TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIC NA EDUCAÇAÕ

Casos: TIC NA EDUCAÇAÕ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 6

TICs NA EDUCAÇÃO

TICs NA EDUCAÇÃO

COIMBRA, FLAVIANA DA SILVA.

COIMBRA FLABE JUNIOR DA SILVA

Resumo

As tecnologias de Informação e Comunicação são ferramentas chave da sociedade em que vivemos, de modo que a sua utilização nos mais diversos sectores da sociedade é já uma realidade. No entanto, nas salas de aula, é ainda uma regalia de alguns professores e alunos. O presente artigo pretende fazer uma abordagem sobre a integração das TIC, no ambiente escolar, Ao discutir o assunto, é preciso lembrar a disparidade de condições entre as escolas do país, pois, enquanto algumas já trocam por tablets os notebooks com que os alunos acessam a internet e a intranet, outras carecem de meios elementares, como espaço - mas fazem um trabalho digno nas condições em que atuam. Como podem as tecnologias apoiar na transmissão e aquisição destes conhecimentos? São essas questões, que serão abordadas no artigo em questão.

Palavras chaves-4 palavras

Abstract

Information Technologies and Communication are key tools of the society we live in, so that its use in various sectors of society is a reality. However, in the classroom, it is still a perk of some teachers and students. This paper aims at an approach to the integration of ICT in the school environment, In discussing the subject, we must remember the disparity of conditions between schools in the country, because while some already trade for tablet notebooks have students access internet and intranet, others lack the basic necessities such as space - but do a decent job in the conditions in which they operate. How can technology support the transmission and acquisition of such knowledge? These are issues that will be addressed in the article in question.

Keyword

Information ,Communication , schools, Technologies

Introduçao

Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância).

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão transformando a vida em sociedade, mudando os serviços e equipamentos usados em casas, indústrias, empresas, lojas, escritórios, bancos e hospitais. É ilusório imaginar que elas não interferirão cada vez mais nas escolas, cuja função, é claro, inclui informar e comunicar. Mas quanto e de que forma lançar mão delas? Essa é uma questão discutida em todo o mundo.

Novas formas de integração das TICs são criadas. Uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educacional. Na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem - comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais. A democratização da informação, aliada a inclusão digital, pode se tornar um marco dessa civilização. Contudo, é necessário que se diferencie informação de conhecimento. Sem dúvida, vivemos na Era da Informação.

Nas escolas, as TIC são um importante complemento às práticas pedagógicas, pois fornecem a todos os alunos, um apoio de trabalho muito amplo e aprofundado. Assim, em vez de ser o professor a expor as temáticas, são os alunos quem, autonomamente, procuram a informação pretendida e as soluções para as suas dúvidas. Metodologia

Desenvolvimento

No decorrer do tempo, foram várias as medidas legislativas conducentes à introdução das TIC no sistema de ensino. Na década de 80, o nosso país assumiu, com alguma intensidade, o enfoque tecnológico, criando novos e pequenos espaços de aprendizagem numa lógica de renovação do próprio sistema educativo.

Não esqueçamos que discussões em torno de recursos técnicos são antigas, como usar ou não calculadoras ao estudar aritmética, questão que pode se repetir agora, com relação à utilização do editor de texto no aprendizado de ortografia. Evitemos, contudo, posicionamentos radicais, pró ou contra. O essencial, naturalmente, é que o tecnológico esteja a serviço do pedagógico, e não o contrário.

Vivemos numa sociedade em constante mudança, e é neste contexto que surgem de uma forma cada vez mais incontornável as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na sala de aula. É importante realçar que a integração das TIC não surge de uma necessidade premente do professor, mas de uma quase imposição da sociedade digital, da qual os mais novos, os verdadeiros nativos digitais, (Prensky, 2001) são os principais

admiradores.

Segundo o Ministério da Educação, estes objectivos devem ser desenvolvidos numa sequência progressiva de aprendizagem ao longo da escolaridade básica, tendo como referência o pensamento e a acção perspectivando o acesso à cultura tecnológica (Ministério da Educação, 2001, p.191).

As tecnologias por si só não são mediadoras de aprendizagem, ou seja, as crianças não aprendem se apenas estiverem ligadas a uma determinada tecnologia. As tecnologias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com