TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Endócrino

Trabalho Universitário: Sistema Endócrino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  3.869 Palavras (16 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 16

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa o desenvolvimento das habilidades de manipulação, estabilidade e locomoção. Com atividades distintas criadas para crianças de 2 a 6 anos podem desenvolver diferentes habilidades, juntamente com o cognitivo e afetivo.

2 HABILIDADE DE LOCOMOÇÃO

2.1 Circuito “Movimento divertido”

A sistema nervoso e as glândulas endócrinas são os dois principais mecanismos de comunicação e coordenação do corpo humano. Eles regulam quase todos os sistemas orgânicos. Embora o sistema nervoso e o sistema endócrino trabalham intimamente associados, eles possuem várias diferenças.

O sistema nervoso comunica-se através de sinais elétricos chamados impulsos nervosos, que transmitem a informação rapidamente e, geralmente, realizam efeitos de curta duração.

Os hormônios influenciam praticamente todas as funções dos demais sistemas corporais. Frequentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino, juntamente com o sistema nervoso, atuam na coordenação e regulação das funções corporais.

O sistema endócrino é formado por glândulas endócrinas, que produzem hormônios e estão amplamente distribuídas pelo corpo. As glândulas endócrinas são glândulas sem ductos, isto é, elas secretam hormônios diretamente no interior de capilares (sanguíneos).

O sistema endócrino produz seus efeitos por meio da secreção de hormônios. Os hormônios são mensageiros químicos que influenciam ou controlam as atividades de outros tecidos ou órgãos. A maioria dos hormônios é transportada pelo sangue a outras partes do corpo, exercendo efeitos em tecidos mais distantes.

A função do sistema endócrino é regular o metabolismo, o volume e o conteúdo de líquidos, crescimento, maturação, desenvolvimento sexual, senescência (é o processo natural e progressivo de degeneração do ser humano, perda da funcionalidade corporal), e o comportamento. Os sistemas nervoso e endócrino trabalham juntos para manter o homeostasia (É a tendência do sistema em permanecer estático ou em equilíbrio).

As principais glândulas endócrinas são:

1. Hipófise

2. Glândula Tireóide

3. Glândulas Paratireóides

4. Glândulas Supra-renais

5. Pâncreas

6. Gônadas (Ovários e Testículos)

7. Timo

2.2 Hipófise

A hipófise ou glândula pituitária é uma pequena glândula, medindo cerca de 12mm de diâmetro transverso e 8mm de diâmetro Antero-posterior, pesa aproximadamente 500mg, possui um corpo ovoide, é semelhante ao tamanho de um feijão, tem uma cor cinza-avermelhada, esta localizada abaixo do hipotálamo, posteriormente ao quiasma óptico, em uma depressão em forma de sela do osso esferoide, chamada de fossa hipofisária. Ela é coberta superiormente pelo diafragma de sela, circular, da dura-mater.

A hipófise esta fixa na parte de baixo do hipotálamo, por uma curta haste chamada infundíbulo. Ela possui duas partes, uma anterior chamada de adenohipófise e a neurohipófise que é a posterior.

A hipófise produz vários hormônios e muitos deles estimulam o funcionamento de outras glândulas, como a tireoide, as suprarrenais e as glândulas-sexuais (ovários e testículos). Ela secreta oito hormônios, portanto afeta quase todas as funções do corpo.

A adenohipófise é vascular e constituída de células epiteliais de tamanho e formas variadas, sintetiza e libera pelo menos oito hormônios importantes:

• Somatotropina (STH), envolvida no controle do crescimento do corpo;

• Mamotropina (LTH), que estimula o crescimento e a secreção da mama feminina;

• Adrenocorticotropina (ACTH), que controla a secreção de alguns hormônios corticais de glândula a secreção de estrógenos nos folículos ováricos e a espermatogêneses nos testículos;

• Hormônio das células intersticiais (ICSH), que ativa a secreção de andrógenos através do testículo;

• Hormônio Luteinizante (LH), que induz a secreção de progesterona pelo corpo lúteo;

• Hormônio estimulador de melanócitos (MSH), que aumenta a pigmentação cutânea.

As funções mais conhecidas do Tálamo se relacionam à sensibilidade, motricidade, comportamento emocional e ativação do córtex cerebral.

A Neurohipófise conecta-se ao hipotálamo através do infundíbulo, os hormônios são feitos nos corpos celulares dos neurônios presentes no hipotálamo, e estes hormônios são então transportados pelos axônios das células nervosas em direção à neurohipófise, que libera esses hormônios quando estimulada.

Os hormônios secretados pela hipófise posterior são: Ocitocina e ADH.

• Vasopressia (ADH) estimula a reabsorção da água pelos rins e determina a constrição dos vasos sanguíneos.

• Ocitocina, que promove a contração do músculo não estriado, o útero na hora do parto e a liberação do leite das glândulas mamárias.

Esses dois hormônios são produzidos no hipotálamo, é levado através do infundíbulo e armazenado na glândula neurohipófise até serem utilizados. Para que o corpo tenha um bom funcionamento, depende do equilíbrio hormonal.

Devido à retroalimentação conseguimos estabelecer este equilíbrio hormonal. O que ocorre é que quando um determinado hormônio esta acima do ideal, a glândula que produz esse hormônio é inibida e para produzi-lo. Da mesma forma ocorre ao contrário, quando a taxa de hormônio esta baixa, a glândula recebe estímulo para produzi-lo.

Portanto o funcionamento do organismo é ajustado para que não seja produzido hormônio em excesso, e não ocorra um desperdício de energia.

2.3 Tireóide

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com