TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semanário Ludico

Dissertações: Semanário Ludico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 8

SEMANÁRIO

 Objetivos

• Desenvolver explorando os movimentos naturais e logo após os mais complexos fazendo com que os mesmos sejam de uma forma progressiva

• Realizar os movimentos básicos de correr, desviar, frear e equilibrar-se.

• Incentivar a Sociabilização, convivência, companheirismo e domínio.

• Desenvolver o equilíbrio.

• Reconhecer a existência de regras nos jogos vivenciados.

• Obedecer às regras com o auxilio do professor.

 Competências e habilidades

O aluno terá competências e habilidades para:

• Relacionar-se em grupo

• Desenvolver atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo.

• Controlar gradualmente o próprio movimento e ajustar habilidades motoras.

• Planejar suas decisões para ganhar seus pontos.

• Escolher suas estratégias de jogo

 Descrição das atividades da semana

• Segunda-feira

Parte 1- aquecimento

“coelhinho sai da toca”

Duração: 5 minutos.

Material: nenhum.

Desenvolvimento: Dividir as crianças em grupos de três: duas ficam de mãos dadas, formando a toca e a terceira fica no meio representando o coelho. As "tocas" devem estar espalhadas pelo local da brincadeira.

Devem ficar duas ou mais crianças sem toca, no centro da área.

Quando tudo está pronto, alguém diz: "Coelhinho, sai da Toca!". E todos tem que mudar de toca.

As crianças que estão no centro têm que tentar ocupar as tocas que ficam vazias enquanto as demais procuram uma nova toca.

Quem ficar sem toca, vai para o centro e a brincadeira recomeça.

Parte 2 - formativa

“Começou a chover”

.Duração: 20 minutos.

Material: giz para riscar o chão.

Desenvolvimento: Peça que as crianças se espalhem numa determinada área. Depois peça que cada uma desenhe um círculo ao redor dos pés (não colado aos pés, mas grande, em volta); estas serão as casas. Deve haver uma "casa" a menos que o total de participantes (ou seja, não desenhe um círculo ao redor dos seus próprios pés). Comece a brincadeira: saia andando pelo pátio, contando uma história qualquer e as crianças devem segui-lo fazendo gestos e movimentos de acordo com a história. Procure se afastar das "casas" enquanto anda.

Num determinado momento diga "Então, começou a chover!”

As crianças devem então procurar a "casa" mais próxima e aí ficar. (explique isso antes de começar a brincadeira). Quem ficar sem "casa" recomeça o jogo, contando uma nova história.

Parte 3 – esportiva

“Bola ao Túnel”

Duração: 20 minutos

Material: bola

Desenvolvimento: Os alunos estarão dispostos em fila com as pernas abertas, formando um túnel. O último aluno receberá uma bola e, ao sinal, ele a jogará por dentro do túnel até o início da fila. Os outros alunos poderão ajudar empurrando a bola. Quando a bola chegar lá na frente, o primeiro aluno pegará a bola e correrá para o fim da fila, jogando a bola outra vez para frente. O jogo termina quando o primeiro aluno chegar novamente ao início da fila. Será vencedora a fila que acabar o jogo primeiro.

Parte 4 – volta à calma

“A Salada”

Duração: 5 minutos

Material: nenhum

Desenvolvimento: Os alunos sentam-se formando um círculo. O primeiro aluno diz o nome de uma fruta, verdura ou legume, como, por exemplo, banana. O seguinte deve dizer "banana" e adicionar um segundo nome e assim sucessivamente. Nenhum nome pode ser alterado ou esquecido.

• Terça- feira

Parte 1- aquecimento

“Pega pega ao contrario”

Duração: 5 minutos

Material: nenhum

Desenvolvimento: O Pega-pega ao contrário e é igual ao Pega-pega padrão, só que todos, incluindo o “pegador”, correm de costas! Para que o jogo fique ainda mais desafiador, pode-se exigir que cada “pegador” que substituir o primeiro fique com a mão no lugar do corpo, onde foi tocado quando foi apanhado.

Parte 2 - formativa

“Buscar a sua dupla”

Duração: 20 minutos

Material: plaquinhas com números

Desenvolvimento: Divide-se a turma em dois grupos iguais. Os alunos do primeiro grupo deverão ficar de costas para os do segundo e a uma boa distância deles (cada grupo pode ficar numa linha lateral da quadra, por exemplo). Deve-se colocar números nos integrantes da primeira equipe e repetir esses mesmos números na segunda. Os alunos não podem olhar para os números do outro grupo. Ao sinal de início, eles vão se virar e correr para o meio da quadra para encontrar a pessoa com o mesmo número que eles. Quando os pares se encontrarem, devem dar-se as mãos e sentar-se até que a última dupla se forme.

Parte 3 – esportiva

“Pegue a bola”

Duração: 20 minutos

Material: bola

Desenvolvimento: Divide-se a turma em dois grupos. Cada um deles deverá sentar-se numa das linhas laterais da quadra. Em seguida, dá-se um número para os alunos de um grupo e repetem-se esses números no outro grupo. O professor coloca uma bola no centro da quadra e fala bem alto um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com