TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOLDADURA INGREDIENTES

Tese: SOLDADURA INGREDIENTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/12/2013  •  Tese  •  4.389 Palavras (18 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 18

SOLDAGEM

COMPONENTES:

EDUARDO LUDWIG

ALOISIO JOEL BONMAMN

ANDERSON RAFAEL HALMANN

DOUGLAS RAFAEL NEUHAUS

Prof. Anderson Dal Molin

Horizontina, março de 2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

Os métodos de união de metais podem ser divididos em duas categorias principais, isto é, aqueles baseados no aparecimento de forças mecânicas macroscópicas entre as partes a serem unidas e aqueles baseados em forças microscópicas (interatômicas ou intermoleculares). No primeiro caso, do qual são exemplos a parafusagem e a rebitagem, a resistência da junta é dada pela resistência ao cisalhamento do parafuso ou rebite, mais as forças de atrito entre as superfícies em contato. No segundo caso, a união é conseguida pela aproximação dos átomos e moléculas das partes a serem unidas, ou destas e um material intermediário, até distâncias suficientemente pequenas para a formação de ligações metálicas e de Van der Waals. Como exemplo desta categoria citam-se a soldagem, a brasagem e a colagem.

Um grande número de diferentes processos utilizados na fabricação e recuperação de peças, equipamentos e estruturas é abrangido pelo termo SOLDAGEM. Classicamente, a soldagem é considerada como um método de união, porém, muitos processos de soldagem ou variações destes são usados para a deposição de material sobre uma superfície, visando a recuperação de peças desgastadas ou para a formação de um revestimento com características especiais. Diferentes processos relacionados com os de soldagem são utilizados para o corte ou para o recobrimento de peças. Diversos aspectos dessas operações de recobrimento e corte são similares à soldagem e, por isso, muitos aspectos destes processos são abordados juntamente com esta.

Algumas definições de soldagem são:

• "Processo de junção de metais por fusão". (Deve-se ressaltar que não só metais são

soldáveis e que é possível soldar metais sem fusão).

• "Operação que visa obter a união de duas ou mais peças , assegurando, na junta soldada, a continuidade de propriedades físicas, químicas e metalúrgicas".

• "Operação que visa obter a coalescência localizada produzida pelo aquecimento até uma temperatura adequada, com ou sem a aplicação de pressão e de metal de adição."

(Definição a adotada pela AWS - American Welding Society).

• “Processo de união de materiais baseado no estabelecimento, na região de contato entre os materiais sendo unidos, de forças de ligação química de natureza similar às atuantes no interior dos próprios materiais.”

DESENVOLVIMENTO

2. Definição de arco elétrico

Pode – se definir o arco elétrico como: “a descarga elétrica mantida através de um gás ionizador, iniciada por uma quantidade de elétrons emitidos do eletrodo negativo(catodo) aquecido e mantido pela ionização térmica do gás aquecido . Deve-se salientar que no arco elétrico para soldagem a descarga elétrica tem baixa tensão e alta intensidade. Nessa definição existem três conceitos importantes para o conhecimento do arco elétrico: calor, ionização e emissão.

O calor é devido à movimentação de cargas elétricas no arco elétrico de um eletrodo permanente: a ocorrência de choques entre essas cargas gera calor.

A ionização ocorre quando um elétron localizado em uma orbita recebe uma quantidade de energia, sendo forçado para orbita de maior energia.

A emissão termodinâmica é um processo de liberação de elétrons de uma superfície aquecida.

3. Classificação pelos tipos de fonte de energia

As fontes de energia empregadas nos processos de soldagem são: mecânica, química, elétrica e radiante.

• Fonte mecânica

O calor é gerado por atrito, por ondas de choque ou por deformação plástica do material.

• Fonte química

O calor é gerado por reações químicas exotérmicas como, por exemplo, a queima de um combustível (chama) ou reação de oxidação do alumínio.

• Fonte elétrica

O calor é gerado ou pela passagem de corrente elétrica ou com a formação de um arco elétrico. No primeiro caso, o aquecimento é realizado pelo efeito joule, enquanto no segundo e através do potencial de ionização, corrente e outros parâmetros de soldagem.

• Fonte radiante

O calor é gerado por radiação eletromagnética (laser) ou por um feixe de elétrons acelerador através de um potencial.

Terminologia de soldagem

A terminologia de soldagem é bastante extensa e muitas vezes os termos técnicos que utilizamos em uma região geográfica não são aplicáveis em outras. O próprio nome soldagem é adotado no Brasil, enquanto em Portugal o nome mais utilizado é soldadura; vamos indicar alguns termos mais importantes utilizados.

O primeiro termo a ser definido é junta – junta é a região onde duas ou mais partes da peça são unidas pela operação de soldagem. Abaixo vemos 2 tipos de juntas bastante comuns.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com