TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA DA CONTABILIDADE

Trabalho Universitário: TEORIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO SOBRE

TEORIA DA CONTABILIDADE

Evolução Histórica da Contabilidade

Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil

Introdução aos Relatórios Contábeis

Os Princípios Fundamentais de Contabilidade e os Princípios de Contabilidade segundo CFC e CPC

Definição e Critérios de Avaliação do Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido

Receitas, Despesas, Perdas e ganhos – O Balanço Patrimonial

Demonstração do Resultado do Exercício e a Demonstração do Fluxo de Caixa

Considerações Sobre as Mudanças nas Demonstrações Financeiras segundo a Lei 11.638/07. Alterações Que Teve Entre as Leis.

A Evolução Histórica da Contabilidade

A Contabilidade já existe desde a era da antiguidade que ainda não havia moedas e números, mas já se fazia necessário mesmo sem saber que seria chamada de Contabilidade. Para os interesses comerciais controlando as quantidades de ovelhas, estoques de lãs, fazendo trocas por alimentos e instrumentos que o fossem necessários. A função da contabilidade pré-histórica era avaliar a riqueza com seus acréscimos e decréscimos, executando relatórios que naquela época era feitos em placas de argila e barro chamados relatórios contábeis hoje em dia.

Como podemos notar a Contabilidade não teve nenhum autor da sua criação mais teve o seu grande marco histórico na revolução industrial, e não é uma ciência exata ela é uma ciência social, sua principal ferramenta são os métodos quantitativos.

A Revolução Industrial foi impulsionada pelo mercantilismo, fábricas e máquinas a vapor, com conhecimento em Administração da Contabilidade ganharam mais qualidade.

Os pensamentos contábeis destacaram-se na chamada Escola Contábil Norte-Americana apresentando os seus mais importantes conceitos a respeito do Controle Patrimonial para a Contabilidade desde o início da existência humana. O papel do balanço naquela época era diferenciar os patrimônios líquidos mais sem preocupação com as causas da variação, focando apenas o resultado por períodos. E no ano de 1494 o Frei e Matemático Luca Pacioli publicou um livro com a suma de aritmética e geometria, primeiros procedimentos contábeis de partidas dobradas chamado de mecanismo algébrico.

A profissão de Contador só teve seu decreto como profissão pelo Presidente Eurico Gaspar, lei 9295/46.

Com a Globalização houve uma nova faze na evolução da teoria da contabilidade, a internacionalização dos mercados, havendo uma adequação da contabilidade de custos, permanecendo extremamente necessárias para a sociedade em geral.

Objetivos da Contabilidade e Utilização da Informação Contábil

A Contabilidade, desde a mais remota existência, vincula-se à sociedade. E evoluem conforme a demanda da sociedade sofrendo influência do meio em que opera e deve ser adaptada ao contexto das mudanças sociais, políticas e econômicas, sem prejudicar seu propósito de atender bem a todos os vários usuários da informação contábil e com o compromisso e a necessidade de bem informar. Pressionada pela necessidade de bem informar, os estudiosos e pesquisadores preocuparam-se em identificar e formalizar uma maneira prática e objetiva fazer a fixação de normas e regras para a efetiva aplicação. Os usuários das informações contábeis. Apresenta um grande avanço no estudo e na aplicação dos conhecimentos técnicos-contábeis, possibilitando a identificação e fixação de normas

Os princípios contábeis são inerentes a própria Ciência Contábil e existem independentemente do desejo ou da escolha por parte daqueles estudiosos, colocando à disposição dos usuários informações contábeis úteis e relevantes, capazes de suprir as necessidades. As informações e demonstrações contábeis devem ser elaboradas rigorosamente de acordo com as legislações e normas vigentes subordinadas aos Princípios Contábeis, de forma sintética, e para um melhor entendimento. Objetivando esclarecimentos contemplando, no mínimo, os princípios, legislações e normas adotadas; eventuais mudanças de critérios, que alterem a uniformidade da aplicação das normas, em relação ao exercício anterior, justificando-as, por meio de Demonstrações Contábeis. A informação contábil é um instrumento para a tomada de decisões, portanto, deve atender a todos os objetivos a que se destina.

Introdução aos Relatórios Contábeis

A contabilidade por meio dos relatórios contábeis tem como objetivo informar a importância no processo de tomada de decisão, demonstrando o futuro da contabilidade na empresa, permitindo ao usuário identificar a estrutura patrimonial por obter inúmeras informações importantes necessárias. A preocupação do conhecimento da contabilidade como um sistema de informação formal e estruturado, tendo como um dos objetivos principais o fornecimento de informações para o controle do patrimônio.

Os relatórios emitidos pelas empresas ao público permitem avaliar a situação em que ela se encontra, verificando a quantidade da gestão que os usuários utilizam ela na mesma, formado pelo conjunto de informações que se tinha na época e pela intuição do empresário.

A Contabilidade originou-se da necessidade de se controlar o patrimônio dos empreendimentos econômicos, historicamente o desenvolvimento contábil veio para responder às necessidades empresariais. O objetivo da Contabilidade praticamente permaneceu inalterado ao longo dos anos; as mudanças substanciais verificaram-se nos tipos de usuário e nas formas de informação que têm sido demandadas, faz parte do cotidiano operacional das empresas e exerce papel fundamental no processo decisório.

Os Princípios Fundamentais de Contabilidade e Os Princípios de Contabilidade segundo CFC e CPC.

A Contabilidade teve seu fundamento a partir da necessidade que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Procurando uma maneira simples de administração e controle que seria impossível sem aplicação de registros.

Achavam necessário também uma atenção técnica, ajustando e interpretando dentro das demonstrações financeiras.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com