TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sem 3 Adm

Pesquisas Acadêmicas: Sem 3 Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

Este trabalho tem como objetivo verificar os aspectos organizacionais de uma empresa, com base em estatísticas e probabilidades, assim como também comportamentos, teorias e metodologias. O texto deste trabalho enfoca definições, percepção e aplicações do comportamento humano nas organizações empresariais. As influências do mercado externo e os aspectos culturais do meio empresarial.

Prever o comportamento de um colaborador de uma empresa, e também da própria empresa tendo em vista o clima e a cultura organizacional de ambos.

Dados específicos com aplicação direta da matemática nas intuições. As decisões e normas adotadas, baseada em estudos de grupo sobre motivação e inovação no cenário organizacional.

2. Desenvolvimento

Estatística/Análise de Probabilidade

A ferramenta Estatística pode ajudar sim uma empresa a prever cenários em seus planejamentos. É uma poderosa ferramenta administrativa de várias interpretações.

Uma ciência que estuda e pesquisa dada com a máxima quantidade de informação, possíveis. Ajuda nas tomadas de decisões, sejam elas ligadas a planejamento ou produtividade. O planejamento estratégico é um foco de atenção das empresas. Tanto para se tomar decisões com o intuito de enfrentar ameaças como para aproveitar oportunidades no ambiente.

Não importa de qual porte seja a empresa, todas necessitam decidir os rumos mais adequados aos seus interesses. As estatísticas ampliam a visão de muitos empresários nas tomadas de decisão, faz com que organizações se adaptem com maior rapidez aos ambientes, tanto político, econômico, tecnológico e social.

Hoje possibilita análises de fatos determinantes a qualquer empresa ou cenários de planejamentos visando mais eficiência, menos desperdício de recursos e maior competitividade no mercado.

Estatística/ Restrições

Como já visto anteriormente as estatísticas não se limita exatamente a profissionais da área de matemática, Trata da organização, apresentação, tratamento de dados e síntese de dados, a fim de descrever e interpretar a realidade atua,ou fatos passados relativos ao conjunto observado. Informa,previne e esclarece.

Militares ao longo dos séculos já usavam de lógica em suas lutas e batalhas, prevendo e se antecipando, conduzindo e manobrando, considerando estatisticamente. Fazendo disso um fator determinante de vida ou morte. Portanto a finalidade é a tomada de decisão em situações de incertezas,é estabelecer conclusões relativas a um conjunto mais vasto de pessoas (população),observar com base na estrutura matemática que lhe confere o cálculo das probabilidades. É uma área-meio que ajuda a entender outras áreas.

.

Estatísticas/ Decisões

A empresa, ou organização é a chave mestre da economia de um país, exige de administradores importantes tomadas de decisões; A estatísticas contribuem com as tomadas de decisões, na seleção e organização da estratégia a ser adotada no empreendimento. As técnicas favorecem toda e qualquer mudança no cenário empresarial. Tanto na parte de sondagem, coleta de dados, e pesquisas. Auxiliam no desempenho dos gestores e permite a verificação e avaliação quantitativa e qualitativa, mediante os objetivos a serem alcançados.

Nenhuma empresa pode ser bem sucedida sem um estudo estático, tanto na parte de produção, como de vendas. É parte primordial pra qualquer gestor, independente da empresa/organização.

Comportamento de Indivíduos no Contexto Laboral

As pessoas são diferentes individualmente, essas diferenças se manifestam principalmente no ambiente de trabalho, e por diferentes motivos. Motivos de nascer diferente do outro e também por terem experiências de vida diferentes.

Podemos observar que cada um se comporta de uma maneira nas organizações. Segundo Bergamini (1990) entre as variáveis que afetam o comportamento dos indivíduos na organização estão as individuais e ambientais. Nas variáveis individuais estão a infância, a adolescência e a fase adulta de cada um. Nas ambientais estão os grupos sociais, cultura, fatores do ambiente físico etc.

Fonte: Comportamento do indivíduo na organização-Por Patrícia Pires de Matos para o www.rh.com.br

As organizações devem saber que o comportamento humano no contexto laboral é de extrema importância, peça chave para o sucesso de uma empresa. Portanto a maioria deve se preocupar em desenvolver técnicas que melhorem esse desempenho, seja através de treinamentos ou dinâmicas de grupo, as organizações podem fazer com que o funcionário melhore seu comportamento profissional, se o contrário ocorrer, ele estará com um indivíduo cheio de conflitos e frustrações. Problemas não resolvidos pode acarretar uma série de desajustes, ocasionando um empregado infeliz e improdutivo, comprometendo assim o seu desempenho individual, do grupo e da organização como um todo. Quando se trata de pessoas, a valorização e a produtividade caminham juntas.

.Influência de Aspectos Culturais no Comportamento Humano

Os aspectos culturais influenciam sim o comportamento humano no contexto das organizações, justifico isso ao fazer uma análise do ser humano como um todo. O homem é um produto do meio, ele nasce e se desenvolve com valores passados pra ele dentro do ambiente em que vive na forma como foi criado e nos exemplos dados por pais, irmãos, professores e amigos em geral, é mais do que certo que tais valores sejam absolvidos e depois verificados no comportamento dele, principalmente em seu ambiente de trabalho. Lembrando que a própria organização também possui uma cultura própria e tem ligação direta com o clima, ou seja, com o relacionamento empresa e indivíduo, é sua identidade.

Resumindo, são conjuntos de valores básicos expressos em elementos simbólicos. Crenças, ideologias, pensamentos e costumes, ambos influenciam diretamente no comportamento individual e pode ser expresso em normas, leis ou rituais costumeiros.

Importância da Qualificação do trabalhador para o Crescimento Econômico

“O processo de reestruturação produtiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com