TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segmento De Mercado

Trabalho Escolar: Segmento De Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão do Conhecimento: o grande desafio empresarial

Nesse momento de importante transição do ambiente econômico, a gestão pró-ativa do conhecimento adquire papel central para a competitividade de empresas e países, ao contrário de tempos atrás, quando vantagens de localização, acesso à mão-de-obra barata, recursos naturais e ao capital financeiro tinham papéis muito mais determinantes.

A abertura econômica impõe importantes desafios às empresas brasileiras e aumenta a necessidade do investimento em tecnologia, em educação e, em especial, em gestão do conhecimento – o que vai muito além da tecnologia ou do gerenciamento da inovação.

A compreensão das características e demandas do ambiente competitivo e pelo entendimento das necessidades individuais e coletivas associadas aos processos de criação e aprendizado. As vantagens competitivas precisam ser permanentemente reinventadas e setores de baixa intensidade em tecnologia e conhecimento perdem participação econômica.

O desafio de produzir mais e melhor é suplantado pelo de criar novos produtos, serviços, processos e sistemas gerenciais, num quadro que não permite mais concentrar esses esforços em poucos indivíduos ou áreas das organizações.

A Gestão do Conhecimento implica, necessariamente, a coordenação sistêmica de esforços nos planos organizacional e individual; estratégico e operacional; normas formais e informais. É necessário levar em conta:

• O papel da alta administração na definição dos campos de conhecimento, na definição de metas desafiadoras e na criação de culturas organizacionais voltadas à inovação, experimentação, aprendizado contínuo, comprometidas com os resultados de longo prazo e com a otimização de todas as áreas da empresa;

• As novas estruturas organizacionais e práticas de organização do trabalho, adotadas para superar os limites à inovação, ao aprendizado e à geração de novos conhecimentos impostos pelas tradicionais estruturas hierárquico-burocráticas;

• As práticas e políticas de administração de recursos humanos associadas à aquisição de conhecimentos externos e internos à empresa, assim como à geração, difusão e armazenamento de conhecimentos. Seus objetivos devem ser melhorar a capacidade das organizações para atrair e manter pessoas com habilidades, comportamentos e competências que adicionam aos estoques e aos fluxos de conhecimento (de valor) das empresas;

• Os avanços na informática e nas tecnologias de comunicação facilitam o compartilhamento de informações ou conhecimento. A Gestão do Conhecimento centra-se em três aspectos: foco nos ativos intangíveis (principalmente o fator humano), tornar explícita a gestão do conhecimento, incentivar e criar mecanismos que facilitem o compartilhamento de seus conhecimentos. Várias tecnologias podem ser empregadas para esse fim: Intranets, groupware, document management systems, data warehouses, desktop-videoconferencing, electronic bulletin boards etc. Além disso, estas ferramentas podem ser classificadas em três grandes áreas:

É preciso reconhecer ainda que o capital humano é a "mola propulsora" da geração de conhecimentos e de valor nas empresas, o que significa reconhecer as necessidades de estimular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com