TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soldagem Por Resistencia

Artigo: Soldagem Por Resistencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 3

SOLDAGEM POR RESISTÊNCIA

A soldagem por resistência compreende um grupo de processos de soldagem nos quais o calor necessário à formação da junta soldada é obtido pela resistência à passagem da corrente elétrica atraves das peças sendo soldadas. O aquecimento da região da junta passa pela passagem corrente da corrente elétrica, abaixa a resistência mecânica do material permitindo, através da aplicação de pressão, a deformação localizada e , assim a soldagem por deformação da junta. Em alguns casos pode ocorrer uma fusão localizada na região da junta. Assim, neste processo de soldagem pode ocorrer a formação da solda tanto por fusão como por deformação. Contudo, por razões puramente didáticas, a soldagem RW será considerada como um processo de soldagem por deformação.

Na Soldagem por Resistência existem quatro pricipais processos:

• SOLDAGEM POR PONTO (RSW)

• SOLDAGEM DE PROJEÇÃO (RPW)

• SOLDAGEM POR COSTURA (RSEW)

• SOLDAGEM DE TOPO POR RESISTÊNCIA (UW)

• SOLDAGEM POR PONTO (RSW)

Na soldagem por ponto, dois eletrodos cilindricos aplicam pressão e permitem a passagem de uma alta corrente eletrica em um ponto concentrado de uma junta sobreposta. A formação de um ponto de solda é muito rápida, por exemplo, na soldagem de duas chapas de 1,6mm de espessura com uma corrente de cerca de 12.000A necessita-se de um tempo de aproximadamente 0,25s. O processo é mais usado na união de peças com espessura inferior a 3mm, em juntas sobrepostas quando a estanqueidade da junta não é muito imposrtante. Aplicação na fabricação de carrocerias de veiculos.

• SOLDAGEM POR COSTURA (RSEW)

o processo de soldagem por costura é muito similar à soldagem RSW, as pricipais diferenças sendo a utilização de eletrodos na forma de disco, que podem se deslocar ao longo da junta com um dada velocidade, e aplicação de uma sequencia de pulsos de corrente enquanto os eletrodos se movem. Este processo permite a soldagem rápida de chapas finas, podendo as soldas obtidas ser, diferentemente daquelas obtidas com RSW. Velocidades típicas de soldagem são 25mm/s para chapas de aço de 1,6mm e 17mm/s para chapas de 3mm.

• SOLDAGEM POR PROJEÇÃO (RPW)

Na soldagem por projeção é tambem similiar a RSW. A diferença esta na conformação ou usinagem em uma das peças de projeções por onde a corrente passara passara preferencialemente e portanto, onde o ponto de solda será formado. Eletrodos grandes e planos podem ser usados e mais de um ponto de solda pode ser formado de cada vez. Pinos, parafusos e outros tipos de apêndices podem ser facilmente soldados a chapas finas por este processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com