TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Urinário

Monografias: Sistema Urinário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA URINÁRIO

ANATOMIA E FISIOLOGIA

A eliminação da urina é feita através do sistema urinário, por ele são eliminadas todas as excreções do corpo humano.

O sistema urinário é constituído pelos órgãos uropoéticos, que são responsáveis por produzem a urina e armazenar temporariamente até ela poder ser eliminada.

A urina é composta principalmente por ácido úrico, uréia, sódio, potássio e bicarbonato.

É dividido em órgãos secretores ( que produzem a urina ) e órgãos excretores ( que são encarregados de processar a drenagem da urina para fora do corpo )

Os órgãos urinários são compostos pelos rins, que exercem a função de filtração, secreção e reabsorção de água, sais e outras substâncias, formando a urina que é evacuada para a bexiga através dos ureteres e eliminada pela uretra para o exterior do organismo.

O Rim é o órgão responsável pela filtração do sangue e pela produção de urina. Estão localizados na parte superior do abdômen, atrás do peritônio e de cada lado da coluna vertebral, junto a parede abdominal posterior, tem a forma de um grão de feijão.

Cada um tem cerca de 12 ou 13 cm de comprimento, o peso do rim de um adulto pode pesar entre 100 a 200g pesando um pouco mais nas mulheres.

Cada rim apresenta duas faces, duas bordas e duas extremidades.

Faces - Anterior e Posterior. As duas são lisas, porém a anterior é mais abaulada e a posterior mais plana.

Bordas - Medial e Lateral .

Extremidades - Superior (Glândula Supra-Renal) e Inferior

A margem medial do rim apresenta uma fissura vertical, o hilo renal, por onde passam a pelve renal, a artéria e a veia renal. Estes elementos constituem, em conjunto, o pedículo renal. Os elementos do pedículo renal que saem do hilo são pelve renal, a veia renal e os linfáticos. E os elementos que entram no hilo são artéria renal e os nervos. Dentro do rim o hilo se expande em uma cavidade central denominada seio renal que aloja a pelve renal. Esta é a extremidade dilatada do ureter.

O rim é formado por camadas Cortical e Medular.

Cortical - camada mais externa e pálida, conhecida como córtex renal, encontram-se principalmente os néfrons corticais, cada rim existem cerca de 1 milhão de néfrons que filtram o sangue e produzem urina, eles funcionam alternadamente, para seguir a necessidade do organismo a urina formada pelos néfrons, drena para os grandes ductos papilares, que se estendem ao longo das papilas renais das pirâmides, esta estrutura é formada por um corpúsculo renal, que compreende o glomérulo renal e a cápsula do glomérulo e, por túbulos renais, que compreende o túbulo contorcido proximal, alça do néfron, túbulo contorcido distal, túbulo coletor e ducto coletor.

Medular camada mais interna e escura do rim, está localizada no centro do órgão e é constituída, pelos túbulos coletores de urina, juntando-se em túbulos maiores terminando nos cálices renais menores, através dos ductos coletores que se abeiram nos ductos papilares, e a transporta até um cálice renal maior. Do cálice renal maior,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com