TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simples Nacional

Monografias: Simples Nacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  3.095 Palavras (13 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 13

SIMPLES NACIONAL

ASPECTOS GERAIS

O Super Simples cria um sistema tributário de arrecadação única com a coordenação da União, estados e municípios. Embora Estados e Municípios tenham se oposto fortemente a essa forma de repasse que retirava o poder de arrecadar tributos de micro e pequenas empresas e em muitos entes não há empresas que não sejam pequenas, em um esforço concentrado no Comitê Gestor do Simples Nacional, foi criado o sistema de arrecadação do simples nacional. Em 30 de junho de 2007 entrou em produção o regime de arrecadação do Simples Nacional.

As atividades do segmento formado pelas microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) não refletem de forma significativa no (PIB) nacional, mas viabilizam o incremento da atividade econômica e o acesso ao mercado de trabalho em nível local, tornando-se agente importante para o desenvolvimento e sustentação da economia nacional, para a distribuição de renda e para a inclusão social.

Visando esse objetivo, foi criado o Estatuto da Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte pela Lei Complementar Nacional nº123, de 14 de dezembro de 2006.

Além de estabelecer tratamento fiscal simplificado e diferenciado dirigido às micro e pequenas empresas, por meio de regime unificado para apuração e pagamento dos tributos das três esferas de poder, o Estatuto trouxe normas que influenciaram o Direito Econômico, o Empresarial, o Tributário, o Trabalhista e o Administrativo.

A LEI COMPLEMENTAR 123/2006

A diretriz que impõe tratamento diferenciado e favorecido para as micro e pequenas empresas está presente na atual Constituição Federal brasileira desde sua promulgação. Mas, no que diz respeito ao tratamento fiscal simplificado e diferenciado foi possível um maior entendimento com a entrada em vigor da Lei Complementar 123/2006 trazida pela Emenda Constitucional nº 42 de 2003 trouxe para o sistema tributário nacional a previsão de forma expressa para a instituição de um regime especial unificado de arrecadação, por intermédio de Lei Complementar, conforme se segue o Art. 146. Cabe à lei complementar:

Art. 146.

[…]

III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre:

[...]

d) definição de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, inclusive regimes especiais ou simplificados no caso do imposto previsto no art. 155, II, das contribuições previstas no art. 195, I e §§ 12 e 13, e da contribuição a que se refere o art. 239.

(Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

Parágrafo único. A lei complementar de que trata o inciso III, d, também poderá instituir um regime único de arrecadação dos impostos e contribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, observado que: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

I - será opcional para o contribuinte; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

II - poderão ser estabelecidas condições de enquadramento diferenciadas por Estado; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 42, de 19.12.2003)

Como se vê, o artigo transcrito disciplina o conteúdo possível da lei Complementar instituidora do regime tributário especial. A LC n.123/2006, não só vincula todos os entes da Federação, como também define o tratamento diferenciado e favorecido às empresas de pequeno porte e às microempresas, e, além disso, concebe um regime único de arrecadação dos impostos e contribuições lá elencados, envolvendo as três esferas de poder, nos exatos termos do parágrafo único do art. 146 (CAMPOS,2009).

CONCEITO

É um regime especial tributário, com características próprias, uma vez que não enquadra todas as pessoas jurídicas de direito privado nacional e adequado para o tipo de empresa quanto ao seu faturamento, instituído por lei complementar destinado a favorecer e simplificar os compromissos fiscais das Micro Empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).

O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido previsto na Lei Complementar nº 123, de 14.12.2006. (BRASIL, 2014).

Já Ricardo Alexandre, define o Simples Nacional como “um regime jurídico simplificado e favorecido, tendente a reduzir a burocracia e a carga tributária a que estão submetidas as microempresas e empresas de pequeno porte do país.”

O simples Nacional possui um programa gerador do documento de arrecadação (PGDAS), cujo o objetivo é purar o valor mensal devido referente ao Simples Nacional pelo contribuinte e gerar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) para recolhimento na rede bancária.

OS TRIBUTOS ABRANGIDOS PELO SIMPLES NACIONAL COM RECOLHIMENTO MENSAL ATRAVÉS DE (DAS) SÃO:

I - IRPJ Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica.

II - IPI Imposto sobre Produtos Industrializados, exceto o incidente na Importação.

III - CSLL Contribuição Social sobre o Lucro Líquido

IV - COFINS Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, exceto a incidente na importação.

V - PIS/Pasep Contribuição para o Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público, exceto a incidente na importação

VI - INSS/CPP Contribuição Patronal Previdenciária (CPP) para a Seguridade Social, a cargo da pessoa jurídica (patronal), exceto as receitas do Anexo IV.

VII - ICMS Imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.

VIII - ISS Imposto sobre serviços de qualquer natureza.

QUEM PODE OPTAR E OS LIMITES DE FATURAMENTO.

O programa se destina às Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional.

A opção pelo Simples Nacional pode ser feita por empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) conforme disposto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com