TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Unico De Saude

Pesquisas Acadêmicas: Sistema Unico De Saude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema único de Saúde _ SUS

Definições e Princípios

A constituição Brasileira em 1988 consagra uma radical transformação no sistema de saúde. O SUS é obrigação legal há 22 anos com suas leis 8080”e 8142” de 1990, no seu processo histórico começaram na pratica nos anos 70, há cerca de 40 anos.

Sendo assim a saúde passa a ser concebida de forma abrangente sendo determinada por múltiplos fatores como o meio físico, o sócio econômico-cultural, os fatores biológicos e a oportunidade de acesso as ações de serviços de saúde. Isto significa que para que as pessoas tenham saúde é necessária a intervenção articulada de vários setores: sendo o mais importante o do Estado já que ele é responsável por garantir o direito de bom atendimento aos seus usuários.

A constituição (Estado) garante o direito de todos os cidadãos as ações de saúde. Sendo assim estabelece ao SUS Sistema Único de Saúde de caráter publico que é formado por uma rede de serviços regionalizados, hierarquizados e descentralizados com direção única em cada esfera de governo e sob controle de seus usuários. A implantação do SUS tem como objetivo melhorar as condições de saúde dos pais oferecendo assistência de uma boa saúde qualificada para toda população brasileira.

Com tudo podemos dizer que o SUS implica em uma nova formulação política que tem por finalidade uma organização dos serviços e direitos das ações de saúde. A despeito disso é importante lembrar que o SUS trata-se de um sistema em fase de implantação e de construção. O Sistema de saúde é definido como Único porque os mesmos princípios em todo território nacional, sendo o SUS de responsabilidade das três esferas de governo: esfera Federal, Estadual e Municipal.

A organização do SUS è definida como Sistema de Saúde, porque tem um conjunto de unidades de serviços e ações que devem interagir para um fim comum uma boa qualidade de saúde a tos os cidadãos, oferecendo: a promoção, proteção e recuperação da saúde do individuo ou coletivo.

E tem como principio a Universalidade, a Equidade e Integralidade.

Universalidade: a saúde è direito de todos e dever do estado.

Equidade: todos devem ter direito a igualdade e oportunidade de usar o SUS.

Integralidade: atenção a saúde incluindo a promoção, proteção e recuperação da saúde.

Com tudo a constituição de 1988 garantiu a participação da população através de sua entidades representativas, na formulação das políticas de saúde e no controle da execução para assim conhecer melhor a dificuldade e necessidade da população para melhor assistência aos seus usuários,interagindo da seguinte forma: da partipaçao popular através dos conselhos de saúde sendo local,municipal e estadual,com a composição entre usuários ,governo,representado pelo coordenador da unidade e profissionais de saúde e prestadores de serviços.,tendo como objetivo definir as prioridades de ação governamental no campo da saúde.

Referencias:

<http://www.scielosp.org/pdf/csc/v18n1/28.pdf>. Acesso em: 08

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com