TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sao Termos Pelos Quais O Assunto Pode Ser Procurado Devendo Pesquisador Ter Cuidado Especial Com As Terminologias

Trabalho Escolar: Sao Termos Pelos Quais O Assunto Pode Ser Procurado Devendo Pesquisador Ter Cuidado Especial Com As Terminologias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  763 Visualizações

Página 1 de 6

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

Introdução

Nesta pesquisa vamos conhecer e entender todo o sistema e buscar respostas para essa nova modalidade de trabalhos flexível exemplos de empresas que aderiram o modelo e as que são contra. Saber como funciona a geração Y o que quer dizer. E as tendências para o futuro e suas vantagens e desvantagens.

Grandes estudiosos fizeram descobertas que até os dias de hoje são considerados clássicos. Transformando a economia e o mercado de trabalho em uma constante.

Uma pesquisa recente constatou que muitos funcionários até trocariam parte do salário por um ambiente desse tipo, sem horários fixos.

E parece que os empregadores estão começando a responder essa demanda, até porque ela também pode beneficiar as empresas. Nos trabalhos flex, os trabalhadores são tratados como “fornecedores” da empresa, ao invés de empregados em período integral, porque eles não são obrigados a pagar benefícios.

O resultado disso são mais ofertas de empregos flexíveis, se expandindo inclusive para áreas que tradicionalmente eram sólidas e sem possibilidade de variações nos horários e trabalho dos funcionários.

Nove dentre dez empresas no Brasil oferecem condições flexíveis de trabalho aos seus funcionários. E uma grande parte dessas empresas está descobrindo que o trabalho flexível traz muitos benefícios, como maior produtividade do pessoal, redução dos custos indiretos e melhor equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. No Brasil, 63% das 479 empresas que responderam à pesquisa acreditam que o trabalho flexível acarreta menos custos do que em escritórios com endereço fixo. Esses são alguns dos principais aspectos revelados pelo novo relatório da pesquisa global realizada pela Regus com 17 mil empresas em 80 países.

“O trabalho flexível virou a regra vigente no mercado e essa é uma excelente notícia para todos. Do empregado ao empregador, das famílias desses funcionários até a sua comunidade, e até mesmo para o meio ambiente, todos se beneficiam com essa tendência. Pela primeira vez, um relatório global com 17 mil entrevistados oferece evidências estatísticas conclusivas a respeito da disponibilidade do trabalho flexível e o valor derivado dos benefícios associados”, explica Janaina Nascimento, diretora de vendas da Regus no Brasil.

Metade das empresas que oferecem condições flexíveis de trabalho relatou que suas equipes têm um equilíbrio mais saudável entre vida particular e trabalho, o que as deixa mais satisfeitas e motivadas. Essa parcela das empresas também acredita que as condições flexíveis aumentam a produtividade das equipes e mais de um quinto delas acredita que isso colabora para que os funcionários se adaptem rapidamente ao crescimento acelerado dos negócios. Um quinto das empresas com condições flexíveis de trabalho acredita ainda que a política adotada pela organização colabora para ter acesso a um grupo mais abrangente de talentos, resultando em um maior número de contratações em locais remotos.

Ao mesmo tempo, a pesquisa revela que a confiança ainda é um grande obstáculo para muitas das empresas que lidam com condições flexíveis de trabalho: 61% das empresas brasileiras oferecem esse privilégio somente ao pessoal sênior. “Ao adotar a hierarquia como critério para o direito a condições flexíveis de trabalho, algumas empresas estão perdendo enormes oportunidades e podem até mesmo inibir novos talentos com grande potencial que poderiam atrair não fosse o benefício exclusivo aos funcionários em nível sênior”, comenta Janaina.

“Os estudos mostram que há aumento da produtividade quando os funcionários trabalham com certo grau de flexibilidade, é frustrante constatar que algumas empresas ainda esbarram no problema da falta de confiança para oferecer condições flexíveis de trabalho a todos os seus funcionários. Entretanto, como boa parte dessas empresas também consegue enxergar uma série de vantagens na adoção dessa política de trabalho, ainda que elas ainda não operem dessa forma, podemos contar com grande crescimento no trabalho flexível ao longo da década”.

A legislação trabalhista não dispõe de nenhum dispositivo que disciplina a jornada de trabalho flexível ou também conhecida como jornada móvel e estabelece, salvo os casos especiais, que a jornada normal de trabalho é de 8 (oito) horas diárias e de 44 (quarenta e quatro) horas semanais.

A jornada flexível ou jornada móvel é resultado da flexibilização da relação capital e trabalho através da parceria entre empregador e empregado, a qual permite que o empregado cumpra sua jornada contratual, dentro de um horário previamente estabelecido, ou seja, considerando um limite inicial e final de horário de trabalho.

A apuração da jornada de trabalho, para fins de pagamento de horas extras ou desconto de faltas, deve-se levar em consideração, principalmente, os acordos e convenções coletivas de trabalho que normalmente ditam normas específicas para as respectivas categorias profissionais e regiões de abrangência. Evitar o controle e possibilitar a diminuição de atrasos ou saídas antecipadas, as principais vantagens que podemos citar são:

• Cumprimento da jornada dentro do horário escolhido pelo empregado, sem prejuízo do trabalho;

• Possibilitar que o empregado possa programar melhor sua vida pessoal (levar ou buscar filho na creche, praticar atividades físicas e etc.);

• Estabelecer uma parceria entre empregador e empregado;

• Fortalecer o ambiente de responsabilidade e comprometimento.

As principais desvantagens que podemos citar são:

• Dificuldade na gestão de pessoas;

• Reorganização cultural da empresa;

• Perda da qualidade de comunicação entre os empregados;

• Baixo rendimento do trabalho das pessoas que requerem uma supervisão mínima;

A jornada flexível ou móvel, dependendo da atividade da empresa, pode trazer vantagens sob a ótica de alguns e desvantagens sob a ótica de outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com