TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade E Contemporanidade

Artigos Científicos: Sociedade E Contemporanidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  1.635 Visualizações

Página 1 de 8

Prova Objetiva G1

1

È possível utilizar a expressão “sociedade pós-industrial” uma vez que consideremos e reconheçamos os conflitos e contradições que o industrialismo estava apresentando por não conseguir responder as demandas e determinantes da sociedade capitalista em seu desenvolvimento no processo de suas relações de produção, diante disso, um grupo de estudiosos da sociologia trouxe novas concepções para que pudéssemos compreender e identificar melhor o que é “sociedade pós-industrial”. Baseado nestas afirmações, podemos dizer que algumas das principais características da sociedade pós-industrial foram:

I. A centralização do sujeito produtivo. Retomando velhas formas de sociabilidade.

II. A descentralização. A pulverização de centros que estabelece novas formas de sociabilidade a partir do predomínio da Internet e de novos dispositivos de comunicação móvel.

III. A centralização de novos centros produtivos na qual se restabelecem as mesmas formas de convívio social se utilizando dos mesmos dispositivos de comunicação social.

IV. Não existe mais a prevalência de um sujeito antagônico privilegiado.

Peso: 1.0

Somente a alternativa I está correta. Alternativa incorreta

Somente a alternativa II está correta. Alternativa incorreta

Somente a Alternativa II e III está correta. Alternativa incorreta

Somente as Alternativas II e IV está correta. Alternativa correta Acertou

Nenhuma das Alternativas está correta correta. Alternativa incorreta

Pontuação : 1

2

A sociedade contemporânea se caracteriza pela forte individualização, a procura pessoal por soluções aos problemas pessoais e pela privatização do público, onde o que deveria ser usufruído por todos, uma vez que todos fazem parte do processo de construção, é usufruído por um pequeno grupo que se vincula e controla diretamente os processos de produção e de poder. Neste sentido, podemos considerar como outra característica marcante da estrutura da sociedade contemporânea a “deserção social” o que por sua vez se caracteriza por:

Peso: 1.0

A mobilização inédita dos indivíduos e grupos, colocando-se como uma das principais características do que podemos chamar de “neoindividualismo. Alternativa incorreta

A mobilização social massiva e espontânea fruto da presença inquestionável de ideologias claras que conseguem “ditar” os caminhos para os indivíduos e grupos. Alternativa incorreta

Ideologias claras e evidentes que norteiam cada grupo social e a cada individuo diante dos desafios da contemporaneidade. Alternativa incorreta

A desmobilização e despolitização de indivíduos e grupos, colocando-se como um traço característico do “neoindividualismo” contemporâneo, fruto da ausência de uma ideologia clara que oriente os rumos de indivíduos e grupos. Alternativa correta Acertou

Nenhuma das alternativas anteriores. Alternativa incorreta

Pontuação : 1

3

No contexto da sociedade de consumo, parece que os indivíduos e grupos se situam e ganham um espaço no mesmo adquirindo dado produto. Atualmente os grupos e indivíduos da sociedade contemporânea passam a se personificar através da aquisição de objetos e signos, e neste sentido eles consomem para se situar e se sentir pertencendo à coletividade, ao mundo e ao sistema cultural. Considerando esta característica da sociedade atual, e especificamente no âmbito dos meios de comunicação de massa e das redes sociais, percebemos que:

I. Existe um processo no qual se estabelecem padrões, se dirigem condutas e comportamentos que contribuem inclusive para gerar ações de consumo sem crítica e reflexão, favorecendo desta forma o desenvolvimento do lucro, atinente a uma economia de mercado.

II. Repetem-se os mesmos padrões de conduta social, uma vez que os meios de comunicação de massa não alteraram os objetivos e signos para a promoção do consumo em massa. Portanto, se mantém um mesmo grau de crítica e reflexão o que tem, em certa medida, freado e restringido a economia de mercado.

III. Na contemporaneidade, os grupos e indivíduos passam a se personificar através da aquisição de uma maior consciência crítica e participativa, deixando de lado o consumo exacerbado e sem sentido de qualquer tipo de objetos e signos que o mercado oferece, isso lhes ajuda diretamente a fazer parte da coletividade, ao mundo, ao sistema cultural.

IV. Os meios de comunicação de massa e as redes sociais não possuem instrumentos, signos e objetos suficientes que permitam qualquer tipo de alteração da conduta social em indivíduos e coletividades. Os grupos e indivíduos se personificam através da solidariedade espontânea e da participação democrática no interior dos seus grupos culturais.

Esta(ão) correta(s) a(s) alternativa(s):

Peso: 1.0

Somente a alternativa I está correta Alternativa correta Acertou

Somente a alternativa II está correta Alternativa incorreta

Somente a alternativa III está correta Alternativa incorreta

Somente a alternativa II e III está correta Alternativa incorreta

Somente a alternativa I e IV está correta Alternativa incorreta

Pontuação : 1

4

No capítulo 2 “Redes Sociais na Era Digital”, do livro texto da disciplina de Sociedade e Contemporaneidade, são apresentados argumentos acerca das formas de comunicação em tempos digitais através de ambientes virtuais em que “o espaço das funções de mediação social – antes exclusivamente exercidas por instituições, organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com