TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOLIDÁRIA E SIMPLES ASSIM MÃO NA MASSA+EXPRESSO DA SOLIDARIEDADE

Por:   •  15/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO:

FACULDADE SOLIDÁRIA E SIMPLES ASSIM MÃO NA MASSA+EXPRESSO DA SOLIDARIEDADE

1. ESTRUTURA DO PROJETO

1.1. – DESCRIÇÃO

ONG SIMPLES ASSIM® ​​nasceu do desejo de realizar ações simples que pudessem mudar histórias. Nós acreditamos que ajudar o próximo é mais simples do que parece se feito com amor.

Este projeto foi idealizado e é coordenado pela ASSOCIAÇÃO SOLIDÁRIA SIMPLES ASSIM, denominada com nome fantasia “ONG SIMPLES ASSIM    ” e  esta  sendo desenvolvido coletivamente por um grupo de alunos de diversos cursos da Faculdade UNIESP, sob a supervisão do coordenador de projetos sociais,         Sr. Rafael Villa Real de Barros.[pic 4]

O aluno Carlos Antonio Poletine, portador do RA. 0050067306, trabalha como voluntário, neste projeto, dedicando 06 horas semanais, em prol do sucesso e bom andamento deste serviço social.

1.2.  – OBJETIVOS

Ser o canal para conscientizar, divulgar e viabilizar milhares de ações sociais e projetos relevantes no Brasil. Para que todos tenham incentivos e a possibilidade de onde estiverem, fazerem o bem, de maneira simples.

Visa oferecer ensino superior para as pessoas que desejam cursar uma faculdade e não tem condições financeiras e contribuir para a difusão do conhecimento e desenvolvimento de novas competências.

Visa também mobilização mensal e junção do grupo de voluntários que ajudam na prática ações sociais relevantes, como MÃO NA MASSA + EXPRESSO DA SOLIDARIEDADE, que confecciona e entrega marmitex a pessoas desfavorecidas (morador de rua).

1.3. - JUSTIFICATIVA

Somente no estado de São Paulo, segundo o IBGE, temos um milhão e meio de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza, em situação de miséria, ou seja, sobrevivem com menos de R$ 70,00 por mês. Apesar dos diversos programas sociais desenvolvidos pelos governos municipal, estadual e federal, anda estamos longe de acabar com a miséria do nosso país. No Brasil, 16,27 milhões de pessoas está nesta condição, o que representa 8,5% da população.

Cada ONG, cada empresa, cada cidadão precisa fazer sua parte, somente assim teremos um Brasil melhor.

2. – DEFINIÇÃO DO PROJETO

2.1. ORIENTAÇÃO – DIAGNÓSTICO

A ASSOCIAÇÃO SOLIDÁRIA SIMPLES ASSIM, denominada com nome fantasia ONG simples assim®, atuava inicialmente em Taboão da Serra, porém com a participação de novos voluntários, houve uma ampliação deste projeto, que agora beneficia famílias de diversos bairros das cidades de São Paulo, Barueri, Jandira e Santana de Parnaíba. O projeto prioriza levar informação a pessoas que desejam cursar uma faculdade, que não tem condições financeiras e levar alimentos às pessoas que não tem moradia definida (morador de rua), que por algum motivo, estão desamparadas dos cuidados de seus familiares.

Todo êxito deste projeto deve-se, principalmente, ao empenho e dedicação dos alunos da faculdade UNIESP, que contribuem com seus conhecimentos e sua mão de obra gratuita, sendo que o trabalho social nesse caso vem sendo mais dedicado pela necessidade dos alunos se envolverem, nos outros órgãos sociais.

2.2. PLANEJAMENTO

O projeto tem como base três pilares de atuação:

  • Conscientização – com palestras que inspiram o aprendizado;
  • Viabilização – com desenvolvimento de parcerias;
  • Voluntariado – trabalho de ajuda contínua.

O projeto conta com uma equipe que fica responsável por identificar e cadastrar as pessoas que apresentam as características e preencherem os requisitos para participar do projeto social Faculdade Solidária, através de entrega de carta de interesse público.

Outra equipe fica responsável em apoiar e organizar nos processos seletivos mensais aos sábados (as 10h00 ou as 14H00),

O projeto mão na massa + expresso da solidariedade, uma equipe fica responsável em mapear e diagnosticar, locais onde se aglomeram pessoas sem moradia definida e realizar um senso de quantas pessoas aproximadamente “mora” no local (praça publica, embaixo de viadutos, em baixo de toldos de micros e pequenas empresa, esparramadas em bairros periféricos das cidades citadas acima).

Outra equipe fica responsável na fabricação, montagem e entrega dos marmitex.

O objetivo deste projeto junto à comunidade “sem teto”, é contribuir para que pessoas, e principalmente crianças carentes, pessoas dependentes químicos, possam ter uma alimentação. Estar alimentado é o mínimo de dignidade que um ser humano merece.

Os conhecimentos acadêmicos adquiridos pelos alunos possibilitam a eles uma amplitude de visão, e contribuem de forma efetiva para que o projeto consiga atingir seus objetivos, que são: desenvolver o espírito de cidadania dos universitários e ampliar cada dia mais o numero de pessoas atendidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (187.8 Kb)   docx (435.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com