TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Ensaios: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 6

TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I

QUESTÃO 2

Explique, com suas próprias palavras, o que significa administrar uma organização, diferenciando “administrar com eficácia” de “administrar com eficiência”.

administrar uma organização é trabalhar com as pessoas e com os recursos disponíveis, tornando possível o alcance dos seus objetivos.

Administrar com eficácia significa atingir os objetivos planejados.

Já agir com eficiência implica utilizar corretamente os recursos disponíveis. Chiavenato (1987a, p. 71) completa afirmando que a eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (métodos de trabalho), para que os recursos sejam aplicados da forma mais racional possível no desenvolvimento das suas atividades.

QUESTÃO 3

Discorra sobre a Administração Sistemática.

A Administração Sistemática é marcada por dar ênfase ao desenvolvimento de procedimentos e processos específicos para assegurar a coordenação dos esforços dos

Trabalhadores. Nestes termos, essa escola tinha pretensões ou enfatizava aspectos organizacionais, tais como: operações econômicas; assessoria adequada; manutenção de estoques; e controle.

Para atingir tais objetivos, a ideia era definir cuidadosamente as obrigações e responsabilidades de cada um dentro da organização, especialmente no que se refere ao nível operacional. Foi evidenciada, ainda, a necessidade de se determinarem técnicas.

Padronizadas para desempenhar as obrigações, usar de meios específicos para coletar, processar, transmitir e analisar informações, e fazer uso de alguns artifícios, tais como sistemas de controle de contabilidade de custos, de salários e de produção para facilitar a.

Coordenação interna e as comunicações. Wren (2007) comenta que, com o crescimento, e também com o aumento da necessidade de incrementar coordenação e controle, as comunicações foram formalizadas, especialmente com o uso de memorandos e informação por escrito – com cópias para todos os envolvidos.

QUESTÃO 4

Em quais princípios está fundamentada a organização racional do trabalho proposta por Taylor? Explique-os.

Objetivava a isenção de movimentos inúteis, para que o operário executasse de forma mais simples e rápida a sua função, estabelecendo um tempo médio, a fim de que as atividades fossem feitas em um tempo menor e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente.

1. Estudo da fadiga humana: a fadiga predispõe o trabalhador à diminuição da produtividade e perda de qualidade, acidentes, doenças e aumento da rotatividade de pessoal.

2. Divisão do trabalho e especialização do operário* Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos, cada um se especializaria e desenvolveria as atividades em que mais tivessem aptidões.

3. Desenho de cargos e tarefas: desenhar cargos é especificar o conteúdo de tarefas de uma função, como executar e as relações com os demais cargos existentes.

4. Incentivos salariais e prêmios por produtividade

5. Condições de trabalho: O conforto do operário e o ambiente físico ganham valor, não porque as pessoas merecessem, mas porque são essenciais para o ganho de produtividade.

6. Padronização: aplicação de métodos científicos para obter a uniformidade e reduzir os custos

7. Supervisão funcional: os operários são supervisionados por supervisores especializados, e não por uma autoridade centralizada.

8. Homem econômico: o homem é motivável por recompensas salariais, econômicas e materiais.

A empresa era vista como um sistema fechado, isto é, os indivíduos não recebiam influências externas. O sistema fechado é mecânico, previsível e determinístico. Porém, a empresa é um sistema que se movimenta conforme as condições internas e externas, portanto, um sistema aberto e dialético.

QUESTÃO 5

Enumere e explique as funções da Administração, segundo Fayol.

1. Funções Técnicas – relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa;

2. Funções Comerciais – relacionadas com a compra, venda e permutação.

3. Funções Financeiras – relacionadas com a procura e gerência de capitais.

4. Funções de Segurança – relacionadas com a proteção e preservação de bens.

5. Funções Contábeis – relacionadas com os inventários, registros, balanços, custos e estatísticas.

6. Funções Administrativas – relacionadas com a integração da cúpula das outras cinco funções. As funções administrativas coordenam e sincronizam as demais funções da empresa, pairando sempre acima delas.

QUESTÃO 6

Relacione e explique a Hierarquia de Necessidades de Maslow.

Necessidades fisiológicas: são aquelas relacionadas a ter roupas, abrigo, alimentação, conforto físico, sexo, além de outras.

Necessidades de segurança: satisfazem a segurança própria e da família, tais como ter planos de aposentadoria, pensão, plano de saúde, política salarial, higiene e segurança no trabalho.

Necessidades ditas sociais: correspondem ao sentimento de associação, isto é, dizem respeito à participação em grupos e a estar integrado com a família.

Necessidades de autoestima: também denominada de status, dizem respeito ao desejo do indivíduo em demonstrar a sua capacidade profissional e à sua expectativa de receber recompensas sociais e profissionais.

Necessidades de autorrealização: envolvem a preocupação com autoaprovação, ou seja, o desenvolvimento de trabalhos mais significativos e o desenvolvimento profissional.

QUESTÃO 7

Segundo Weber, quais características devem estar presentes numa burocracia? Explique-as.

Weber entende que uma burocracia deve ter as seguintes características:

1. Caráter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com