TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Moeda

Artigo: Teoria Da Moeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES SOBRE A TEORIA DA MOEDA

1) Explique a diferença conceitual entre moeda lastreada e moeda fiduciária.

A moeda lastreada possui o lastro, ou seja, sua emissão ocorre de acordo com a quantidade de ouro existente. Como o ouro é um recurso finito e seu acesso é restrito, rompeu-se com o padrão-ouro e institui-se a moeda fiduciária, que ao contrário da primeira, não possui mais sua oferta atrelada ao metal, sua emissão se torna um critério das autoridades do país, sua é aceitação forçada (por lei) e o lastro é portanto rompido.

2) Como se define os meios de pagamentos da economia? Como os meios de pagamentos se diferenciam dos outros ativos financeiros da economia?

A oferta de moeda é chama de meios de pagamento. Os meios de pagamento podem ser definidos como o total da moeda disponível ao setor privado não bancário (população), para ser utilizado nas transações econômicas, que possui liquidez imediata, ou seja, que possa estar disponível e ser aceito nas transações rapidamente (ou quão ligeiro um ativo pode ser convertido no meio de troca da economia). Os meios de pagamento se dão pela moeda em poder do povo mais os depósitos a vista nos bancos. Se diferencia dos outros ativos financeiros da economia pois não rendem juros.

3) Qual a diferença entre a base monetária e os meios de pagamentos?

A base monetária é a soma da moeda em poder do público e das reservas bancárias. É praticamente o total da moeda emitida, excluindo apenas a moeda que permaneceu com o Banco Central.

Por outro lado, meios de pagamento são o total de moeda disponível ao setor privado não bancário, de liquidez imediata, ou seja, que pode ser utilizada imediatamente para efetuar transações

A diferença entre os conceitos é que os depósitos a vista não estão incluídos no conceito de base monetária, bem como as reservas bancárias não estão incluídas no conceito de meios de pagamento.

4) O que são reservas ou depósitos compulsórios? Para que são utilizados? Explique.

São percentuais dos depósitos a vista feitos nos Bancos Privados que são redirecionados ao Banco Central, para dar maior solidez e liquidez aos Bancos Privados. Exemplo: Se um depósito é feito no Itaú e o governo impôs uma taxa de 25% de depósito compulsório, R$25,00 terão de ser obrigatoriamente direcionado ao Banco Central. Os outros R$75 poderão ser utilizados em outros investimentos, pagamentos e oferta de crédito.

5) Qual é o efeito do aumento da taxa de depósito compulsório sobre os meios de pagamentos da economia? Explique.

O aumento da taxa de depósito compulsório faz parte de uma política monetária restritiva, que visa diminuir os meios de pagamento, ou seja, se há um aumento no percentual da taxa de depósito, uma maior parte do dinheiro terá de ser “guardado”, não sendo disponível aos Bancos Privados para os ofertarem como crédito e empréstimos.

6) De que forma o Banco Central pode atuar sobre o nível de meios de pagamentos por meio das operações de mercado aberto? Explique.

Por meio das operações com mercado aberto ou open market, o governo por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com