TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE CUSTEIO

Artigos Científicos: SISTEMAS DE CUSTEIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

O cenário mundial tem passado por várias transformações, tanto na perspectiva político-econômica, quanto na gestão das organizações. Como conseqüência, as empresas se deparam com uma nova realidade, cujos reflexos são invocados pelo mercado e pela concorrência.

As organizações não só precisam buscar a flexibilidade em termos de estrutura organizacional, para responderem mais rapidamente às mudanças do mercado, como também deverão antecipar-se às necessidades dos consumidores, procurando, inclusive, surpreendê-los com soluções cada vez mais personalizadas.

Segundo Ching (1995), dada a importância dos processos e das atividades pelos quais se agrega valor aos clientes e como eles são consumidores de recursos da organização, é importante dispor de mecanismos que assegurem uma gestão destes processos e atividades. Estes mecanismos devem questioná-los e avaliá-los de forma a conduzí-los mais eficientemente para atingir quatro objetivos: reduzir custos, diminuir o ciclo de tempo do processo, melhorar a qualidade e agregar valor ao cliente.

Portanto, faz-se necessário que os gestores tenham à sua disposição informações relevantes e tempestivas, pertinentes aos custos da empresa, de modo que estas se configurem em subsídios para otimizar o desempenho empresarial. Estas informações são fornecidas pela Contabilidade de Custos, que apresenta relatórios que auxiliam na gestão de custos, com ênfase na elaboração e definição de estratégias competitivas que sirvam ao controle e à tomada de decisões.

Particularmente em relação aos sistemas de custeio, observa-se a necessidade de sua utilização por qualquer tipo de empresa, seja ela comercial, industrial ou prestadora de serviço. Contudo, a utilização de um sistema de custeio incompatível com as características da empresa pode levar o gestor a erros ao longo do processo decisório.

Neste sentido, o objetivo da pesquisa consistiu em realizar um estudo comparativo sobre a utilização de sistemas de custeio nas maiores indústrias de Santa Catarina com outras pesquisas realizadas no Brasil. Para tanto, além de apresentar os resultados da pesquisa de campo realizada em Santa Catarina, utiliza-se também os resultados das pesquisas de Beuren e Roedel (2002), Nascimento Neto et al. (2002), Tracz (2002), Vieira e Robles Júnior (2002), Robles Júnior e Marion (2000), Santos e Ninin (2000) e Fabri (2000), realizadas em outros Estados brasileiros.

Desse modo, primeiramente discorre-se sobre a importância dos sistemas de custeio nas empresas, além de destacar alguns sistemas de custeio abordados na literatura contábil. Na seqüência, aborda-se a metodologia da pesquisa utilizada neste estudo. Em seguida, discute-se a utilização dos sistemas de custeio nas maiores indústrias de Santa Catarina. Apresenta-se um comparativo dos resultados obtidos nas empresas catarinenses com pesquisas realizadas em outros Estados do Brasil. Por último, faz-se algumas considerações sobre a utilização de sistemas de custeio em empresas brasileiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com