TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solo

Resenha: Solo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Resenha  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

O experimento será realizado no município de Uruguaina, RS, durante 3 anos, com a colaboração de um pesquisador do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA). O solo é um Neossolo Regolitico (Embrapa, 2006).

Amostras deformadas de solo coletadas na camada de 0,0 a 0,20 m serão utilizadas para determinação da composição granulométrica por meio da dispersão com NaOH, sendo o conteúdo de argila obtido pelo método da pipeta (Gee e Bauder, 1986). A caracterização química e a matéria orgânica serão determinadas conforme Tedesco et al. (1995).

O delineamento experimental será inteiramente casualizado, formando 3 experimentos, com 2 tratamentos (sistema de plantio direto e convencional) e 10 repetições (parcelas de 2 x 2 m). O primeiro experimento será de plantio direto e convencional após campo nativo; o segundo será de plantio direto e convencional após pousio de sete anos após arroz irrigado, com cultivo de azevém no inverno e pastejo animal durante todo ano; o terceiro experimento será plantio direto e convencional em área de campo nativo que já foi cultivada com arroz irrigado no sistema convencional durante um ano. O sistema de plantio direto a ser utilizado consistirá de nivelamento do solo com remaplam e construção das taipas de março a maio e semeadura em setembro. O sistema convencional será uma gradagem aradora e 2 niveladoras, entaipamento e semeadura, no mês de agosto a setembro. A lotação animal nas áreas é de 1,2 unidades animal ha-1, sendo que após a colheita do arroz é feito o pastejo dos restos vegetais do arroz, nessa intensidade de lotação, durante 1 a 2 meses. A semeadura do arroz irrigado será realizada em final de setembro e a adubação será de acordo com a recomendação da CFS RS/SC (1994).

Será avaliada a densidade do solo (Ds), na camada de 5 – 10 cm, em todas as parcelas, com anéis metálicos cilíndricos segundo Blake e Hartge (1986) e, a densidade relativa do solo, que consiste na divisão da Ds atual pela Ds referência (máxima) obtida pelo teste de Proctor normal (Carter, 1990). A porosidade total, macro e microporosidade serão determinadas segundo Danielson e Sutherland (1986), com a utilização de câmara de Richards, em que a microporosidade corresponde ao conteúdo de água retida no solo na tensão de 0,006 MPa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com