TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Selva

Monografias: Selva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

ELEMENTOS DE CONTROLE

Equilibrando a quantidade de líquido e de vapor.

Ícone DownloadBaixe agora sua coleção técnica.

O elemento de controle é mais um dos componentes importantes do sistema. Vamos mostrar um pouco mais sobre ele nesta seção.

Por que é preciso ter elemento de controle em circuitos de refrigeração?

O elemento de controle, seja ele tubo capilar ou válvula de expansão, tem a função de manter a diferença de pressão entre a região de alta e baixa (respectivamente, condensador e evaporador). Esse elemento funciona por meio da restrição da passagem do fluido refrigerante, fazendo com que ele passe de líquido aquecido a alta pressão para líquido resfriado a baixa pressão.

A partir daí, o refrigerante atinge o evaporador e inicia o processo de absorção de calor, como explicado na matéria sobre evaporadores publicada nesta seção na edição 116 do Clube (de dezembro/2013).

Como o elemento de controle atua no sistema?

Seja ele tubo capilar ou válvula de expansão, o elemento de controle cria uma resistência à passagem do fluido refrigerante. Vamos imaginar o tubo capilar, por exemplo. Esse elemento tem um diâmetro interno em torno de seis a sete vezes menor do que a tubulação de alta. É como se tivéssemos uma via expressa com seis a sete faixas para circulação de veículos e, subitamente, a partir de um determinado ponto, deixássemos apenas uma via para circulação. Isso é o que chamamos de restrição.

Na válvula de expansão o processo é um pouco diferente, mas a escolha do orifício da válvula e do número de voltas serve para ajustar a restrição que se deseja no sistema. O fluido refrigerante é forçado pela restrição, diminuindo a sua temperatura e pressão, para permitir que esteja nas condições ideais para evaporar no evaporador.

Uma das principais diferenças entre o tubo capilar e a válvula de expansão é que no primeiro caso pode ocorrer a equalização das pressões quando o compressor está desligado, dependendo do tempo de parada, permitindo que o compressor seja de baixo torque de partida (LST). Já a válvula de expansão deve ser utilizada sempre com um compressor de alto torque de partida (HST).

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A ESCOLHA

A determinação adequada do elemento de controle está associada à temperatura ou pressão correta na região de baixa. Ou seja, para um mesmo compressor, os ajustes no tubo capilar para congelamento não são os mesmos para resfriamento. O elemento de controle também varia de acordo com a capacidade de refrigeração do compressor e fluido refrigerante.

a) Tubo capilar

Em equipamentos com tubo capilar, o fluido refrigerante perde pressão em função do atrito com as paredes internas do tubo. Por isso, tanto o diâmetro interno quanto o comprimento são fatores importantes para o capilar.

A determinação do tubo capilar depende do fluido refrigerante, da temperatura que se espera na região de baixa e da capacidade do compressor. O cálculo para se determinar o capilar é complexo. Para facilitar o trabalho dos refrigeristas, a Embraco disponibiliza um Manual de Aplicação de Compressores com orientações sobre qual capilar aplicar.

b) Válvula de expansão

A válvula de expansão é projetada para manter um superaquecimento no evaporador. Para a refrigeração comercial são comuns dois tipos de válvula, como pode ser visto no box desta página.

Na escolha do orifício da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com