TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional

Seminário: Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Seminário  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 6

Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura

e Sociedade, Comportamento Organizacional.

Fabiano Galão

Ivan Campos

Elisa Nantes

Wilson Sanches

Mônica Silva

INTRODUÇÃO

Freelancer é o termo usado para denominar o profissional autônomo, que presta serviços em diferentes empresas atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência em destaque no mercado, principalmente na área do jornalismo, design, propaganda, Web, tecnologia da informação, fotografias, ilustracoes e muitos outros. A expressão, literalmente traduzida como "lanceiro livre", deriva dos cavaleiros medievais mercenários, que se colocavam a serviço dos nobres que lhes pagassem mais para guerrear.

Nos dias atuais, o número de trabalhadores freelancer vem crescendo bastante, tanto nas grandes como nas pequenas empresas, devido ao baixo custo, já que alguns nem precisam sair de casa para realizar suas atividades. Para o profissional, o sonho da independencia, o desejo por novos desafios, a criatividade e até possibilidade de ganhar bem mais e com horario flexivel tem contribuido para assumir-se como Freelancer,

Em alguns países, sobretudo no Brasil, é muito difícil legalizar-se nessa profissao devido a legislacao trabalhista que permite a contratacao de temporarios apenas em duas situacoes: picos de demanda e afastamento temporario de funcionarios.

QUESTÕES PROPOSTAS

QUESTÃO 1

Muitas empresas principamente ligadas a tecnologia, obedecem a lógica do capitalismo, em busca de custos baixos e consequentemente maior lucro. A IBM possibilita a negociação de horários, para um trabalho mais flexível – ou seja, o profissional pode entrar mais tarde, sair mais cedo e até mesmo compensar horas não trabalhadas em outro dia -, além de licenças não remuneradas que podem durar até 3 anos. Cada tipo de flexibilidade, porém, possui um público “ideal”, que muda de acordo com o momento pessoal e de carreira. Segundo pesquisas, existem funcionários que abrem mão de crescer rapidamente na empresa para trabalhar menos horas e ter uma rotina mais planejada. Outros são mais imediatistas e buscam desafios e resultados, mesmo que isso signifique um dia-a-dia imprevisível. Já as organizações burocráticas, como o próprio nome já diz, requer uma administração com muitas divisões, onde o funcionário deve fazer seu trabalho cumprindo metas e horários, seguindo regras, controles e procedimentos, muitas vezes desnecessários ao funcionamento da instituicao.

2.2 QUESTÃO 2

Empresas de vanguarda são aquelas que colocam seus valores no centro de cada estratégia, de cada ação. Nessas organizações, os colaboradores decidem onde e quando trabalhar. Para inovar, uma empresa nao precisa de genios, basta valorizar a criatividade dos seus funcionarios e investir no seu potencial e é isso que a tornará diferente das outras.

A IBM - empresa do ramo da tecnologia, é uma das empresas que oferecem flexibilidade de horários e onde se encontram funcionários motivados e satisfeitos. E há algum tempo poe em pratica politicas corporativas buscando beneficios para um ambiente de trabalho seguro e saudavel, repeitando o meio ambiente, conservando recursos naturais e esforcando-se para melhorar o desempenho do seu sistema de gestao ambental. A empresa, inclusive oferece programas de promocao de saude para os seus funcionarios, incentivando-os a perder peso e largar vicios, como o cigarro, por exemplo.

GOOGLE - Quando ouvimos falar em inovação no Google, a primeira informação disponível (também a mais comentada) é o fato de os engenheiros poderem dedicar 20% do tempo a suas ideias, sendo que eles têm liberdade para escolher entre temas que os interessam ou que julgam ser valiosos para a empresa. A verdade é que essa não é a característica inovadora mais importante da Google, e sim apenas uma das chaves. Ainda como parte da gestão está o estímulo para que todos (executivos, gerentes, empregados e usuários) tenham ideias e as compartilhem através do fórum interno da empresa. Com relação ao ambiente, a empresa também cumpre seu papel oferecendo aos seus funcionários desde salas de jogos a restaurantes exóticos. Os funcionários da empresa, apoiados pela gestão, passam a ter tudo que precisam para criar e inovar, recebendo as devidas recompensas quando suas propostas são escolhidas para serem evoluídas.

FACEBOOK - A estratégia mais conhecida do Facebook para inovar chama-se Hackathon. Trata-se de um evento, no qual profissionais da area da informatica ou outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software podem se agrupar para transformar em curto espaço de tempo suas ideias em algo real. O evento pode durar até mais de um dia, em um ambiente totalmente descontraído e estimulante, no qual se misturam ideias de engenheiros com pessoas de marketing, designers entre os demais funcionários da empresa. Os resultados gerados não viram produtos instantaneamente, mas permitem o início de discussões e feedbacks para que os protótipos evoluam. Várias das ideias que surgiram em edições do Hackathon resultaram em produtos. Essa estratégia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com