TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNICAS DE NEGOCIAÇAO

Ensaios: TECNICAS DE NEGOCIAÇAO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...............................................................................................................4

FIDELIZAÇÃO AOS CLIENTES................................................................................5

FIDELIZAÇÃO AOS CLIENTES................................................................................6

CONCLUSÃO…..............................................................................................................7

REFERÊNCIAS…...........................................................................................................8

Introdução

A globalização é uma das palavras que mais está em evidência nos dias atuais. Trouxe consigo a abertura dos mercados e o aumento da concorrência e competitividade do mercado no mundo inteiro. Levando as empresas a buscarem novas estratégias para sobreviverem.

Os clientes passaram a ter um valor maximizado para o potencial de uma organização. O esforço na retenção de clientes é, antes de tudo, um investimento que irá garantir aumento das vendas e redução das despesas.

Desenvolver essa consciência de fidelização na equipe é um desafio para um líder, especialmente no mercado atual, em que todo dia surge um novo cliente, e isso parece ser uma grande oportunidade para sua equipe agrega-los.

Segundo Vavra (1992) quando o mercado se abre para a concorrência, as empresas devem cortejar rapidamente seus clientes para eles permanecerem fiéis. Essas empresas devem expressar uma nova disposição em modificar seu produto de modo a atender as exigências dos clientes, procurando estabelecer uma real interação empresa-cliente, onde o cliente interage com a empresa, expondo suas necessidades e assim ajudando a empresa a lançar novos produtos.

Fidelização aos Clientes

Todo cliente espera sair satisfeito de uma transação comercial e também espera que a empresa esteja empenhada em satisfazê-lo. Mas ter um cliente satisfeito não garante sua fidelidade.

Primeiramente, os clientes precisam ser identificados, porque não se estabelece uma relação com quem não se conhece. A partir daí, aprender sobre eles, suas necessidades e seus desejos, utilizando essas informações para estreitar o relacionamento e conhecê-los cada vez mais. Isso dá à empresa um diferencial e cria barreiras de confiança tornando inconveniente a migração para um concorrente, por que o novo relacionamento começaria do zero, sem nenhum conhecimento de ambas as partes.

A manutenção de um relacionamento de longo prazo com os clientes é importante, pois leva a vantagem econômica e ao crescimento das receitas e lucratividade ao longo do tempo. A grande vantagem competitiva que sua empresa possui é o conhecimento de seus clientes. Todo resto à concorrência pode oferecer a qualquer momento.

Para Bogmann (2000), a empresa deve descobrir quem são seus clientes, buscar a melhor forma de atraí-los e de aumentar a sua fidelidade. Os clientes precisam ser identificados e compreendidos, buscando a satisfação e a fidelização como instrumentos de fortalecimento no mercado.

O princípio de qualquer relacionamento de liderança sadio deixa claro que temos de conquistar sempre respeito e confiança. Se com sua equipe é assim, com os clientes não será diferente, pois eles têm as mesmas necessidades que qualquer pessoa. Quando seus colaboradores constroem relacionamentos baseados na cordialidade, interesse mútuo e estão dispostos a ajudar, certamente farão seus clientes se tornarem superclientes.

Diante de uma variedade de ofertas de serviços, frente à concorrência, observa se cada vez mais a importância no que se refere ao relacionamento com o cliente, sua conquista e retenção no setor de serviços. Clientes fiéis não apenas consomem produtos ou serviços, mas, posteriormente, quando satisfeitos, tornam-se defensores dos mesmos.

O objetivo da fidelização é reter os clientes, evitando que migrem para a concorrência, e aumentar o valor dos negócios que eles proporcionam. O cliente deve ser tratado com prioridade, deve ser ouvido, acompanhando e tratado preferencialmente pelo nome e, acima de tudo, com respeito as suas decisões e opiniões.

Portanto métodos de fidelização dos clientes são essenciais para manter a competitividade, pois os clientes, foco da atenção de muitas empresas, aumentaram as suas expectativas e não se contentam simplesmente com o básico proposto pelas empresas.

Quando têm uma relação estreita com uma marca de produtos ou serviços passam a divulga-los para familiares e amigos o que é muito importante, pois, a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com