TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Da Informação ;Sociedade Do Conhecimento Ou Nova Economia

Artigos Científicos: Sociedade Da Informação ;Sociedade Do Conhecimento Ou Nova Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 3

Sociedade contemporânea está inserida num processo de mudança em que as novas tecnologias são as principais responsáveis.

A sociedade da informação assenta num modo de desenvolvimento social e econômico onde a informação, como meio de criação de conhecimento, desempenha um papel fundamental na produção de riqueza e na contribuição para o bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos. Condição para a Sociedade da Informação avançar é a possibilidade de todos poderem aceder às Tecnologias de Informação e Comunicação, presentes no nosso cotidiano que constituem instrumentos indispensáveis às comunicações pessoais, de trabalho e de lazer.

Adaptação do homem:

Por outro lado, esta sociedade poderá ser a culpada por grandes diferenças sociais, tendo em conta o seu grau de exigência. Visto que é uma sociedade que vive do poder da informação, tendo como base as novas tecnologias ela poderá ser muito discriminatória, quer entre países, quer internamente, entre empresas, entre pessoas.

Jovens

A escola assume um papel fundamental na Sociedade da Informação, dotar o homem de capacidades para competir com o avanço tecnológico, condicionando-o, de maneira a que este avanço não seja autônomo, e possa ser controlado, de modo, a que sejam as nossas necessidades a corresponder ao desenvolvimento tecnológico e não o desenvolvimento tecnológico a moldar as nossas necessidades.

Conseqüências

Melhorias na qualidade de vida;

Introdução de máquinas e robôs nas indústrias tem-se aumentado a taxa de desemprego;

Conceito de exclusão

De acordo com o texto, o conceito de exclusão vem se tratando de afastamento de pessoas com falta de conhecimento avançado na área da informação (tecnologia).A exclusão assenta num sistema igualmente hierárquico, mas dominado pelo princípio de segregação. Quem está em baixo, está fora”

Cibercultura

http://discutindocomunicacao.wordpress.com/2007/10/03/o-que-e-cibercultura/

Cibercultura é a relação entre as tecnologias de comunicação, informação e a cultura, emergentes a partir da convergência informatização/telecomunicação na década de 1970. O princípio que rege a cibercultura é a “re-mixagem”, conjunto de práticas sociais e comunicacionais de combinações, colagens e cut-up de informação a partir das tecnologias digitais.

Caracteriza a cibercultura três leis fundadoras que vão nortear os processos de re-mixagem, são elas:

1. A liberação do pólo da emissão: “Pode tudo na internet”, “tem de tudo na internet”.

2. O princípio de conexão em rede: “a rede está em todos os lugares”, ou como dizia a publicidade de “Sun System”, “o verdadeiro computador é a rede”. Essa lei é o princípio de conectividade generalizada, iniciou com a transformação do PC (computador pessoal), em CC (computador coletivo), com o surgimento da Internet e o atual CC móvel (computador coletivo móvel), era da computação pervasiva com a explosão dos celulares e das redes Wi-Fi.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com