TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRAJETÓRIA HISTÓRICA BRASILEIRA: FACES DO PERÍODO DE 1960 A 1980 SOB O ENFOQUE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E DO DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

Artigo: TRAJETÓRIA HISTÓRICA BRASILEIRA: FACES DO PERÍODO DE 1960 A 1980 SOB O ENFOQUE DAS POLÍTICAS SOCIAIS E DO DESENVOLVIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 6

Sumário

1-INTRODUÇÃO 4

2-CARACTERÍSTICAS DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1960 A 1980. Erro! Indicador não definido.

3- POSTURA DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE ÀS POLITICAS SOCIAIS NO PERÍODO DE 60 A 80. 7

4- COMPORTAMENTO DA SOCIEDADE NA DÉCADA DE 60 A 80 Erro! Indicador não definido.

5-CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

REFERÊNCIAS. 10

1-INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca compreender a trajetória histórica brasileira ocorrida na década de 60 a 80 no âmbito do serviço social, e para essa compreensão é preciso estudar o contexto histórico dessa época, analizando principalmente as políticas públicas. Assim como todas as ciências que surgiram na humanidade,foram ganhando espaço e com as descobertas foram sendo renovadas e melhoradas nas pesquisas e ganharam avanço com o passar dos anos, o serviço social ao longo da década foi ganhando espaço e melhorando as políticas públicas, claro que da mesma forma que aconteceu com as outras ciências ,não foi fácil para o serviço social chegar aonde chegou, é por isso que é importante lembrar antes da década de 60 a 80, um pouco a trajetória do serviço social.

Segundo GOES( 2009), a primeira localização do serviço social como profissão situa-se no processo de reprodução das relações sociai, pois o serviço social surgiu na evolução industrial, no momento em que a classe trabalhadora buscava conquistar melhorias, é nesse cenário que surge o serviço social, com o objetivo de fazer obras assistencialistas , que beneficiavam alguns e era praticamente dominado pela classe da burguesia, apenas na década de 30 e 40 que surgiu a profissão no cenário brasileiro, e desde então o serviço social foi ganhando espaço, e da mesma forma ,na década de 60 a 80 o serviço social está no meio de um cenário, onde precisa gerar mudanças, e esse cenário é a ditadura militar que ocorreu nessa década,duas décadas divididas por lutas , lutas que trouxeram vitória, ocorrendo melhorias para a implatação do serviço social enquanto profissão,o que mostra que tanto no inicio do surgimento do serviço social , como em qualquer década, o serviço social atua como intervenção nas questões sociais. Para compreender esse contexto dessa trajetória o trabalho está dividido em alguns tópicos que seguem abaixo.

2-CARACTERÍSTICAS DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1960 A 1980.

Para Dallago (2007) ,no Brasil as políticas sociais tem sua origem estreitamente ligada ao desenvolvimento urbano industrial, no qual o Estado redefiniu suas funções e passou a utilizar mecanismo institucionais de controle. Com o avanço da revolução industrial, evidenciaram as expressões da questão social, aumentando a pobreza, o desemprego e por outro lado enriquecendo os proprietários.

Essa desiguladade social levou os trabalhadores a se manifestar, começaram se organizar em classe causando revoltas em busca da sobrevivência, sendo que no início o Estado conseguia intervi as manifestações com a força policial, prendendo e maltratando os trabalhadores. Mas na década de 30 o governo começou a tratar a questão social como um ploblema político, e assim criando a política social.

Segundo Dallago (2007,p.3):

As políticas sociais aparecem como projetos e programas variados, implementados por instituições, objetivando minimizar as desigualdades sociais e a pobreza decorrentes do modo de produção, com estímulo do poder aquisitivo através de benefícios monetários, durante períodos de desempregos e/ou recessão; reprodução e manutenção direta da força de trabalho; subsídios a salários baixos e irregulares. Também, toma a dimensão de controle social, uma válvula de escape; uma política eleitoral de controle do cotidiano.

Segundo Dallago( 2007), as políticas sociais no período de 1930 a 1960 caracterizou-se com o desenvolvimento mais direcionado para a classe trabalhadora, com o objetivo de criar condições favoráveis aos trabalhadores, garantindo-lhe os direitos devidos, e isso só foi possível, devido as lutas das classes trabalhadoras, que não desistiram de lutar por suas conquistas.

Já na década de 60, no ano de 1964, começa o regime militar no Brasil, esse regime foi de caráter autoritário e nacionalista que durou 21 anos, até no ano de 1985. Nesse período o governo pôs em prática vários atos institucionais, mudou a constituição de 1946, que foi substituida pela constituição de 1967, ao mesmo tempo o Congresso Nacional foi dissolvido e foi criado um código de processo penal militar que permitia que o exército brasileiro e a polícia militar do Brasil pudesse prender e encarcerar pessoas consideradas suspeitas.

Durante os anos da ditadura militar, as políticas sociais possuiram em seu interior o objetivo de legitimação do sistema autoritário vigente(DALLAGO,2007). O cenário das políticas sociais mudaram, o que tinha antes caráter de lutar pela classe trabalhadora, agora era caráter assistencialista e clientelista.

Esse período foi marcado por muitas tragédias, onde apenas o regime militar dava ordens, mas em 1978, um grupo formado por sindicalista começaram novamente as manifestações contra o regime militar, levando assim ao cenário novamente diferente, onde as vozes começaram aser ouvidas e o regime foi decaído. Segundo Dallago(2007,p.4):

A sociedade, portanto, encontrou forças diante da repressão vivida, manifestando-se e lutando por seus interesses. Logo, a pressão destes grupos populares, as buscas de soluções políticas, econômicas e sociais, leva a sociedade a instaurar a Assembléia Nacional Constituinte em 1986, que resulta em 1988 na Constituição Federal.

Apesar de toda conquista obtida com a Constituição de 1988, onde visava o direito da sociedade, a luta ainda não acabara, mas a força e a união do povo mas uma vez ,tinha novamente mudado o cenário da história.

3- POSTURA DO SERVIÇO SOCIAL FRENTE ÀS POLITICAS SOCIAIS NO PERÍODO DE 60 A 80.

Apartir do ano de 1964, quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com