TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Administração

Exames: Teoria Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria da estruturalista

Os precursores da teoria estruturalistas pode-se citar: Philip Selznick, Amitai Etzioni e Peter M.Blau e Scott.

Contribuições de Selznick

O estruturalista importante foi o sociólogo Philip Selznick, que, partindo do conceito de que organização é um sistema de atividades, entre duas ou mais pessoas, conclui que a organização formal constitui a expressão estrutural da ação racional.

Para esse autor, a análise estrutural da funcionalidade da organização é necessária para permitir conhecer as necessidades básicas que fazem com que esse sistema formal seja adaptável às influências do ambiente.

Contribuições de Etizioni

O estruturalista Etzioni, insatisfeito com as descobertas ocorridas na abordagem de relações humanas, consideradas por ele insuficientes para o entendimento das relações entre o homem e a organização, ele desenvolveu um trabalho em que obteve uma classificação das organizações e utilizando como base para o análise comparativa do controle e da autoridade. Obteve desse trabalho a classificação das organizações em três diferentes categorias:

• Organizações especializadas — com atividades de alto nível de especialização de seu pessoal.

• Organizações não especializadas — aquelas envolvidas com atividades de produção de bens.

• Organizações de serviços — o próprio nome já define a sua atividade, a característica diferenciadora dessas organizações é que as pessoas não são vinculadas à sua organização, tendo uma atividade temporária definida pela tarefa Específica de Assessoria ou pesquisa.

Contribuições de Blau e Scott

Dois autores que participaram dessa fase estruturalista foram Peter Blau e Richard Scott, em sua obra em 1962, denominada Organizações formais, esses autores consideraram como ponto de partida dos conceitos e das classificações dos tipos de organizações e procuram examinar os conflitos que existem entre os fatores internos e externos da organização.

Os fatores Internos são os membros da organização e externos são considerados o público que essa organização atende.

A interação entre esses dois fatores geram dois tipos de conflitos que são os:

- O que deve ser considerado organização formal e informal

- Qual deve ser a relação cliente/organização.

Blau e Scott não foram os primeiros a olharem as organizações do ponto de vista formal/informal. Max Weber, na sua teoria burocrática, já o havia feito e, mais tarde, Simon e Parsons também conceituaram organizações formais.

Para eles buscaram reconhecer que dentro de organizações formais existem organizações informais.

Para solucionar esses conflitos e tomar a organização mais eficaz, Blau e Scott propõem uma mudança organizacional, a partir da análise dos grupos formais e informais, do sistema de comunicação, de liderança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com