TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Do Trabalhador

Tese: Saúde Do Trabalhador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  Tese  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

O fazer do trabalhador que trabalha no período noturno

APRESENTANDO UMA RESPOSTA Á NECESSIDADE DE UMA PESQUISA QUE ABORDE O FAZER DE PROFISSIONAIS QUE TRABALHA EM PERIÓDO NOTURNOÉ SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO,RELAÇÕES COMINDIVIDUOS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO. DESSA FORMA UTILIZAMOS COMO CRITÉRIO DE ANÁLISE AS ENTREVISTAS AS QUAQIS SERVIRAM COMO BASE CONTEXTUALIZADA. A ENFERMAGEM DO TRABALHO CONTRIBUI COM AS EQUIPES DE SAÚDE,SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL COM A PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS OCUPÁCIONAIS.

O DIMINSIONAMENTO DO SESMET DADO PELA NR4, QUADRO|| DETERMINA COMO OBRIGAÇÃO A CONTRATAÇÃO DO ENFERMEIRO DO TRABALHO EM EMPRESAS QUE POSSUEM Á PARTI DE 3.591 TRABALHADORES.

ATIVIDADES EM TRABALHOS NOTURNOS

O TRABALHO NOTURNO,SEGUNDO ACONSOLIDAÇÃO DAS LEIS TRABALHISTAS (CLT) , SECCÃO !V, COMPREENDE CARGA HORÁRIA DE 52 MINUTOS E 30 SEGUNDOS, E É REALIZADO ENTRE AS 22 HORAS DE UM DIA ATÉ AS 5 HORAS DO DIA SEGUINTE. NAS ATIVIDADES RURAIS, É CONSIDERADO TRABALHO NOTURNO, AQUELE EXECUTADO ENTRE 21 HORA DE UM DIA ATÉ AS 05 HORAS DO DIA SEGUINTE, É CINSIDERADO TRABALHO NOTURNO, QUE TRAZEM INEGÁVEIS PREJUIZOS PARA ASAUDE DO TRABALHADOR, TANTO NO ASPECTO FISICO, COMO PSIQUICO, EMOCIONAL E SOCIAL PODENDO SER A CAUSA DE UMA SÉRIE DE DISTURBIOS FISIOLÓGICOS E PSICOSSOCIAIS DEVIDO ÁS MUDANÇAS DOS RITMOS BIOLÓGICOS, DESSINTERONIZAÇÃO FAMILIAR E SOCIAL DA VIDA DO TRABALHADOR, LEVANDO UM QUADRO DESIGNADO COMO SINDROME DE MALADAPTAÇÃO AO TRABALHO EM TURNOS ( MENDES,2005)

NO PRIMEIRO mês de trabalho em turnos noturno, o trabalhador já pode apresentar algumas manifestações agudas, como;

_ insônia;

_excessiva sonolência durante o trabalho;

_distúrbios do humor;

_ aumento de acidentes;

- problemas familiares, sociais e emocionais.

Dessa forma de trabalho, o individuo passa a ter algumas manifestações crônicas como desordens do sono, doenças cardiovasculares e gastrintestinais, absenteísmo, separação e divórcio. Essas inadaptação do trabalhador em serviços noturnos podem também leva-lo ao uso de substância para dormir e de álcool, em contar a presença de fadiga crônica e manifestações continua de estresse. Os distúrbios gastrointestinais são causados pelo fato de os trabalhadores não terem horário adequados para alimentação. Os distúrbios cardiovasculares são as isquêmicas e a hipertensão arterial, presença de hábitos de fumo que causem predisposição, mais a segunda aponta o fumo como indicador de risco e de grandes chances do distúrbios ( FISCHER),MORENO, ROTEMBERG, 20040). Riscos químicos são as substâncias compostas ou produtos que esses trabalhadores possam inalar, penetrando nas vias respiratórias, ou pela natureza da atividade de explosão possam, ter contato com a pele ou serem absorvidos pelo organismo.

Os agentes químicos existentes no ambiente laboral, quando em contato com o organismo do trabalhador, podem exceder duas ações;

_ ação localizada: atuam somente na região de contato;

_ ação sistémica: são absorvidas e distribuídas dentro do organismo, afetando diferentes órgãos e tecidos podendo penetrar também as vias respiratórias ou inalatórias ;

_ vias cutânea ou dérmica;

_via digestiva;

_ distúrbios no ar;

_ distúrbios divididos e suspensos no ar (AERODISPERSÓIDES0)

Os riscos biológicos define como agentes biológicos ou microorganismos geneticamente modificados ou não como os parasitos, as toxinas e os príones ,riscos biológicos é a probabilidade de exposição ocupacional ao agente.

De uma forma geral, biológico é transmitido por contato direto ou indireto

- vetor;

- VAS;

_ rotas de entradas;

- inalação;

= ingestão;

- penetração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com