TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Silaba

Exames: Silaba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 4

Alfabetização e Letramento segundo Faraco

ALFABETIZAÇÃO: Capacidade de decodificar, ler e escrever autonomamente. É uma parte pequena, mas importante, de um processo muito maior que é a aprendizagem da língua.

LETRAMENTO: Conjunto mais amplo de conhecimentos que permite participar do universo letrado.

Capacidade de decodificar é a de decifrar códigos. Num primeiro momento a criança apenas aprende a decodificar o que está escrito. De acordo com Batista (2006, p.16), a alfabetização, em sentido estrito “[...] designa, na leitura, a capacidade de decodificar os sinais gráficos, transformando-os em sons, e, na escrita, a capacidade de codificar os sons da língua, transformando-os em sinais gráficos.”.

Ler e escrever autonomamente implica não apenas o conhecimento das letras e do modo de decodificá-las (ou de associá-las), mas a possibilidade de usar esse conhecimento em benefício de formas de expressão e comunicação, possíveis, reconhecidas, necessárias e legítimas em um determinado contexto cultural.

Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. Nesse enfoque centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente.

Por fim , afirma o autor, a alfabetização é um processo específico que requer um trabalho sistemático com a lógica do sistema da escrita alfabética.

Apresentação das Características Inerentes aos Seguintes Gêneros Textuais:

Conto É uma narrativa linear e curta, tanto em extensão quanto no tempo em que se passa.A linguagem é simples e direta, não se utiliza de muitas figuras de linguagem ou de expressões com pluralidade de sentidos.Todas as ações se encaminham diretamente para o desfecho.Envolve poucas personagens, e as que existem se movimentam em torno de uma única ação.As ações se passam em um só espaço, constituem um só eixo temático e um só conflito.A habilidade com as palavras é muito importante, principalmente para se utilizar de alusões ou sugestões, frequentemente presentes nesse tipo de texto.

Fábula

A fábula é uma narrativa figurada, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na conclusão da história.

A fábula está presente em nosso meio há muito tempo e, desde então, é utilizada com fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nessa narrativa alegórica, como, por exemplo: “A pressa é inimiga da perfeição” em “A lebre e a tartaruga” e “Um amigo na hora da necessidade é um amigo de verdade” em “A cigarra e as formigas”.Portanto, sempre que redigir uma fábula lembre-se de ter um ensinamento em mente. Além disso, o diálogo deve estar presente, uma vez que trata-se de uma narrativa.

Histórias em Quadrinhos

As histórias em quadrinhos podem ou não ter humor como efeito de sentido, e podem ser definidas como arte sequencial, pois são desenhos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com