TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Smart Choice - Student Book

Por:   •  28/9/2015  •  Seminário  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE

Curso de Direito

4º Semestre - Noturno

ALTAIR CARVALHO – 8409142180

DAVID SOUSA – 8479230650

KEROLYN MARQUES – 9902009166

KLENDYSON CORREA – 8486216093

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – DESAFIO DE APRENDIZAGEM: DIREITO PENAL I

PROF. PAULO HENRIQUE KALIF SIQUEIRA

DIREITO PENAL I

CAMPO GRANDE, MS.

2015


[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE

Curso de Direito

4º Semestre - Noturno

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Atividade Prática Supervisionada – ATPS, apresentada ao Curso de Direito do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, solicitado pelo Professor Paulo Henrique Kalif Siqueira, como requisito para a avaliação da disciplina de Direito Penal I.

CAMPO GRANDE, MS.

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1        F        

1.1        direitos de personalidade aplicados à pessoa jurídica        5

2        ILHA DAS FLORES        7

2.1        direitos de personalidade violados        7

3        GARAPA        9

3.1        direitos de personalidade violados        9

CONCLUSÃO         11

REFERÊNCIAS         12


INTRODUÇÃO

No presente trabalho destacamos os direitos de personalidade que engloba e corresponde às pessoas humanas em sua situação e atividade social, que é presente no código civil proclamando esta ideia e definição aplicada a Pessoa Jurídica, bem como os direitos de personalidade violados em dois curta metragens documentários.

Os documentários abordavam o cotidiano de famílias com poucos recursos, tanto financeiros quanto sociais, mostrando a falta das condições essenciais. Apontaremos em cada curta metragem os direitos violados acompanhado de citações doutrinárias e jurisprudências.


  1. DIREITOS DE PERSONALIDADE

Os direitos de personalidade são atribuídos a todas a pessoa seja ela física ou jurídica, são formas de se ter direito a títulos e obrigações, Os direitos da personalidade  acompanham o seu titular desde o seu nascedouro, o que garante nome, imagem e direito a honra, dentre esses estão sub colocados os direitos a liberdade e dignidade.

Art. 1º C.C. Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.

  1. DIREITOS DE PERSONALIDADE APLICADOS À PESSOA JURÍDICA

Assim como a Pessoa Física possui sua titularidade sobre direitos, em nome e imagem, a Pessoa Jurídica também possui esse direito, com os mesmos fins da Pessoa Física e contraindo obrigações.

        O que diz o Código Civil em que toda pessoa possui os mesmos direitos sobre personalidade, na ordem Física ou Jurídica.

A personalidade jurídica é a possibilidade de se possuir títulos de relações jurídicas e de se reclamar o exercício da cidadania, garantida constitucionalmente, que será implementada através dos direitos da personalidade. Os direitos são vitalícios, tendo sua extinção, com a morte do titular, assim tendo sua característica de ser intransmissível. Direitos da personalidade (art. 11 a 21, CC e art. 5º, X, CF/88).

  1. Direito a vida

O nascituro também possui tais direitos, devendo ser enquadrado como pessoa. Aquele que foi feito, mas não nasceu possui personalidade jurídica formal: tem direito à vida, à nome, imagem, alimentos e integridade física.

  1. Identidade: Nome civil

É o nome pelo qual são reconhecidas e destinadas as pessoas, no âmbito famíliar e social. O nome é direito da personalidade, pois toda e qualquer pessoa, seja ela Física ou Jurídica possui direito à identificação. É um direito essencial da pessoa, pois é através dele que é a pessoa reconhecida na sociedade.

  1. A honra:

Discerne ao prestígio social, do respeito pessoal, contra falsa imputação de fatos desagradáveis que podem abalar a reputação do titular. A honra apresenta dois aspectos: Honra subjetiva e objetiva.

  1.  A Imagem:

Corresponde à divulgação ao meio externo da personalidade, a reprodução da fisionomia do titular e as sensações bem assim como características comportamentais que tornam partícula, destacando as reações sociais contra aquele titular.

  1. Direito a integridade intelectual:

 Destina-se a proteção ao elemento que cria, que inventa, partindo da inteligência humana. São criações, as manifestações do intelecto, como a liberdade de pensamento e o direito ao invento, além do exemplo de direitos autorais.

        


2. ILHA DAS FLORES

Visivelmente no filme Ilha das Flores de Jorge Furtado, pode-se identificar o desrespeito aos direitos de personalidade, ou seja, aos direitos humanos fundamentais a todos, pois estes basicamente não estão presentes no filme.

Observamos que o estado não cumpre suas obrigações básicas como a garantia de não ser morto pelo mesmo e o direito de dispor de condições mínimas de subsistências. De fato, a falta de respeito e solidariedade é grande no seio de nossa sociedade e assim representado neste filme, percebendo-se que o estado não garante a efetivação desses direitos.  

Basicamente a imprescritibilidade, a inalienabilidade, a historicidade são notadas no filme em esquecimento profundo, pois notoriamente conseguimos ver a desigualdade social atravez das cenas de repugnância ao ser humano.  Segundo Alves (2012):

“Sendo umas das características dos direitos humanos fundamentais, a universalidade, e a inviolabilidade, ambos ali desrespeitados, pois não somente quebram a universalidade, ao não considerar as pessoas como ser humanos presentes em outros lugares, violam sua moral, a autoestima, escraviza e cria um ciclo vicioso de pobreza, até mesmo a solidariedade é deixada de lado, uma vez inexiste tal sentimento e ação de ajuda respeitosa, pelo contrário há sim um desrespeito bem vergonhoso em vista”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (148.8 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com