TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRENS DE ENGRENAGENS

Trabalho Universitário: TRENS DE ENGRENAGENS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

Rodas Dentadas

O sistema Corrente/Roda Dentada se constitui no principal meio utilizado na indústria para transmitir potência e movimentar mecanismos onde se requer deslocamento positivo, relação de transmissão precisa e posicionamento perfeito. A seguir enumeramos as principais vantagens que fazem com que este sistema seja preferido em todos os setores industriais:

- Meio altamente eficiente e versátil para transmitir potência: Em equipamentos complexos onde se requer velocidades diferentes em vários eixos, o uso de rodas dentadas e correntes permite inúmeras relações de transmissão, apenas alterando o número de dentes das rodas dentadas.

- Rendimento de até 98% em condições corretas de trabalho: Equipamentos como os da Indústria Siderúrgica, Papel e Celulose, Movimentação e processamento de Grãos, dentre outros, que demandam grandes potências têm seu aproveitamento de energia otimizado pelo uso de acionamentos por correntes e rodas dentadas.

- Relação de velocidade constante entre a engrenagem motriz e a movida: Máquinas como as de embalagem, por exemplo, ou na indústria de conformação de couros e sintéticos.

- Possibilidade de funcionar em locais de difícil acesso, grandes distâncias entre centros, condições abrasivas ou poeirentas: Aplicações como a indústria química e de materiais de revestimento, onde não se tem condições de confinar os acionamentos, especialmente em grandes distâncias entre eixos, a transmissão por corrente e roda dentada é o sistema mais indicado.

- Resistem a temperaturas mais elevadas: Equipamentos principalmente da indústria siderúrgica, normalmente são acionados por correntes e rodas dentadas, já que estes elementos apresentam vantagens com relação aos sintéticos como as correias ou em relação aos sistemas de engrenagem que exigem lubrificação especial.

- Podem operar em velocidades mais baixas: Em sistemas de transporte de produtos como na indústria da madeira, onde as cargas são altas e a velocidade é baixa, o sistema corrente e roda dentada permite velocidade constante sem deslizamento com relação aos eixos.

- Intervalos de ajuste menores: As rodas dentadas e correntes continuam transmitindo movimento com eficiência, mesmo depois de elevado grau de desgaste, graças ao deslocamento positivo (não há deslizamento), eliminando assim a necessidade de ajustes constantes, especialmente em equipamentos pesados (como os da indústria do petróleo) ou quando se tem um local de difícil acesso.

- Não se deterioram na presença de óleos e graxas, ou por operarem expostas ao sol: em situações onde não é possível proteger o equipamento, quer pela sua dimensão ou por sua natureza, as correntes e rodas dentadas são muito mais resistentes à deterioração pelas intempéries. Além das aplicações ilustradas, outras podem ser descritas, como:

- Reduzem o risco de fogo causado por cargas estáticas.

- Permitem distância entre centros praticamente irrestrita;

- São mais fáceis de instalar;

- Tem grande capacidade de absorver vibrações;

- Apresentam menor desgaste, devido à distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com