a endolinfa dos canais semicirculares move-se em direção oposta ao movimento da cabeça. Quando ocorre parada abrupta da rotação, a endolinfa continua a rodar quando cessa a movimentação. Neste momento acontece a parada do disparo das células ciliares. Assim, os canais semicirculares transmitem um sinal de uma polaridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com