TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA WCM E NORMAS: VISÃO INTRODUTÓRIA

Trabalho Escolar: SISTEMA WCM E NORMAS: VISÃO INTRODUTÓRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO-MINI CURSO

TEMA:” SISTEMA WCM E NORMAS: VISÃO INTRODUTÓRIA”

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO EVENTO: SALA 04 - FAI EM: 06 /11/2014

Inicialmente, foi dado um conceito sobre o sistema WCM. Onde é um sistema de gestão integrado de redução de custos e visa otimizar Logística, Qualidade, Manutenção e Produtividade para níveis de classe mundial, através de um conjunto estruturado de métodos e ferramentas. Significa também as melhores práticas mundiais em ação. (Produção de Classe Mundial).

Tem o objetivo geral de desenvolver o desempenho operativo da Empresa para alcançar a competitividade de Classe Mundial. Envolve:

a) Redução de custos;

b) Eliminar os desperdícios e perdas;

c) Eliminar acidentes;

d) Promover a melhoria através de todos os sistemas de produção;

Lembrando que o objetivo é que o padrão de produção da empresa alcance um padrão mundial e seja reconhecido por este.

O WCM surgiu em 2006 através da cooperação de especialistas mundiais em Lean Manufacturing e é baseado em 20 pilares, sendo 10 técnicos e 10 gerenciais. É algo que aqui no Brasil somente a Toyota e o grupo Fiat tem avançando num processo de melhoria contínua.

Foi citado alguns Pilares do WCM, dentre eles:

1-Segurança

2-Melhoria Focada

3- Controle de Qualidade

4-Logística e Atendimento ao Cliente

5-Ambiente e Energia.

1. No que diz respeito á Segurança, é importante para assegurar integridade física e psíquica do operador através da criação de um ambiente de trabalho totalmente seguro e controlado. Com o objetivo de Reduzir drasticamente o número de acidentes/incidentes, dentre outros;

2. Á Melhoria focada, faz monitorar os projetos (benefício /custo/saving ) e buscar ferramentas de resolução mais sofisticadas para os problemas crônicos. Tem o objetivo de Crescimento profissional e aquisição de métodos eficazes.

3. O Controle de qualidade é importante para assegurar produtos de qualidade para os clientes, minimizando os custos de fabricação e mantendo as condições definidas para a conformidade do produto no tempo. Objetivo na Redução significativa de defeitos, refugos e retrabalhos, assim como, Controle 100% dos processos.

4. A logística se faz para garantir o atendimento ao cliente com fluxos enxutos, menor lead time e menores custos como também pilar provoca a participação de toda a cadeia cliente-fornecedor. Objetivo na Redução estoques, nos custos logísticos: handling, transporte e Integrar as redes de venda, produção e compras.

5. Com relação á Ambiente e energia, é um problema de ordem mundial e que requer esforços dedicados. Dentre seus principais objetivos, a redução máxima do consumo de energia, o uso energias alternativas e conscientização ambiental. Tem como principais atividades,auditorias internas e cumprimento norma ISO 14001, Controle por equipamento do consumo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com