TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sucos Fazenda são Pedro

Pesquisas Acadêmicas: Sucos Fazenda são Pedro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  807 Visualizações

Página 1 de 5

Relatoria para adequação de maquinas conforme normas.

Este relatório tem por objetivo relatar as atividades realizadas em TORNOS MECANICOS, onde foram aplicadas mudanças em seu sistema elétrico, os quais tiveram de ser enquadrados Conforme normas de segurança.

NR 12 – 17 dezembro 2010 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;

NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;

ABNT NBR 14153:1998 – Segurança de Máquinas – Partes de sistemas de comando relacionadas à segurança – Princípios gerais para projeto.

ABNT NBR 13759:1996 – Segurança de Máquinas – Equipamentos de parada de emergência – Aspectos funcionais – Princípios para projeto.

ABNT NBR NM 273:2001 – Segurança de Máquinas – Dispositivos de intertravamento associados a proteções – Princípios para projeto e seleção.

ABNT NBR ISO 13852:2003 – Segurança de Máquinas – Distâncias de segurança para impedir o acesso a zonas de perigo pelos membros superiores.

Definição

Torno mecânico (do latim tornus, este do grego τόρνος, gire, vuelta) é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças de forma geométrica de revolução. Estas máquinas-ferramenta operam fazendo girar a peça a usinar presa em um cabeçote placa de 3 ou 4 castanhas,esta tendo as castanhas individuais, ou fixada entre os contra-pontos de centragem enquanto uma ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço de encontro à superfície da peça, removendo material,chamado cavaco, de acordo com as condições técnicas adequadas. 1

O torno mecânico é uma máquina operatriz extremamente versátil utilizada na confecção ou acabamento em peças. Para isso, utiliza-se de placas para fixação da peça a ser trabalhada. Essas placas podem ser de três castanhas, se a peça for cilíndrica, ou quatro castanhas, se o perfil da peça for retangular.

Esta máquina-ferramenta permite a usinagem de variados componentes mecânicos: possibilita a transformação do material em estado bruto, em peças que podem ter seções circulares, e quaisquer combinações destas seções.

Basicamente é composto de uma unidade em forma de caixa que sustenta uma estrutura chamada cabeçote fixo. A composição da máquina contém ainda duas superfícies orientadoras chamadas barramento, que por exigências de durabilidade e precisão são temperadas e retificadas. O barramento é a base de um torno, pois sustenta a maioria de seus acessórios, como lunetas, cabeçote fixo e móvel, etc. Para movimentos longitudinais, um torno básico têm um carro principal e um carro auxiliar para movimentos precisos e para movimentos horizontais um carro transversal.

Através deste equipamento é possível confeccionar eixos, polias, pinos, qualquer tipo possível e imaginável de roscas, peças cilíndricas internas e externas, além de cones, esferas e os mais diversos e estranhos formatos.

Com o acoplamento de diversos acessórios, alguns mais comuns, outros menos, o torno mecânico pode ainda desempenhar as funções de outras máquinas ferramentas, como fresadora, plaina, retífica ou furadeira.

Pelo desenvolvimento do torno mecânico, a humanidade adquiriu as máquinas necessárias ao seu crescimento tecnológico, desde a medicina até a indústria espacial. O torno mecânico é a máquina que está na base da ciênciametalúrgica, e é considerada a máquina ferramenta mais antiga e importante ainda em uso.

Itens aplicados na maquina.

Proteção contra choque elétrico. No torno mecânico foi instalado proteção fechada, (Caixa comando) para seu circuito elétrico sendo que, os comandos que se encontram fora da caixa, possuem tensão de operação de 24 Vac, conforme item 7.2.3 da ABNT NBR 15735:2009 , Seção 6 da IEC 60204-1:2005 e item 12.36 da NR12 de 17 de dezembro de 2010 .

O equipamento possui em sua estrutura circuitos interligados através um condutor que deverá ser aterrado na sua instalação,conforme NR-10 e ABNT NBR 5410, conforme itens 12.14 e 12.15 da NR12 de 17 de dezembro de 2010.

Parada de Emergência. O torno possui um dispositivo de parada de emergência (Botoeira Cogumelo com trava) de duplo canal com ruptura positiva (conforme IEC 60947-5-1:1992) monitorado por relé de segurança que garantem a efetividade da parada no caso de necessidade de parada de emergência conforme e item 12.56 e 12.63 da NR12 de 17 de dezembro de 2010 e item 3.10 do Anexo VI da NR12 de 17 de dezembro de 2010. o qual foi ajustado para que em caso de acionamento da parada de emergência, existe a necessidade de destravar a botoeira e acionar a alavanca comutadora de comando da reversão do motor na posição zero modo que ira dar (RESET) no torno, Somente após esta operação é possível religar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com