TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seleção e Treinamento por Competências

Por:   •  27/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A área de Recursos Humanos passou por diversas transformações ao longo dos anos. Desde funções diferentes até as metodologias de trabalho.

Outrora, o RH era burocrático e atuava de forma mecanicista, tinha a função apenas de recrutar e selecionar candidatos, contratá-los e demiti-los. Tinha-se a visão de que ao empregado cabia a execução das tarefas e a obediência às ordens dadas pela chefia.

Na atualidade, enxerga-se o RH como estratégico, participante das decisões empresariais e parceiro na tomada de decisões e sucesso do negócio. A função do RH não é somente a contratação e demissão de funcionários, há também a comunicação interna, endo marketing, gestão de benefícios, planos de carreiras, políticas de cargos e salários, remuneração estratégica, dentre outros.

Além da mudança na forma como que é visto, o RH também modificou seus processos, para adequá-los a essa nova realidade mundial.

Neste trabalho, será esmiuçado as mudanças ocorridas no processo de seleção e nos treinamentos.


MUDANÇAS NO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Na década de 80, o processo de recrutamento e seleção era condicionado à existência da vaga, sendo, assim, reativo.

O recrutamento era feito através de divulgação de vagas em jornais ou rádios e, também, através do recebimento de currículos na própria empresa. Na seleção eram utilizadas provas e testes, valorizando-se o conhecimento. Era avaliado somente a experiência do candidato, havendo pouca avaliação do processo e do profissional. O foco era bastante operacional.

Atualmente, existem uma infinidade de fontes de recrutamento. Com o avanço das tecnologias,  foram criadas diversas formas para se recrutar online. É possível se inscrever nos sites das empresas, enviar o currículo por e-mail ou, ainda, se cadastrar em sites específicos para a divulgação de vagas. Há também uma rede social com o objetivo de facilitar o encontro entre recrutador e candidato, denominada LinkedIn.

A seleção também ganha novidades, é possível fazer entrevistas presencial ou virtualmente, através de ferramentas para videoconferências ou programas de videochat, como o Skype. O mercado passou a contar com consultorias especializadas que realizam o headhunting de profissionais com o perfil traçado pela empresa.

A captação e seleção de talentos é continua e, portanto, proativa. Há uma valorização dos comportamentos e atitudes e não somente do conhecimento. A seleção não é somente baseada em provas teóricas, mas também em dinâmicas de grupo, entrevistas por competências, estudos de caso, dentre outros, tudo isso para que se possa encontrar o candidato ideal para o perfil da vaga e da empresa.

A seleção passa a ter um foco estratégico e com isso, há a mensuração da qualidade e agilidade do processo e do profissional.


MUDANÇAS NO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

O treinamento de profissionais é uma ferramenta relativamente nova, mas, ainda assim, passou por mudanças nas últimas décadas.

No passado, o treinamento era focado em necessidades específicas, orientado para o cargo ocupado pelo funcionário, eram “treinamentos voltados para as habilidades específicas na empresa que, por sua vez, garantia a diminuição dos erros operacionais decorrentes da sua mão de obra, gerando condições para conseguir o perfil ocupacional desejado” (OLIVEIRA; VANALLE, 1999)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com