TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Administração

Artigos Científicos: Tecnicas De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

Plano de Trabalho

A importância do profissional de recursos humanos e da administração pessoal

Conhecer o negócio da empresa, missão, visão e valores são necessidades de todos os colaboradores, principalmente daqueles que atuam no setor de Recursos Humanos. Para desempenhar bem a sua função, "vestir a camisa" e sentir-se pertencente ao negócio, todos os funcionários devem conhecer os objetivos de sua empresa para poder integrar-se ao meio e estar em consonância com as metas da organização. O planejamento estratégico deve ser comunicado, desde o nível estratégico até o operacional. A comunicação dentro da empresa deve ser clara e objetiva, transmitida pelos seus líderes e acompanhada de perto pelo setor de recursos humanos. Os profissionais de recursos humanos devem posicionar-se na organização, atuando de forma estratégica. Quando se conhece a estratégia do negócio, é possível acompanhar e monitorar a comunicação dentro da empresa, tomando decisões e realizando ações em todos os subsistemas, alinhados à estratégia empresarial.

É fundamental que o setor de recursos humanos tenha acesso as informações estratégicas da empresa, e possa participar ativamente deste processo de planejamento. Agir de forma estratégica é ter abertura para participar das reuniões de diretoria, não apenas como um ouvinte, mas como alguém que vai entender e poder colaborar para o desenvolvimento e alcance dos objetivos organizacionais.

Para que o recursos humanos seja, o que hoje chamamos de RH estratégico, os profissionais que atuam nesta área precisam desenvolver e possuir diversas habilidades e atitudes que irão auxiliar a sua inclusão no nível estratégico das organizações. É necessário ter uma excelente capacidade de comunicação e atitude de posicionamento dentro da empresa, de maneira que consiga ter acesso e possa participar de forma efetiva das decisões estratégicas do negócio. É preciso agir, saber negociar, liderar e ter uma capacidade de ver o negócio de maneira global, a chamada visão sistêmica, e não ficar simplesmente esperando um convite da diretoria para participar deste processo. Saber vender o seu ponto de vista, a sua importância dentro da empresa é um fator determinante, onde somente assim os profissionais de recursos humanos poderão ter a oportunidade de participar, conhecer melhor as outras áreas da empresa, apresentar seus projetos conforme os objetivos e assim poder implementar e apresentar os resultados da sua área para a empresa.

Iniciativa, conhecimento e negociação: essas são as principais competências que deverão ser desenvolvidas nos profissionais de recursos humanos. É necessário compreender muitas vezes, inclusive, conceitos de outras áreas, como por exemplo: marketing, finanças e logística. Podendo entender a linguagem dos demais setores de uma empresa, será mais fácil entender o que eles dizem, propõem e assim poder argumentar as suas necessidades e sugestões de maneira mais fácil. Ser estratégico é posicionar-se de maneira coerente e participativa, podendo integrar as áreas e proporcionar o melhor para os colaboradores da organização, buscando otimizar resultados através das pessoas.

Em tese, um conceito deveria ser um termo que define uma realidade específica. A ciência se baseia em conceitos como os de massa, força, aceleração, etc.

No mundo corporativo não é diferente, nossas atividades e progressos estão atrelados a conceitos como valor, rentabilidade, capital humano, comprometimento, E.V.A., entre tantos outros.

Acontece que a ciência da administração de pessoas e resultados não é uma ciência exata como a Física ou a Matemática, mas uma ciência humana.

Esta particularidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com