TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Selos Mecânicos

Trabalho Universitário: Selos Mecânicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  3.488 Palavras (14 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 14

RESUMO

Os selos mecânicos são utilizados principalmente para operar com fluidos mais agressivos, em que as gaxetas não seriam capazes de vedar. São montados dois vedadores primários, dois vedadores secundários e uma mola, que causam o efeito da vedação desejada, impedindo que fluidos escapem da bomba e prejudiquem a instalação, o ambiente circuncidante e até a industria ou comunidade em geral. Por isso será demonstrado aqui o método para escolher corretamente o selo mecânico que você vai aplicar na bomba, além de um conceito geral sobre bombas industriais que se utilizam dos selos como forma de vedação.

Palavras-Chave: Selos mecânicos. Fluidos industriais. Bombas centrífugas.

ABSTRACT

Mechanical seals are used primarily to operate with more aggressive fluids, where the gaskets were not able to seal. Sealants are mounted two primary, two secondary seals and a spring, causing the desired effect of seal, preventing fluid from escaping and harming the pump installation, the environment to industry or community. So it will be shown here, the method to choose the correct mechanical seal that you will apply at the pump, and a general concept of industrial pumps that use the stamps as a form of seal.

Keyword: Mechanical seal. Industrial fluids. Centrifugal pumps.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 6

APLICAÇÃO 7

BOMBEAMENTO DE FLUIDOS INDUSTRIAIS 7

BOMBAS 8

Definição 8

Classificação 8

Volumétricas ou de Deslocamento Positivo 8

Turbo-Bombas ou Hidrodinâmicas 9

SELO MECÂNICO 12

Importância 12

Norma API 682 12

Conceito 12

Princípio de Funcionamento 13

Arranjos Posicionais 15

Selo Simples 15

Selo Duplo 15

Materiais utilizados na fabricação do Selo Mecânico 16

Vedadores primários 16

Vedadores Secundários 17

Possíveis defeitos em Selos 18

Vida curta do selo mecânico 18

O selo mecânico vaza excessivamente 18

CONCLUSÃO 19

REFERÊNCIAS 20

INTRODUÇÃO

O trabalho aqui apresentado tem por objetivo expor o conceito de selos mecânicos, seu funcionamento e tipos, além de suas aplicações em bombas que operam com fluidos industriais. Através dele será possível entender por que os selos mecânicos são tão importantes, e a grande quantidade de atividades que para serem seguras, econômicas e viáveis dependem de uma seleção correta de selos mecânicos.

APLICAÇÃO

O selo mecânico pode ser utilizado em equipamentos rotativos como bombas centrífugas, compressores, misturadores e ventiladores industriais. Em equipamentos de grande importância como aqueles usados em refinarias (bombas de transporte), tratamento de água e esgoto (bombas de lama bruta), indústria da construção (bomba de submersão), indústria de bebidas (fabricação de cerveja), indústria têxtil (bombas de tintura), indústria química (bombas padronizadas), construção naval (bomba principal de refrigeração por água do mar), energia (bombas de climatização de caldeira), usinas termoelétricas e nucleares. Para o melhor entendimento do seu funcionamento e a correta seleção do selo mecânico para instalações em bombas industriais, o presente trabalho irá abordar informações gerais sobre fluidos industriais e classificação de bombas, dando ênfase importância às bombas centrífugas e rotativas, responsáveis por maior aplicação de selos mecânicos.

BOMBEAMENTO DE FLUIDOS INDUSTRIAIS

Para deslocar um fluido ou mantê-lo em escoamento é necessário adicionar energia. O equipamento capaz de fornecer essa energia ao escoamento do fluido é denominado bomba. A energia adicionada compensa perdas por atrito e contribui para o aumento da velocidade, pressão ou altura do fluido.

Uma bomba destina-se a elevar um volume de fluido a uma determinada altura, em um certo intervalo de tempo, consumindo energia para desenvolver este trabalho e para seu próprio movimento, implicando, pois, em um rendimento característico. As chamadas grandezas características das bombas são: vazão, altura manométrica, rendimento e potência.

As bombas industriais costumam operar sob condições rigorosas e remotas, com ciclos de trabalho exigentes. Deve ser observado cuidadosamente a especificação do selo mecânico nas aplicações em que a bomba será submetida à processos de limpeza com produtos químicos diferentes do líquido bombeado.

As indústrias em geral bombeiam vários tipos de fluidos. Existem indústrias que bombeiam fluidos minerais como lama em minas, aplicações subaquáticas ou sistemas de arrefecimento em usinas de energia. Indústrias que utilizam bombas em processos de fluido limpo, como tratamento e abastecimento de água, pasteurização do leite e descalcificação. E ainda indústrias que trabalham com fluidos agressivos como, por exemplo, na indústria química, no processamento de hidrocarbonetos e processos de papel e celulose.

O fluido que a bomba vai bombear tem grande influência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com