TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Negocição

Ensaios: Tecnicas De Negocição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  4.149 Palavras (17 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

Nesta ATPS podemos perceber que a negociação faz parte do nosso dia a dia, e tem passado por desenvolvimento constante. Vamos conhecer o conceito de alguns renomados autores, as diferentes definições, as variáveis básicas, as habilidades necessárias e o planejamento em uma negociação, a importância de uma boa comunicação, uma postura ética formando uma idéia clara, baseado em um roteiro necessário para evitar erros que podem comprometer todo êxito final de uma negociação. A importância de ser um bom negociador e de obter entendimento de que negociar não significa enfrentamento, mas harmonização de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam sair beneficiados.

ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS

O que podemos dizer é que é muito mais fácil falar do que vivenciar. Pois receber uma resposta negativa não é agradável pra ninguém, mas faz parte do nosso cotidiano e principalmente da evolução. É mais fácil lidar com situações fáceis, onde temos positividade naquilo que buscamos, do que quando se recebe uma resposta negativa. Porém, de uma resposta negativa, damos a volta por cima, com isso vamos evoluir cada vez mais. Se não arriscarmos, não vamos jogar se não jogarmos, não temos como saber se vamos ganhar ou perder. Se perdermos, temos a chance de partir para planos B ou C, muitas vezes mais interessantes. Tentar é muito mais sábio do que ficar esperando por resultados positivos de braços cruzados, portanto estamos sim preparadas para ouvir uma resposta negativa.

Continuar contribuindo, opinando e propondo mudanças é uma forma inteligente de demonstrar que realmente estamos “vestindo a camisa”. Ter jogo de cintura nos ajuda a amadurecer pessoalmente e profissionalmente, esperamos à hora certa para uma negociação de sucesso.

Para que isso aconteça devemos ter algumas preocupações e cuidados redobrados para não obtermos uma resposta duplamente negativa. Definindo algumas estratégias, e reunindo argumentos, fazendo um bom planejamento para chegar a um bom resultado.

Primeiramente é preciso ter plena consciência, fazendo uma auto-avaliação sobre nós mesmos, avaliando todos os pontos, nos quais de alguma maneira trouxeram ganhos positivos para a empresa; se realmente somos merecedores de um aumento salarial, ou se estamos fazendo somente a nossa obrigação. É importante destacar onde estamos sendo mais produtivos e onde é preciso buscar melhorias.

Fazer uma avaliação para saber como anda a economia é essencial, conhecer bem a empresa, pesquisar a sua cultura, sua política, seus dados de produtividade, dados de faturamento, ranking no mercado, se o volume de dividas é grande, se há projetos de expansão, dependendo desses critérios é perceptível o momento certo para a busca de uma negociação salarial. Caso o momento seja desfavorável, ou se a empresa estiver passando por uma crise financeira, é preciso retardar a negociação. Mas se o momento for avaliado propício, mãos a obra.

Reunir informações sobre como anda o mercado de trabalho em nossa área é muito importante, nos dando mais segurança na hora de negociar um aumento salarial, pois temos uma base que demonstrará se estamos dentro ou fora da faixa paga pelo mercado.

Tendo a percepção de que houve uma evolução dentro do nosso cargo, da contratação, até os dias atuais, pois eram exercidas determinadas tarefas e com o passar do tempo assumimos novas responsabilidades, isso demonstra que temos diferencial, e que podemos argumentar a nosso favor. Deixar claro também, que para nosso crescimento dentro da empresa estamos correndo atrás de novas fontes de informação e conhecimento, ingressando em um curso superior, do qual a empresa será beneficiada, com um colaborador mais qualificado, que buscará novas idéias, resultando em melhorias no campo profissional.

Podemos relembrar algum projeto executado recentemente e usar isso a nosso favor, deixando claro que tivemos um bom feedback, mostrando que a empresa teve algum ganho considerável seja no ambiente organizacional, administrativo, produtivo ou financeiro.

Outro argumento que pode ser citado, porém apenas para reforçar o nosso empenho dentro da empresa e o qual hoje em dia, tem muito valor e importância, é a rotatividade, então se o funcionário tem um bom histórico dentro da organização, pode levar isso a seu favor, com cautela para que não pareça estar desmerecendo os demais colaboradores, Outro ponto considerável é de que se somos bons funcionários a ponto de pedir um aumento, é porque o nosso número de faltas deve ser relativamente baixo, o que mostra interesse e comprometimento com a empresa. Lembrando que são argumentos válidos apenas para enriquecer nossos pontos positivos, variando de pessoa a pessoa.

Saber se expressar é uma habilidade que conta muito, proporcionando um bom diálogo, passando tranqüilidade, demonstrando entusiasmo e que se tem uma visão de futuro positiva dentro da empresa. Podemos obter vantagens com essa técnica, como: apresentar projetos com maior segurança; ter credibilidade ao fazer seu marketing pessoal, propiciando aos superiores um melhor entendimento da mensagem que queremos passar, tendo sempre autoconfiança e autocontrole na medida certa.

Unindo o útil ao agradável, temos mais chances de sair de uma negociação como essa com sucesso. Para finalizarmos a conversa é importante que fique claro que independente da decisão a ser tomada seu estimulo em nada irá mudar.

DIFERENTES DEFINIÇÕES DE NEGOCIAÇÃO

Negociação é a maneira de chegar a um consenso a respeito de determinado assunto sendo ele conflitante ou não, visando alcançar resultados positivos por meio de um acordo, buscando a aceitação de idéias, propósitos e interesses mútuos. Também é bastante utilizada para estabelecer regras de convívio ou mudar regras que já existam, a fim de resolver ou evitar conflitos entre as partes envolvidas, ou seja, é uma troca de informações para encontrar o melhor resultado possível. Busca um acordo entre duas ou mais partes, independentes ou interdependentes, que possuam alguma autonomia de decisão. As pessoas que negociam tendem a dar mais valor a satisfação pessoal do que às vantagens pecuniárias, importante item que deve ser levado em conta quando partimos para uma negociação. A satisfação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com