TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnólogo em Segurança Pública

Por:   •  2/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.696 Palavras (7 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]                                                          [pic 2]

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

PROJETO MULTIDISCIPLINAR

INTRODUÇÃO A GESTÃO

Autor – Tiago Costa Luz

Curso do Centro Universitário ETEP

em Convênio Interinstitucional com a Faculdade UniBF

Curso: Tecnólogo em Segurança Pública

Data de início no curso: 24/03/2023

Data de envio do trabalho: 10/11/2023

Novembro 2023

RESUMO

        O presente trabalho busca trazer a noção de introdução a gestão, explanando sobre seus princípios e objetivos. Outro ponto do trabalho é demonstrar a importância do gestor, como administrador de pessoas.

        De inicio pode se dizer que gestão é o ato de administrar, tanto pessoas como instituições, são pessoas com funções especificas de definir e implementar estratégias nas organizações. A atividade de gestão é exercida dentro de organizações, fazendo assim eles tenham características especificas de liderança para que unidos, todos os envolvidos possam atingir os objetivos esperados.

Palavras-chave: Gestão; Gestor; Organização

1 INTRODUÇÃO

        

        Gestão é definida como o ato de organizar e gerenciar recursos, pessoas, processos e estratégias com intuito de alcançar um objetivo preestabelecido pela equipe ou pela organização.

        O profissional que exerce a atividade de gestão é o gestor, que é uma pessoa com designação e função especifica, a de trabalhar em equipe, de orientar os membros dessa equipe para que os objetivos, para que as metas estabelecidas sejam cumpridas de forma eficaz.

        A sociedade sempre se organizou de forma que as relações entre as pessoas seja a melhor possível, sempre no intuito de se desenvolver, de evoluir, de se proteger de intempéries da natureza e para se sobressair em relação ao outro. Para isso a sociedade precisou utilizar da gestão para realizar esses atos, desde gerir seus recursos para enfrentar o frio de um inverno severo, ou a seca, de gerir seus recursos humanos e  elaborar estratégias militares para que pudesse se defender de nações hostis que buscavam tomar a si tais recursos. Todos esses atos, feitos, eram geridos por um gestor, que poderia ser um governante de um reino quem mantinha o exército, ou um líder de aldeia que mantinha ela alimentada mesmo no inverno. Diante disso, o que se tem em comum nas características dos gestores mencionados, mesmo que em escala diferenciada, é que eles exercem também uma função de liderança entre seu grupo.

        Hoje, cada vez mais as organizações buscam pessoas que saibam traçar metas, solucionar problemas de forma inteligente, criativa e utilizando o mínimo de recurso para se alcançar objetivos estabelecido. Esses são as principais características que o gestor tem que ter nas organizações moderna.


2 FUNÇÃO DO GESTOR  E CARACTERISTICAS DE GESTÃO DE QUALIDADE

        A gestão está presente em todas as áreas de uma organização, sendo assim se faz necessário que o gestor domine as quatro funções administrativa: planejar, organizar, controlar e liderar.

        Função de Planejar – Toda empresa precisa ter metas, para que se possa ter a noção de que tamanho ela pretende ser, precisa saber o seu proposito dentro do mercado. Levando em conta isso, a empresa tem que analisar todo o cenário que ela está inserida, verificar fatores internos e externos, como o produto que oferece, seu grau de experiência no setor, bem como seus concorrentes, buscando entender as estratégias de mercado deles, para que se possa ter uma disputa, uma concorrência mais justa. Tendo o resultado desses levantamentos, e a partir deles, são elaboradas estratégias, planos de atuação no mercado para que os gestores e colaboradores possam se guiar.

        Função de Organizar – É a característica do gestor de ser capaz de organizar pessoas, ações e planos operacionais para atingir os objetivos propostos.

        Função de Controle – É a característica de poder fiscalizar e administrar determinada coisa, de saber de tudo que acontece em cada setor gerido e assim definir ações para corrigir erros e evita-los no futuro.

Função de Dirigir- É a maneira como pessoas e os processos são conduzidos. Para tanto, os processos e atividades se utilizam de recursos financeiros, materiais e humanos para atingir os resultados estabelecidos. Também na direção fica evidente a forma de gestão.

        Além dessas quatro funções citadas, um bom gestor tem que ter em sim uma característica essencial, a liderança, característica esta do gestor de fazer com que os outros façam aquilo que ele, como líder, quer. O gestor, na função de líder, tem que ser capaz de motivar, de incentivar todos os liderados, e levando esse fato em conta, observa-se que essa motivação vem mais pelo exemplo do que somente pelas palavras ditas.

        Na função de gestor, a pessoa que é capaz de exercer essas quatro funções está qualificada para trabalhar e gerir pessoas e organizações de forma competitiva que o mercado tanto pede hoje em dia.

        Com base nas funções citadas, existem alguns princípios que o gestor tem quem levar em consideração para que sua gestão tenha qualidade.

        O primeiro está muito ligado ao mercado empresarial, pois trata sobre a vontade do cliente, pois são eles e suas necessidades que vão moldar a organização e a forma de trabalhar do gestor.

        O segundo é que o produto e os serviços são resultados dos sistemas, dos processos e dos métodos de qualidade utilizado pela empresa, dessa forma o gestor deve ser capaz de entender os sistemas, os métodos na criação do produto para que chegue com qualidade nos clientes.

        O próximo reforça que a qualidade é foco de toda organização, os gestores devem ser capazes de compreender que um produto ou serviço sem qualidade perde espaço no mercado tão competitivo como o de hoje.

        Para dominar os métodos de melhoria, assim proporcionar produtos de qualidade, o gestor deve se atentar a organização de sua gestão, tanto de material como de pessoal da instituição ou empresa. Ou seja, o ponto principal da gestão é a organização.

 

        


3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

        O gestor é um individuo com capacidade de liderar um grupo, as suas ações tem papel tanto direto como indiretamente nos seus resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com