TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIAS DE ASSISTÊNCIA E SISTEMATIÇÃO DE ASSISTÊNCIA

Tese: TECNOLOGIAS DE ASSISTÊNCIA E SISTEMATIÇÃO DE ASSISTÊNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Tese  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

TECNOLOGIAS ASSISTENCIAIS E SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA EM ENFERMAGEM

CONCEITO

O trabalho ou exercício profissional é determinante do espaço social das profissões, as quais se inserem na multidimensinalidade desse espaço que é complexo e, por vezes, exigente. Enfatizamos, neste estudo, a enfermagem como uma profissão crucial para a construção de uma assistência qualificada à saúde, cuja metologia de trabalho deve ser clara, prática e coerente com a realidade local.

A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE)é o modelo metodológico ideal para o enfermeiro aplicar seus conhecimentos técnico-científico na prática assistencial, favorecendo o cuidado e a organização das condições necessárias para que ele seja realizado.(; 2002, P. 680)

O Processo de Enfermagem (PE), considerado a base de sustentação da SAE é constituído por fases ou etapas que envolvem a identificação de problemas de saúde do cliente, o delineamento do diagnóstico de enfermagem, a instituição de um plano de cuidados, a implementação das ações planejadas e avaliação.(3-4)

Dessa forma, incorporar a SAE é uma forma de tornar a enfermagem mais científica, promovendo um cuidar de enfermagem humanizado contínuo, mais justo e com qualidade para o paciente/cliente.(6) Assim, buscando nesse estudo, colaborar com os conhecimentos relacionados à SAE, abordando uma da fases do PE, a coleta arpenito de dados.

A revolução científica e tecnológica posta a serviço do cuidado humano introduziu uma riqueza de possibilidades para salvar vidas; entretanto, é necessário posicionarmos frente a esse avanço para que os valores humanos possam ter prioridades. (RIBEIRO;2011)

Tecnologias Assistenciais – (TA) são aquelas tecnologias que ”incluem a construção de um saber técnico-científico resultante de investigações, aplicações de teorias e da experiência cotidiana dos profissionais e clientela, constituindo-se, portanto, num conjunto de ações sistematizadas, processuais e instrumentais para a prestação de uma assistência qualificada ao ser humano em tosas as dimensões; o ser físico, o ser psíquico, o ser espiritual, o ser social, o ser intelectual, o ser que pensa, sente, espirra e deseja, o ser que age, o ser de relações, o ser particular e coletivo. A TA tem como finalidade apoiar, manter e promover o processo da vida das pessoas em “ situações de saúde e doença” (2).

Salienta-se, portanto, que a temática tecnologia, enquanto processo e/ou produto, necessita ser discutida, repensada, estudada e construída, pois ainda se encontra incipientemente abordada na práxis dos profissionais de enfermagem.

HISTÓRICO DE ENFERMAGEM

No Brasil, o histórico de enfermagem foi introduzido na prática por volta de 1965, por Wanda de Aguiar Horta, com alunos de enfermagem. Nessa época recebeu a denominação de anamnese de enfermagem e devido ao problema da conotação com a anamnese médica, foi adotado o termo histórico de enfermagem.

Para Horta (1979), o histórico de enfermagem também é denominado por levantamento, avaliação e investigação que, constitui a primeira fase do processo de enfermagem, pode ser descrito como um roteiro sistematizado para coleta e análise de dados significativos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com