TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Do Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Saúde Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.272 Palavras (6 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 6

SAÚDE DO TRABALHADOR

Introdução

O trabalho sempre teve papel essencial na vida dos seres humanos. Desde o período primitivo o homem já necessitava trabalhar para sobreviver. Com o decorrer do tempo os objetivos do trabalho e o seu processo foram sendo alterados, no entanto sua finalidade de sobrevivência sempre foi mantida. A globalização mundial e as políticas neoliberais têm reestruturado a organização atual do trabalho, sendo responsáveis pelo desencadeamento de um processo de imposição constante aos trabalhadores de deficientes condições de trabalho, geradoras de doenças e danos à saúde física e mental dos mesmos. Além disso, há uma crescente instabilidade nas relações de trabalho, a flexibilização de garantias jurídicas é evidente.

Segundo ANTUNES (1995) a "classe que vive do trabalho sofreu a mais aguda crise deste século que atingiu não só a sua materialidade, mas teve profundas repercussões na sua subjetividade e, no íntimo inter-relacionamento destes níveis, afetou sua forma de ser".

# Resenha do filme Tempos Modernos

O filme tempos modernos começou a ser exibido em 1936, com produção de Charles Chaplin, ator principal, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho.

Esse filme é bastante marcante, pois desperta reflexões sobre o mundo moderno e o capitalismo bruto.

A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona.

Uma parte do filme que deixa evidente o esforço para a redução de tempo na execução das tarefas e a tentativa de aumentar a produção e o trabalho dos operários, mostrando uma característica forte do modelo fordista, à invenção de uma máquina que alimentava automaticamente os funcionários.

Em certo momento, dentro da fábrica, Carlitos acaba sendo engolido pela máquina, demonstrando que o trabalhador se automatizou tanto que parecia a própria máquina ou fazia parte dela. O personagem chega ao ponto de não conseguir desempenhar outra função, preferindo ficar preso na cadeia para ter uma vida mais tranquila.

O filme também faz uma crítica bastante forte em relação à desigualdade entre as classes sócias, onde os pobres produziam para os ricos. Cenas em que Carlitos trabalha como vigia noturno de uma loja e cuidava de uma menina sem família, mostrava um pouco dessa desigualdade. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia. Cenas como a que Carlitos e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e sua namorada encontram-se numa loja de departamento, ilustram bem essas questões.

O filme também faz uma crítica bastante forte em relação à desigualdade entre as classes sócias, onde os pobres produziam para os ricos. Chaplin demonstra essa desvalorização do trabalho humano de forma tão irreverente e impactante que se torna impossível não acionarmos o nosso senso crítico, sendo possível até mesmo, fazermos uma analogia entre a época que esse filme foi produzido e os tempos atuais, pois assim como retratado no filme, as empresas, atualmente, tem visto seus funcionários como máquinas que podem a qualquer momento aumentar ou diminuir sua velocidade de trabalho, colocando em segundo plano o capital humano, cheio de sonhos, valores, sentimentos e digno de reconhecimento e valorização.

# Citação de situações que possam levar o trabalhador a problemas de saúde, conforme observado no filme.

Condições precárias e más condições do ambiente de trabalho;

Excessivo número de horas trabalhadas;

Condições precárias de higiene;

Processo produtivo desumano;

Ritmo intenso de trabalho.

# Discussão de um dos problemas observados no filme no cotidiano atual:

RITMO INTENSO DE TRABALHO:

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), como são denominados pela Previdência Social, constituem-se num dos mais sérios problemas de saúde enfrentados pelos trabalhadores e seus sindicatos nos últimos anos no Brasil e no mundo.

O Ministério da Saúde publicou, através da Portaria MS nº 1339/GM, de 18 de novembro de 1999, uma lista de doenças relacionadas ao trabalho e há várias que podem ser enquadradas como LER/DORT. Entre elas, citamos tendinite de flexores e extensores dos dedos, bursite de ombro, tenossinovite de DeQuervain, tenossinovite do brônquio-radial, síndrome do túnel do carpo, tendinite de supra espinhoso, tendinite de bicipital, epicondilite.

Trabalhos compostos de tarefas que envolvam atividades repetitivas, aplicação de forças, levantamento e transporte de cargas, atividades realizadas em posições inadequadas do corpo, principalmente de braços e mãos, uso de equipamentos vibratórios, tais como ferramentas manuais elétricas, pneumáticas e outras, e um clima organizacional estressante, com dificuldades de relacionamento entre chefias e funcionários, normas estritas de trabalho, falta de flexibilidade, etc.

Esses são alguns dos principais fatores que podem levar ao aparecimento da LER/DORT entre os trabalhadores e podem ser observados em uma visita rápida aos locais de trabalho e conversando com os trabalhadores.

 Jornada de trabalho muito longa;

 Horas extras;

 Pausas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com