TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EM GRUPO

Artigos Científicos: TRABALHO EM GRUPO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.919 Palavras (8 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO.

Qual é a importância da contabilidade para as entidades econômicas? O profissional contábil no mundo atual, esta entre o profissional mais importante, se não dizer, é um profissional indispensável. Sua área de atuação, no passado, se restringia apenas para as multinacionais, empresas de grande porte, aos grandes empreendimentos, mais isto mudou! Hoje, aplica-se os conhecimentos contábeis em micro e pequenos negócios, até mesmo em entidades sem fins lucrativos. Muitas são as formas em que as empresas, seus sócios e administradores podem ser condenados por leis comerciais, civis e penais pelo fato de não manter em ordem sua Contabilidade. Fazer negócios fora do objeto social, misturar transações dos sócios com as da empresa, contratar profissional despreparado, a velha frase “o meu contador é que se vire”, já não se adequada ao perfil dos empreendimentos nos dias atuais, os administradores, sejam eles de uma pequena empresa, tem que levar a sério a documentação relativa a transação operacional. Desta forma, a contabilidade espelha a realidade da empresa, conduzindo ao gestor da entidade, a tomada de decisão mais adequada, para manter a empresa atuando em pleno vigor, até mesmo as entidades sem fins lucrativos, pois com transparência, incentiva-se investidores, voluntários, colaboradores para manter a organização, sem falar na tomada de decisões, que serão mais precisas e eficazes.

2 ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL - BOVESPA.

O ISE – Indice de Sustentabilidade Empresarial, busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentavel, e estimular a a responsabilidade ética das corporações. O ISE é uma ferramenta para a analise corporativa da performance das empresas listadas na BOVESPA, em se tratando de sustentabilidade corporativa, baseada em equilibrio ambiental, justiça social, eficiência econômica e governança corporativa. A BOVESPA junto com varias instituições, resolveram unir esforços para criar um índice de açoes que seja um referêncial para os investimentos socialmente responsaveis – o ISE. Assim essas essas organizações formaram um conselho deliberativo presidido pela BOVESPA, que é o orgão máximo de governancia do ISE. Além de servir de benchmark para investidores que querem acompanhar o retorno de empresas preocupadas com sustentabilidade, o ISE estimula outras organizações a incorporar questões sociais, ambientais e de governança aos processos de decisão sobre investimentos, tornando assim, o mercado mais atrativo para os investidores em geral e, em particular, para os gestores preocupados com o investimento socialmente responsável. Assim, o que seria desenvolvimento sustentável? É simplesmente aquele que atende as necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades. Parece tão simples, fácil e bonito, mais há quem diga que é preciso escolher entre atuar de forma sustentável e ganhar dinheiro. Mais então, o que as empresas ganham ao se integrar a esse tipo de índice? A sustentabilidade empresarial é indispensável para as grandes empresas cresçam em harmonia com a sociedade, meio ambiente e corpo de funcionários. Devido à competição acirrada e à mudança no modo de pensar do consumidor nos últimos anos, essas relações tornaram - se uma questão de estratégia financeira e de sobrevivência empresarial, sem falar do lado ético e humano da responsabilidade social. Os empresários já despertaram para o fato de que obter grandes lucros, à custa da exploração dos empregados, da destruição do meio ambiente e do desprezo por uma parcela considerável da sociedade pode acabar gerando prejuízos a médio e longo prazos. Sem falar no ganho com o valor. Diversas pesquisas mostram resultados convergentes no sentido de comprovar ganhos tangíveis do investimento sustentável e responsável. São ganhos para os investidores, por meio de prêmio no valor das ações, e para as empresas, observados especialmente por maior rentabilidade e maior valor de mercado. Dentre as mais de 182 mil empresas maiores acionistas da BOVESPA, temos também empresas brasileiras, como o Banco do Brasil, a Cremer, a Natura, a Souza Cruz, a Magazine Luiza, enfim, empresas que todos nós já ouvimos falar, juntas para uma sustentabilidade empresarial adequada.

3 LEI DA RESPONSABILIDADE FISCAL.

Atualmente o exercício político brasileiro tem tomado rumos de uma melhoria em decorrência da atuação do poder legislativo, o qual tem procurado estabelecer normas que edifiquem a ética e a moral em um ramo que há tempos atrás era considerado fonte de enriquecimento ilícito. O Brasil já vivenciou épocas de extremo vandalismo político, a palavra é forte, porém cabível, pois políticos elegidos pela confiabilidade do povo utilizavam os bens públicos como se seus fossem em particular e quando indagados quanto ao caso apenas diziam estarem usando os mesmos em favor do bem estar social, da melhoria do país para a sociedade brasileira. Diante da falta de ética e moral inenarráveis a população brasileira só recebia em resposta as desculpas sem fundamento e as mentiras mal formuladas. De forma geral as denuncias feitas ao judiciário na sua grande maioria eram arquivadas, o legislativo não agia com intuito de criar leis que sancionasse tamanha ilicitude, uma rede de mafiosos políticos tomavam conta do poder executivo e não muito se podia fazer em relação a isso.

Todavia o país evoluiu, a sociedade passou a ser ouvida e aos poucos política brasileira tem melhorado, isso não significa que esse seja um âmbito de legalidade e lealdade, muito menos que esteja da forma que a sociedade mereça, mas os primeiros passos já foram dados. Com intuito de cessar os gastos excessivos dos representantes do povo a Constituição Federal estabeleceu em seu artigo 70, parágrafo único, que prestará contas toda e qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária. Desse modo, os entes públicos devem obedecer ao princípio da publicidade e prestar contas ao Poder Legislativo e à sociedade, o desrespeito a essa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com