TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria da Liderança

Por:   •  18/11/2018  •  Monografia  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 5

ENTENDENDO O MODELO

O modelo de tomadas de decisões de Vroom e Yetton focaliza em um único aspecto de comportamento do líder. Embora a tomada de decisões só possa responder por uma pequena parte do comportamento de liderança, as decisões tomadas pelo líder muitas vezes são consideradas como essenciais no julgamento da eficácia do líder. A teoria de Vroom e Yetton fornece aos líderes um meio de escolher o melhor método de tomar decisões.

GRAFO DE DECISÕES

[pic 1]

A escolha final entre esses métodos é determinada pelas respostas de sete perguntas padronizadas.

  1. A qualidade técnica dessa decisão é importante?
  2. O líder tem informações suficientes para tomar uma decisão de alta qualidade?
  3. O problema está estruturado de modo que o líder saiba quais informações são necessárias e como pode consegui-las?
  4. Para que a decisão seja uma decisão eficaz, é importante que os subordinados aceitem?
  5. Se o líder tomar uma decisão sozinho, é provável que a decisão seja aceita pelos subordinados?  
  6. Os subordinados estão motivados para alcançar as metas da organização?
  7. Há probabilidade de haver conflito entre os subordinados quanto a escolha final para todo grupo?

Isso pode levar a um processo de tomada de decisões em grupo. Em algumas situações, entretanto, as respostas a essas perguntas podem levar a vários métodos bons.

LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL

A liderança transformacional é caracterizada pela presença de um líder capaz de transformar o ambiente e mudar a realidade de qualquer lugar por onde passa. Esse é um líder capacitado para resolver problemas dos mais simples aos mais complexos, além de ser visionário, estrategista e comprometido com o desenvolvimento de seus liderados.

Independentemente da área de atuação, a liderança transformacional é capaz de modificar comportamentos e formar profissionais e pessoas melhores, tudo isso por meio de seus exemplos e atitudes. O líder transformacional é um gestor que serve como um referencial positivo, cuja maneira com que trata as pessoas, resolve lacunas e alcança resultados é fonte e inspiração para todos.

Com a velocidade das mudanças e a alta competitividade do mercado, as organizações precisam estar preparadas para lidar com os momentos de transição, adaptando-se rapidamente a elas. Desse modo, o perfil do líder transformacional casa perfeitamente com esse cenário, repleto de exigências mutantes e frequentes.

As organizações precisam de líderes realmente capazes de implantar todas modificações necessárias, que culminem no aumento da motivação, do engajamento e, consequentemente, do desempenho dos colaboradores.

Esta capacidade de adaptação é uma das qualidades que destacam o líder transformacional nos momentos de crise. Sua competência em desenvolver soluções inovadoras e diferenciadas frente aos problemas faz com que conquiste a confiança de seus liderados e seja um gestor essencial à empresa.

PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DO LÍDER TRANSFORMACIONAL

Nelson Mandela, Steve Jobs são exemplos de líderes que souberam transformar a realidade a seu redor e, com isso, inspirar pessoas a mudar, inovar e engajar-se em prol de um objetivo comum, além de desafiar todos a ir sempre um pouco mais além.

O líder transformacional compreende a importância do seu papel como agente de mudanças organizacionais e sociais. Por isso, não foge de suas responsabilidades e procura oferecer a seus liderados conhecimentos e experiências profissionais e pessoais, instruindo e fazendo com que todos sejam pessoas e colaboradores melhores.

Esse tipo de líder é aquele que sabe a hora de botar a mão na massa e o momento em que deve delegar as tarefas. Isso não significa apenas distribuir os afazeres, mas encontrar quem é a pessoa ideal para realizar cada tarefa, compreendendo as habilidades e competências de cada colaborador.

LIDERANÇA CARISMÁTICA 

Carisma em grego significa dom de inspiração divina, quando um líder tem a carisma como uma de suas virtudes, ele inspira os colaboradores a realizar suas metas e facilita as transformações que precisam passar. Porem deve se ter cuidado com excessos, pois pode acarretar em falta de respeito dos liderados, ou até mesmo antipatia.
O carisma foca muito nas emoções, o líder estimula os sentimentos do grupo que acaba por desenvolver uma relação de amizade, um coleguismo maior, facilitando as tarefas diárias e criando um ambiente de trabalho prazeroso. O carisma é uma das condições mais importantes para se buscar em um líder, porem lembre-se, não é a única.
Segundo House (1977) o termo Liderança Carismática é utilizado para definir qualquer líder que tenha os efeitos carismáticos em um grau excepcionalmente alto.
House afirma que a liderança carismática está muito mais ligada com o emocional do que com o racional. Pensando por essa maneira, cabe o alerta, tudo em exagero pode se tornar prejudicial. Se bem aplicada, esse estilo de liderança garante um colaborador alegre, motivado, devoto ao seu líder.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (176.6 Kb)   docx (133.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com