TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Contabilidade

Exames: TCC Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  9.736 Palavras (39 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 39

RESUMO

A contabilidade é um setor de grande importância para as empresas, é um setor que provisiona os lucros da empresa e mostra os resultados obtidos, aprimora e facilita o trabalho não somente para o setor da contabilidade, mas sim para todos os setores onde métodos tecnológicos foram implantados. O ERP que é um sistema que além de unificar todos os setores facilita e agiliza o trabalho diário.

ABSTRACT

ACCOUNTING IS A VERY IMPORTANT SECTOR FOR COMPANIES, IT IS A SECTOR THAT ACCRUES PROFITS OF THE COMPANY AND SHOWS THE RESULTS, AND TO ENHANCE AND FACILITATE THE WORK NOT ONLY FOR THE ACCOUNTING INDUSTRY, BUT FOR ALL SECTORS METHODS TECHNOLOGY HAVE BEEN DEPLOYED WITH IT THE ERP, WHICH IS A SYSTEM THAT IN ADDITION TO UNIFYING ALL SECTORS FACILITATES AND STREAMLINES THE DAILY WORK.

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO 12

2.0 HISTORIA DA CONTABILIDADE 13

2.1 Período Antigo 15

2.2 Período Medieval 17

2.3 Período Moderno 19

2.4 Período Ciêntifico 20

3.0 INTRODUÇÃO DA TÉCNOLOGIA DA CONTABILIDADE 22

3.1 História do ERP 23

3.2 A nova gestao Empresarial 25

3.3 O que é ERP 25

3.4 Funcionalidades ERP 27

3.5 Integração e implementação dos sistemas ERP 29

4.0 MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS COM O SISTEMA ERP 31

4.1 Mudanças tecnológicas 31

4.2 Mudanças estruturais 32

4.3 Mudanças comportamentais 33

5.0 VANTAGENS E DESVANTAGENS 34

5.1 Vantagens 34

5.2 Desvantagens 35

6.0 FACILIDADES QUE O SISTEMA TROUXE PARA A VIDA DO CONTADOR 36

7.0 A INFLUÊNCIA DO ERP NAS ORGANIZAÇÕES 37

7.1 ERP nas pequenas e medias empresas 39

8.0 IMPLEMENTAÇÃO DO ERP E SEUS IMPACTOS NA GERAÇÃO DA INFORMAÇÃO 40

8.1 Estudo de caso 41

JUSTIFICATIVA E HIPOTESE 44

CONSIDERAÇÕES FINAIS 46

REFERÊNCIAS 47

1.0 - INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

A Contabilidade serve para saber de onde vieram os recursos empregados pela empresa com precisão, onde foram investidos e qual o ritmo da multiplicação desses recursos administrados por seus executivos.

A intensa expansão comercial, industrial e tecnológica que marca a economia moderna, contou com o método das partidas dobradas como instrumento de avaliação e controle dos empreendimentos.

Há vestígios de que as partidas dobradas tenham sido usadas no século XIII em Florença e no século XIV em Gênova.

A contabilidade é hoje de grande importância para todos que se interessam pela organização, seja ela orientada para a finalidade social e para orientar o lucro.

Por mais que as empresas sejam sofisticadas ou que tenham o maior avanço tecnológico, sempre será de grande importância saber com precisão de onde cada informação foi retirada e quanto tempo é levado para a multiplicação dos recursos.

Para a contabilidade o principal objetivo é o de registro ou medição de riqueza. Com o passar o tempo, o jeito de se fazer esse registro foi sendo aperfeiçoado e sendo melhorado para se obter os resultados de uma maneira mais rápida e eficaz, ou seja, a introdução da tecnologia foi fundamental para essa mudança ocorrer com sucesso.

A tecnologia é de grande importância para a contabilidade no qual foi melhorada com a evolução da informatização e as mudanças que ocorreram foram muito mais do que necessárias, o ERP foi uma delas, é um sistema integrado que implica na redução dos processos, auxiliando para evitar erros assim diminuindo a necessidade de refazer trabalhos, traz mais facilidade e rapidez para encontrar os resultados, tais como relatórios gerenciais e relatórios de simples conferência, enfim demonstra mais confiabilidade nos trabalhos diários. É muito utilizado na contabilidade trazendo muitas vantagens nos processos de hoje, assim se tornando algo essencial, com isso as empresas tiveram que se globalizarem para os processos de atualizações de banco de dados corporativos, isso faz com que haja uma padronização de informações e conceitos, iluminação de discrepância entre informações de diferentes departamentos, acessos a informações para toda a empresa.

2.0 - HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

Alguns estudiosos afirmam que a Contabilidade nasceu junto com o ser humano, outros acreditam que nasceu com a pré-história, mas ninguém sabe ao certo, alguns acreditam que ela não teve um descobrimento, mas nasceu com a necessidade dos homens de controlar seus bens.

Ainda hoje se tem registros de que na época primitiva os homens marcavam nas paredes de suas cavernas seus bens. Conforme aumentavam suas riquezas e suas necessidades, foram aperfeiçoando a forma de registrá-los.

Existem sinais de que 2000 a. C. na China, já eram utilizados sistemas bem desenvolvidos para a época. Na era Cristã, em Roma, há vestígios de métodos usados similares com as partidas dobradas e pesquisadores afirmam que os romanos já conheciam a depreciação.

Devido à falta de crédito, as compras, vendas e trocas eram feitas à vista. Posteriormente, foram usados ramos de árvores como prova de dívida ou quitação, com o surgimento do papel e da pena de escrever, no Egito Antigo, facilitou muito o registro das informações.

Apesar de não se ter provas suficientes, arqueólogos acreditam que na Mesopotâmia, eram usadas tabuas de argila para fins contábeis, no qual se faziam a movimentação diária. Eram gravados o que possuíam e o que deviam, concluiu- se que aí deram inicio ao debito e o credito.

Em 31 a. C. com a extinção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com