TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Final

Trabalho Universitário: Tcc Final. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  4.684 Palavras (19 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 19

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Nome: Salvina Soares Barbosa

RU: 626275

Matemática e os jogos como alternativas no ensino aprendizagem

Capelinha

2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Nome: Salvina Soares Barbosa

RU: 626275

Trabalho de conclusão de curso apresentado à faculdade internacional de Curitiba como requisito parcial par obtenção do título de pedagoga

Capelinha

2013

Sumário

Resumo: ------------------------------------------------------------------------------------------- 4

Introdução----------------------------------------------------------------------------------------- 5

1º capitulo: O ensino da matemática e o conceito de jogos ------------------------ 7

2º capítulo: A importância do jogo no ensino da matemática ---------------------- 9

3º capítulo: Matemática e o prazer em aprender ------------------------------------ 15

Metodologia ------------------------------------------------------------------------------------ 18

Considerações finais ------------------------------------------------------------------------- 19

Referencias ------------------------------------------------------------------------------------- 20

Resumo

O presente trabalho apresenta relatos de experiências no processo de ensino e aprendizagem de uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública. O trabalho foi realizado na escola estadual de Ribeirão da Folha no município de Minas Novas. A utilização de jogos como estratégias para desenvolver a aprendizagem mostra que é possível alcançar bons resultados.. O trabalho visa também desenvolver o gosto pelos conceitos matemáticos. Não dá para ignorar a matemática, pois ela faz parte da nossa vida desde o nascimento. No desenvolvimento do trabalho será relatado as dúvidas e dificuldades dos alunos apresentadas durante as aulas de matemática. Também será mostrado como o uso de jogos facilita o entendimento do aluno. A palavra jogos será repetida várias vezes, pois o tema é abrangente e não há como substitui-la por outra palavra.

Palavra chave: matemática, jogos, algoritmos, regras, números.

Introdução

O domínio da matemática tem se tornado cada vez mais essencial à vida humana. Para compreender a matemática é necessário conhecer e aplicar algoritmos. É necessário que o ser humano conheça os algoritmos para resolver muitas situações do cotidiano.

Com o excesso de atividades o ser humano tem buscado alternativas para compreender o processo matemático. Os jogos passaram a ser essa alternativa, pois à medida que o ser humano está aprendendo ele está também brincando. Também está sendo desafiado e esse desafio meche com a vaidade das pessoas.

Os jogos proporcionam aos estudantes uma forma prazerosa de aprender e aprimorar a didática da matemática.

Para SOUSA (2002,P. 132) trabalhar com jogos na sala de aula é muito importante . Ele nos diz que:

“A proposta de se trabalhar com jogos no processo de ensino aprendizagem da Matemática implica numa opção didático –metodológica por parte do professor ,vinculada as suas concepções de educação, de Matemática, de mundo, pois é a partir de tais concepções que se definem normas ,maneira s e objetivos a serem trabalhados coerentes com a metodologia de ensino adotada pelo professor”

Através de jogos é possível libertar o cidadão do egocentrismo, pois através do mesmo eles aprendem a jogar juntos, construir regras, cooperar, superar derrotas, lidar com a vitória e vencer o individualismo.

Através dos jogos é possível o aluno expressar seus sentimentos e qualidades. Ao observar um grupo de alunos jogarem o professor tem a capacidade de fazer um perfil de cada aluno, através do jogo a criança se desperta e é a partir daí que o professor pode conhecê-lo mais. As regras estabelecidas mostra a criança que é preciso saber obedecer as regras para viver em sociedade, e quebra-las pode trazer transtornos. É preciso que a criança compreenda que em um jogo uns perdem, outros ganham.

Para subsidiar este trabalho foi observado como se dá o processo de aprendizagem através de jogos em uma turma do 6º ano. O trabalho foi realizado no período de 12 de setembro a 15 de outubro.

Este trabalho está estruturado em três capítulos. O 1º visa explicar sobre a definição de jogo na visão de alguns autores. O 2º vem mostrar a importância dos jogos no ensino da matemática e o 3º fala sobre o prazer em aprender matemática. Objetivo deste trabalho é mostrar que os jogos proporcionam aos alunos um melhor desempenho nas aulas de matemática.

1º capítulo

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com