TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Do Idoso

Monografias: Saúde Do Idoso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  4.598 Palavras (19 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 19

Apresentação saude do idoso coletivaPresentation Transcript

• 1. Saúde do IdosoPacto pela VidaO Pacto pela Vida é o compromisso entre os gestores do SUSem torno de prioridades que apresentam impacto sobre asituação de saúde da população brasileira (MS, 2006) . O pactofoi renovado em 2011.Os estados/regiões/municípios devem pactuar as açõesnecessárias para o alcance das metas e dos objetivospropostos.

• Fortalecimento da Atenção Básica. Promoção a Saúde Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza; Redução da mortalidade infantil e materna; Controle do câncer do colo do útero e da mama; Saúde do Idoso;2. Saúde do IdosoSão seis as prioridades pactuadas:

• Manual de Atenção Básica à Saúde da Pessoa Idosa – para indução de ações de saúde, tendo por preferência as diretrizes contidas na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Caderneta de saúde da Pessoa Idosa - instrumento de cidadania com informações relevantes sobre a saúde da pessoa idosa, possibilitando um melhor acompanhamento por parte dos profissionais de saúde.3. Saúde do IdosoAções estratégicas:

• Causa externa / acidentes 3% (fraturas)Doenças metabólicas 7,5%Doenças respiratórias 13%Neoplasias 16,7%Doenças cardiovasculares 37%4. Saúde do IdosoEm 25 anos seremos a 6ª maior população de idosos domundo.Até 2050 anos – 63 milhões de idosos.Hoje aproximadamente 17,6 milhões.Mortalidade hoje (DataSUS 2008)

• Identificar e promover os fatores de proteção e recuperação da saúde. Promover a formação e a educação permanente para os profissionais de saúde que trabalham com idosos no SUS. Envolver a família e a comunidade no processo do cuidado. Identificar os fatores de risco de doenças e agravos. Monitorar o processo de envelhecimento. Fortalecer a participação social. Estruturar a atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa. Promover o envelhecimento ativo e saudável – bem- sucedido.5. Saúde do IdosoObjetivos Principais

• 6. Saúde do IdosoAvaliação de Saúde do IdosoO conceito de saúde nessa faixa populacional é abrangente e não serestringe à presença ou ausência de doença ou agravo e é estimadapelo nível de independência e autonomia. A avaliação deve sermultidimensional, levando-se em conta o bem-estarbiopsicossocial e a necessidade de ações integradas da equipemultidisciplinar.Senescência X SenilidadeÉ de suma importância para os profissionais de saúde que lidamcom pacientes idosos conhecer e distinguir as alteraçõesfisiológicas do envelhecimento, denominadas senescência,daquelas do envelhecimento patológico ou senilidade.

• 7. Saúde do IdosoMobilidadeCapacidade de um indivíduo se mover em um dado ambiente, funçãobásica para a execução de tarefas, realizar atividades de vida diária – AVDs emanter sua independência.IndependênciaCapacidade de autocuidar e realizar as atividades da vida diária – AVDs semauxílio de outra pessoa.DependênciaIncapacidade de realizar uma ou mais atividade da vida diária – AVDs, semauxílio. É definida em graus, moderada e avançada.

• 8. Saúde do IdosoAutonomiaCapacidade e direito do indivíduo de poder eleger, por si próprio, as regrasde conduta, a orientação de seus atos e os riscos que está disposto a correrdurante sua vida. Conceito amplo: inclui poder decisório (integridadecognitiva).Capacidade FuncionalDefine-se como a manutenção plena das habilidades físicas e mentaisdesenvolvidas ao longo da vida, necessárias e suficientes para uma vidacom independência e autonomia.É o grau de preservação da capacidade de realizar as Atividades Básicas deVida Diária – AVDs ou autocuidado e o grau de capacidade paradesempenhar Atividades Instrumentais de Vida Diária - AIVDs. Relaçãoestreita com a avaliação funcional (Neri, 2001).

• 9. Saúde do IdosoO envelhecimento não é uniforme, portanto não é possível escolherum indicador único, pode-se dizer que é o conjunto das alteraçõesestruturais e funcionais do organismo que se acumulamprogressiva e especificamente com a idade.A avaliação do idoso deve contemplar todas asdimensões envolvidas no processo saúde-doença. Deveser, portanto, multidimensional. Apresenta comoprincipal objetivo a definição do diagnóstico funcionalglobal e etiológico (disfunções/doenças) e elaboraçãodo Plano de Cuidados (Moraes EM, 2006).

• Não interrompa a pessoa idosa no meio de sua fala, demonstrando pressa ou impaciência. É necessário permitir que ele conclua o seu próprio pensamento. Aguarde a resposta da primeira pergunta antes de elaborar a segunda, pois, a pessoa idosa pode necessitar de um tempo maior para responder. Fale de frente, sem cobrir sua boca e, não se vire ou se afaste enquanto fala. Repita a informação, quando essa for erroneamente interpretada, utilizando palavras diferentes e, de preferência, uma linguagem mais apropriada à sua compreensão. Pergunte se entendeu bem a explicação, se houve alguma dúvida. Evite infantilizá-lo utilizando termos inapropriados como “vovô”, “querido”, ou ainda, utilizando termos diminutivos desnecessários Chame-o pelo próprio nome ou da forma como ele preferir. Use frases curtas e objetivas.10. Comunicação

• Melhor utilização da glicose Melhora o perfil lipídico Melhor controle do peso corporal Melhora a postura e o equilíbrio Manutenção da densidade mineral óssea, com ossos e articulações mais saudáveis Melhora do controle da pressão arterial Redução no risco de morte por doenças cardiovasculares Melhor funcionamento corporal, diminuindo as perdas funcionais, favorecendo a preservação da independência11. Práticas corporais

• Diminuição da ansiedade, do estre Correlações favoráveis com redução do tabagismo e abuso de álcool e drogas Ampliação do contato social Melhora a qualidade do sono Melhora a resposta imunológica Melhora de quadros álgicos Melhora a função intestinal Melhora a enfermidade venosa periférica12. Práticas corporais EXCELENTE PÚBLICO PARA O TRABALHO EM GRUPOSsse, melhora do estado de humor e da autoestima

• 13. Avaliação Global do Idoso

• 14. Avaliação Global do Idoso

• Insuficiência familiar Incapacidade comunicativa Iatrogenia Incontinência esfincteriana Imobilidade Instabilidade postural Incapacidade cognitiva15. Gigantes da geriatria

• Demência, depressão, diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica, doença arterial coronariana, insuficiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com