TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Construção

Exames: Tecnicas De Construção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2013  •  711 Palavras (3 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 3

1) É a área de trabalho fixa e temporária, onde se desenvolvem operações de apoio e execução de uma obra, ou seja, o conjunto de áreas destinadas à execução e apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas de vivencia. Classifica canteiro de obra: o terreno limpo e com o movimento de terra executado, é preparado de acordo com as necessidades de cada obra; deverá ser localizado em áreas onde não atrapalhem a circulação de operários veículos e a locação das obras.

2) Se dividem em: área disponível para as instalações; empresas empreiteiras previstas; máquinas e equipamentos necessários; serviços a serem executados; materiais a serem utilizados; prazos a serem atendidos.

3) É organizado de maneira a determinar os espaços destinados às instalações que permanecerão fixas durante a execução da obra; um estudo da movimentação de máquinas e equipamentos móveis; análise cronológica das instalações de máquinas e equipamentos fixos; dimensionamento das instalações de armazenagem; evitar ao máximo o deslocamento das instalações durante a construção.

4) É a transferência dos dados e medidas de um projeto para um terreno. É de grande importância e cuidados devem ser tomados para as medidas serem as mais precisas possíveis. Como objeivo de locar a obra: deve estar limpo e sem vegetação, utilizar instrumentos de medida, como trena de pelo menos 20metros e mangueira de nível, em perfeito estado de conservação, estar com os projetos de implantação e locação da obra; ter todos os materiais necessários (sarrafos, pregos, lápis, estacas, entre outros), ter certeza da veracidade do nível de referência, ter auxiliares competentes.

5) É o elemento estrutural que transfere ao terreno as cargas que são aplicadas à estrutura.

6) As estacas de deslocamento são aquelas introduzidas no terreno através de algum processo em que não há a retirada do solo.

As estacas escavadas são aquelas executadas “in loco” através de perfuracão do terreno por meio de equipamento próprio, com remocão do solo, com ou sem revestimento, com ou sem a utilizacão de fluido estabilizante.

7) O tipo de fundação deve ser escolhida com base nos seguintes fatores: fatores térmicos, tais como a natureza e característica do solo, nível de lençol d’água no local, recalques admissíveis e esforços solicitantes previstos; fatores econômicos como custos para execução dos diversos tipos, situação e disponibilidade de espaços, canteiros de obras, condicionantes construtivas do projeto e riscos com relação a vizinhos e terceiros, etc.

8) A Estaca Strauss é o tipo de fundação mais antigo de escavação mecânica que se têm conhecimento. Com a estaca strauss executam-se fundações em diversos tipos de solos, em concreto simples ou armado, moldada in loco, executada com revestimento metálico recuperável. Apresenta vantagem pela leveza e simplicidade do equipamento que emprega, pode ser utilizada em locais confinados, em terrenos acidentados ou ainda no interior de construções existentes, com pé direito reduzido.
O processo não causa vibrações, o que é de muita importância em obras em que as edificações vizinhas, dada a natureza do subsolo e de suas próprias deficiência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com