TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde E Segurança No Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Saúde E Segurança No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  2.720 Palavras (11 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 11

A saúde e a segurança no trabalho consistem numa disciplina de âmbito alargado, que envolve muitas áreas de especialização. Num sentido mais abrangente, deverá ter os seguintes objectivos:

♦ A promoção e a manutenção dos mais elevados níveis de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores de todos os sectores de actividade.;

♦ A prevenção para os trabalhadores de efeitos adversos para a saúde decorrentes das suas condições de trabalho;

♦ A protecção dos trabalhadores no seu emprego perante os riscos resultantes de condições prejudiciais à saúde;

♦ A colocação e a manutenção de trabalhadores num ambiente de trabalho ajustado às suas necessidades físicas e mentais;

♦ A adaptação do trabalho ao homem. Por outras palavras, a saúde e a segurança no trabalho englobam o bem-estar social, mental e físico dos trabalhadores, ou seja, da “pessoa no seu todo”.

Para serem bem succedidas, as medidas de saúde e de segurança no trabalho, exigem a colaboração e a participação tanto de empregadores como dos trabalhadores nos programas de saúde e segurança, obrigando a equacionar questões relacionadas com a medicina do trabalho, a higiene no trabalho, a toxicologia, a educação, a formação, a engenharia de segurança, a ergonomia, a psicologia, etc.

Um local de trabalho considerado seguro não é necessariamente um local de trabalho saudável. O importante é frisar que as questões da saúde e da segurança devem ser identificadas em todos os locais de trabalho. De modo geral, a definição de saúde e de segurança no trabalho engloba quer a saúde, quer a segurança, nos seus contextos mais alargados.

Condições de trabalho deficientes afectam a saúde e a segurança do trabalhador

Qualquer tipo de condição de trabalho deficiente tem como consequência o poder afectar a saúde e a segurança de um trabalhador. As condições de trabalho perigosas ou prejudiciais à saúde não se limitam às fábricas – podem ser encontradas em qualquer local, quer o local de trabalho se situe no interior ou no exterior. Para muitos trabalhadores, como os trabalhadores agrícolas ou mineiros, o local de trabalho situa-se no “exterior”, podendo representar diversos perigos para a saúde e segurança.

As condições deficientes podem igualmente afectar o ambiente onde os trabalhadores vivem, uma vez que o ambiente de trabalho e de vida são muitas vezes o mesmo para diversos trabalhadores. Tal significa que os perigos de condições de trabalho não seguras e saúdaveis, podem ter consequências graves para os trabalhadores, para as suas famílias e para outras pessoas da comunidade, bem como para o ambiente físico que envolve o local de trabalho. Um exemplo clássico consiste na utilização de pesticidas no trabalho agrícola. Os trabalhadores podem ser expostos a produtos químicos tóxicos através das diversas formas incorrectas de aplicação dos pesticidas, podem inalar os produtos químicos durante e após a sua aplicação, esses produtos podem ser absorvidos através da pele, e os trabalhadores podem inclusivamente ingeri-los, caso comam, bebam ou fumem, sem lavar previamente as mãos, ou caso ingiram água contaminada. As famílias dos trabalhadores podem, também, ser expostas por diversas formas: inalar os pesticidas que se mantenham no ar, podem ingerir água contaminada, ou ser expostas a resíduos existentes no vestuário do trabalhador. Para além dos trabalhadores e das suas famílias os que residem na comunidade poderão ser igualmente expostos pela mesma via.

A importância da saúde e a segurança no trabalho

O trabalho desempenha um papel fundamental nas vidas das pessoas, considerando que a maioria dos trabalhadores passa pelo menos oito horas por dia no local de trabalho, quer seja numa plantação, num escritório, numa fábrica, etc. Desta forma, os ambientes laborais devem ser seguros e saudáveis. Mas na verdade, não é essa a situação para muitos trabalhadores. Todos os dias, trabalhadores de todo o mundo expostos a múltiplos riscos para a saúde, tais como:

♦ Poeiras;

♦ Gases;

♦ Ruído;

♦ Vibrações;

♦ Temperaturas extremas.

Infelizmente, alguns empregadores assumem poucas responsabilidades relativamente à protecção da saúde e da segurança dos seus trabalhadores. De facto, os empregadores, em algumas situações nem sequer têm conhecimento de que têm responsabilidades, muitas vezes, legal, de proteger os trabalhadores. Como resultado dos perigos e da falta dessa responsabilização com a saúde e segurança dos trabalhadores (que deverá ser entendida como uma prioridade), os acidentes e as doenças profissionais são frequentes em todo o mundo.

Custos dos acidentes/doenças ocupacionais

Os acidentes ou as doenças profissionais acarretam custos muito elevados, podendo provocar múltiplos efeitos graves, directos ou indirectos, nas vidas dos trabalhadores e das suas famílias. Para os trabalhadores, alguns dos custos directos de um acidente ou de uma doença são:

♦ A dor e o sofrimento provocado pelo acidente ou doença;

♦ A perda de rendimentos;

♦ A possível perda de um emprego;

♦ Os custos com os cuidados de saúde.

Foram feitas estimativas no sentido de calcular os custos indirectos de um acidente ou de uma doença, concluindo-se que podem ser quatro a dez vezes superiores em relação aos custos directos, ou até mais. Uma doença ou um acidente de trabalho podem representar grandes custos indirectos aos trabalhadores, que são muitas vezes difíceis de quantificar. Um dos custos indirectos mais óbvios consiste no sofrimento humano provocado ao próprio às famílias dos trabalhadores, que não pode ser compensado com dinheiro.

Os custos relacionados com doenças ou acidentes de trabalho para os empregadores estimam-se igualmente como sendo avultados. Para uma pequena empresa, o custo de um acidente poderá constituir um desastre financeiro. Para os empregadores, alguns dos custos directos são:

♦ Remunerações de trabalho não realizado;

♦ Despesas médicas e indemnizações;

♦ Reparação ou substituição de máquinas ou de equipamento danificado;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com