TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnica Vocal

Trabalho Escolar: Tecnica Vocal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  10.550 Palavras (43 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 43

Studio Mel

Técnica Vocal

CONSIDERAÇÕES INICIAIS.

Parece que assistimos, nos dias de hoje, à recuperação do interesse pelos problemas ligados à voz e à educação vocal. Descobre-se, ou melhor, se redescobre, a importância da função vocal na estrutura da personalidade. Descobrir a própria voz torna-se, algumas vezes, sinônimo de encontrar o próprio equilíbrio psicológico. No entanto, é no nível da voz cantada que a evolução das idéias é mais surpreendente. O canto não é mais uma arte reservada a alguns iniciados em conservatórios ou cantores profissionais, e desperta um interesse maior junto a numerosos apaixonados pela música e junto a milhares de ouvintes que em seu dia a dia descobrem na sua própria voz um instrumento susceptível de evoluir e de se aperfeiçoar. A arte de cantar tem ocupado grande espaço em nossa mídia e meios de comunicação, despertando o nosso interesse pela "cultura vocal", tão presente em cada momento de nossa vida. O canto é uma arte difícil e seu ensino permanece como um trabalho delicado e complexo. Muitos cantores e professores de canto já escreveram a este respeito, tentando compartilhar suas próprias experiências. Em nosso curso de canto propomos ocupar um lugar à parte. O Maestro Ernesto Leal , dirigente do nosso curso de canto, tem o raro privilégio de possuir, não somente, uma sólida formação musical , mas sobretudo de ter dominado o conhecimento da arte de cantar e dos mecanismos da biofísica da fonação e de tê-los posto a serviço como um trabalho de colaboração com aqueles que trabalham o mecanismo da voz no Brasil. A sua experiência como professor de canto é enriquecida por um profundo conhecimento sobre fonética em todas as suas formas. A formação polivalente do Maestro Ernesto Leal, assim como sua longa experiência pedagógica, lhe permitem abordar o canto sob todos seus aspectos, desde as noções fisiológicas de base até o trabalho prático. Suas idéias pessoais sobre a educação vocal são apresentadas numa linguagem clara e acessível a todos e vocês encontrarão com prazer , as idéias fundamentais deste pedagogo reconhecido por sua competência , eficácia, autoridade e bom humor. Todos aqueles que se interessam pela educação da voz cantada, poderão tirar grande proveito, em nosso curso, para aprender e nutrir suas próprias reflexões além de enriquecer sua prática cotidiana. A Técnica da Voz Cantada , abordada em nosso curso , transmite todos " os segredos" sobre o assunto em uma linguagem simples e bastante acessível a todos os Rua Valparaíso, 83 / 302 - Bairro - Tijuca. Cidade Rio de Janeiro TELEFONES PARA CONTATO : (0 21) 3283 3000 / (0 21) 8344 4808 Direção Maestro ERNESTO LEAL - OMB 33.997

Página 1

Studio Mel

interessados na arte de cantar. Arte esta que utiliza o mais prefeito instrumento musical já "inventado": a voz. O maestro Ernesto aborda a técnica vocal desde as noções básicas de anátomofisiologia até sua aplicação na prática do canto, não esquecendo os aspectos psicológicos e sensoriais do gesto vocal. O objetivo essencial é de desenvolver a voz natural do aluno, que pode adquirir o estilo, a declamação, a inteligência do texto e a interpretação, mas nada poderá lhe dar aquilo que ele deve ter naturalmente: um bom órgão vocal e "um grande amor ao canto", uma qualidade rara e insubstituível. A voz humana é um instrumento único, desde que o cantor saiba torná-la ágil, dócil e expressiva. E não há dúvida que o talento do cantor depende de sua personalidade, estilo, poder de expressão, gosto e ritmo. Todas estas qualidades são naturais e só irão progredir se praticados e treinados à exaustão, pois cantar bem é fruto de um por cento de inspiração e de preciosos noventa e nove por cento de transpiração.

Apesar do nosso curso ser inicialmente direcionado àqueles que se dedicam a arte de cantar e que sonham em se profissionalizar, ele também é direcionado a todos que ainda sejam iniciantes e aos que queiram cantar somente como uma Terapia ou Hobby.

A VOZ CANTADA

O cantor necessita aprender como usar a sua voz como um instrumento materializado, pois ele possui os órgãos fonatórios e a fonte de energia necessária, o sopro, para produzir o som. Bem... a serviço da música, o sopro possibilita modular, enriquecer e sustentar as sonoridades vocais e torná-las mais expressivas. Através da articulação e das múltiplas modificações do colorido vocal, a voz cantada tem excepcionais possibilidades e qualidades capazes de suscitar, aos que são sensíveis, todo um conjunto de sensações e emoções, assim como estados de ânimo coletivos. Nenhum instrumento é comparável à voz, ela é a única que tem o privilégio de unir o texto à música. Mas, só emociona dependendo da sensibilidade e da musicalidade do intérprete. Pois, além das notas e palavras, existe algo invisível, impalpável, que é preciso adivinhar, sentir, expressar e que não está escrito. Para o cantor, a voz também é uma atividade artística e intelectual da qual a inteligência participa, mas a primazia é dada à expressão e à emoção. A voz é, para Rua Valparaíso, 83 / 302 - Bairro - Tijuca. Cidade Rio de Janeiro TELEFONES PARA CONTATO : (0 21) 3283 3000 / (0 21) 8344 4808 Direção Maestro ERNESTO LEAL - OMB 33.997

Página 2

Studio Mel

ele, um canto interior e vibrante através da qual pode liberar pensamentos e sentimentos que não poderia expressar de outra forma. É também verdade que o cantor expressará de modos diferente esse canto interiorizado e sentido, segundo sua concepção da obra a ser interpretada e das infinitas nuances da sua voz. Seu poder expressivo refletirá tanto seu temperamento como sua personalidade. A voz e a personalidade estão estreitamente relacionadas e são inseparáveis já que traduzem o ser humano na sua totalidade. Entre o corpo e a voz existe uma íntima relação. É com eles que o cantor exterioriza sua afetividade e desempenha o papel intermediário entre o público e a obra musical. Mas, para isso é preciso que ele possua uma técnica precisa e impecável a fim de poder dominar as inúmeras dificuldades que vai encontrar. Será, principalmente, pelo domínio do sopro que ele poderá dominá-las com sucesso. Abordaremos a TÉCNICA VOCAL em toda a plenitude porque para o cantor este é o meio mais seguro para responder às exigências da música, da interpretação e para não trair as obras que ele deverá interpretar.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com