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Sociologia Identidade

Por:   •  6/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

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I. Produza um resumo do texto

O texto "Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual" de Kathryn Woodward tem como principal objetivo expor para o leitor a relação entre a identidade e diferença. Para a autora a identidade é marcada pela diferença, podendo ser de construção simbólica ou social. Inicialmente para começa essa linha de pensamento, a autora explorar as relações de identidade através do conflito, aonde percebemos duas identidades diferentes, dependentes de duas posições nacionais separadas, tratando-se de povos que têm em comum cinquenta anos de unidade política e econômica, vividos sob o regime de Tito, na nação-estado da Iugoslávia, a dos sérvios e a dos croatas.

A autora destaca-se inicialmente essa história para apresenta o mundo e nossas relações em seu interior. Mostrando que a identidade é relacional, depende de outra identidade que ela não é sendo marcada pela sua diferença. A identidade é a diferença se distingue pelo que ela não é, pois é a partir da representação que adquirem sentido: “O sérvio nega aquilo que ele percebe como sendo a pretensa superioridade ou vantagem dos croatas, os quais são, todos, reunidos sob o guarda-chuva da identidade nacional croata, constituindo-os, assim, como estranhos e como outros". Por outro lado percebemos um conflito entre os grupos, para ser sempre superior do que os grupos opostos.

A autora diz que a identidade é construída simbolicamente e socialmente. Simbolicamente a identidade pode ser percebida pelo modo de vestimenta, comida, expressões culturais, raça, língua, bandeira etc. Fica perceptível que a identidade não é estática, porque os grupos sociais são dinâmicos podemos dizer que a cultura humana vai se transformando com o passar dos tempos, através de visões e pensamentos novos. As identidades não são unificadas podendo haver contradições como ela é repassada para cada pessoa. A identidade é aquilo que distingue um grupo e por isso deve refletir a dinâmica que os mesmos utilizam. No texto a autora coloca algumas questões analisadas em relações aos aspectos da identidade e da diferença em geral, aonde precisamos analisar a relação entre a cultura e significado.

IV. Globalização e produção de identidade.

Iniciando de um raciocínio lógico da compreensão do homem e de suas relações sociais, é possível apontar que a identidade pode ser compreendida como constituição do sujeito, desde que seu significado esteja na direção daquilo que se faz aberto e inacabado. Nessa mesma linha de raciocínio, a subjetividade é uma dimensão deste sujeito, assim como a objetividade que, a partir das relações vivenciadas, se faz construtora de experiências afetivas e reflexivas, capaz de produzir significados singulares e coletivos.

De qualquer maneira e independente do conceito que se possa utilizar, entendemos que toda e qualquer concepção de sujeito traz implícita ou explicitamente uma teoria que a sustenta. Sendo assim toda teoria traz uma concepção do ser em geral, que serve de horizonte para fundamentação e desenvolvimento de uma concepção do que seja o homem.

A globalização surge abarcando todas as identidades culturais, formando um conjunto onde tudo e todos estão em um mesmo ambiente. Surge neste sentido novas formas de conhecimento, de cultura, de símbolos e de identidades. Colocando fim nos limites que até a pouco tempo atrás existiam no âmbito das sociedades, acarreta com isso, então uma homogeneização de culturas, apresentando efeitos dentro do conceito e de exteriorização da sociedade. Ao mesmo tempo em que a globalização, com suas culturas de massa, procuram homogeneizar o mundo em uma única identidade cultural, este fenômeno acaba também acarretando a busca dos pequenos grupos pela preservação de sua identidade originária.

V. Considere o conceito de cultura, correlacione às noções de Identidade e Diferença.

O texto aborda a relação entre a diferença e a identidade. Logo ao inicio o texto fala sobre os sistemas classificatórios, no qual há diversas explicações por sociólogos e antropólogos sociais. A identidade está essencialmente ligada à diferença, pois as diferenças não seriam possíveis haver as identidades. Como foi dito no texto: “as identidades são fabricadas por meio da marcação das diferenças. Essa marcação da diferença ocorre tanto por meio de sistemas Simbólicos de representação quanto por meio de formas de exclusão social.”. No entanto, a identidade não é o oposto de diferença já que a identidade é dependente da diferença. A diferença tem duas formas: a simbólica e a social através de sistemas classificatórios. Esse sistema classificatório é o que dá um principio de diferença a uma população que seja capaz de dividi-la em pelo menos dois grupos opostos.

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