TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contabilidade

Dissertações: Teoria Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 3

1- Segundo a Resolução 1121/08 quais são os dois quesitos obrigatórios para um item ser reconhecido nas demonstrações contábeis?

R: (a) for provável que algum benefício econômico futuro referente ao item venha a ser recebido; (b) ele tiver um valor ou custo que possa ser medido em bases confiáveis.

3- Caso a entidade não consiga comprovar com razoável certeza que um investimento trará benefícios econômicos futuros, como deve contabilizar o gasto?

R: Não será possível para a contabilidade reconhecer os gastos como ativos, mas deverão ser considerados como despesas e lançados no resultado do período ao qual pertençam.

4- O que é o “Conceito de Probabilidade” para definir o valor dos benefícios econômicos futuros apresentado na resolução 1121/08?

R: O conceito de probabilidade é usado nos critérios de reconhecimento para determinar o grau de incerteza com que os benefícios econômicos futuros referentes ao item venham a ser recebidos ou entregues pela entidade.

5- Conforme a Resolução 1121/08, como a entidade deve proceder para estipular um valor para um item do ativo?

R: O segundo quesito que qualifica um item para ser reconhecido como ativo é que possa ter um valor atribuído a ele, ou seja, a entidade precisa ter um parâmetro para mensurar monetariamente o item. A resolução 1121/08 aborda a questão em seu item 86 e afirma que em muitos casos não é possível ter um valor exato sendo necessária a utilização de estimativas. Tais estimativas são aceitáveis, desde que sejam desenvolvidas em bases confiáveis.

6- Em alguns casos, por exemplo, em processos judiciais, muitas vezes não é possível reconhecer o item no balanço patrimonial. Caso o valor seja relevante, como deve proceder a entidade?

R: Se não é possível determinar, em bases confiáveis, o valor que será recebido, ele não deve ser reconhecido como um ativo ou uma receita; a existência da reclamação deve ser, entretanto, divulgada nas notas explicativas ou demonstrações suplementares.

7- Qual é a Resolução que trata dos ativos intangíveis?

R: Resolução 1303 2010

8- Quais são os três quesitos que devem ser respeitados para que um gasto seja considerado um ativo intangível?

R: Identificável, controlável e benefício econômico futuro.

9- Quais são os dois quesitos que devem ser respeitados para que um ativo que se enquadre como intangível possa ser reconhecido nas demonstrações contábeis?

R: (a) for provável que os benefícios econômicos futuros esperados atribuíveis ao ativo serão gerados em favor da entidade; e (b) o custo do ativo possa ser mensurado com confiabilidade.

11- Quais são as quatro “bases” para avaliação dos ativos tangíveis? Classifique-os em valores de entrada e valores de saída.

R: Entrada : custo histórico e custo corrente

Saídas: Valor realizável ou de liquidação, e valor presente ou valor realizável líquido.

12- O que é o valor justo de um ativo?

R: Valor justo de um ativo é o valor pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com