TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração

Monografias: Teorias Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

A palavra administração vem do latim, (ad, direção para, tendência e minister, comparativo de inferioridade, o sufixo ter, subordinação ou obediência, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro ).Com o desenvolvimento e complexidade das organizações, surgiu a necessidade de administrá-las adequadamente, surgindo então a Teoria Geral da Administração. A administração é o processo de alcançar os objetivos com eficácia, eficiência através do planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais. Após o surgimento da Teoria Geral da Administração surgiram as demais teorias criadas pelos filósofos da época.

A administração Científica teve início no começo do século XX, pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856 – 1915), fundador da moderna Teoria da Administração. Além dele se preocupar com os desperdícios e as perdas das indústrias americanas, se preocupava também com a forma de elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial. Taylor tinha como foco a eficiência do operário fazendo entendê-lo que suas tarefas podem ser desenvolvidas não pela sua própria escolha, mas com um método planejado, estudado por um profissional especializado no planejamento de tarefas. Desta forma, há um aumento de produtividade, qualidade e eficiência.

A Teoria Clássica nasceu com Henri Fayol (1841- 1925), defendia a visão anatômica e estrutural da empresa, síntese de diferentes órgãos, suas relações e suas funções, tornando as organizações formais (prever, organizar, comandar, coordenar, controlar, orçar).

A Teoria da Burocracia nasceu com Max Weber ( 1864-1920), sociólogo alemão , fundador da Teoria da Burocracia. Seu foco era divisão de trabalho, respeito á hierarquia, formalização das atividades, competência técnica, impessoalidade de tratamento, profissionalização dos funcionários. Segundo Weber, a burocracia consegue prever o comportamento das pessoas.

A Teoria Estruturalista foi criada através de estudos sobre as limitações da Teoria da Burocracia que era considerada um sistema fechado “teoria da máquina”.

Após esses estudos, passa a ser um sistema previsto e aberto com as contribuições clássico e humanístico e foco nas estruturas formais e informais.

A Teoria das Relações Humanas foi fundada através da Escola das Relações Humanas, por Elton Mayo ( 1880-1949 ) e Kurt Lewin ( 1890 -1947) , teoria voltada para Psicologia e Sociologia Industrial,como organização informal, motivação, liderança, incentivos sociais ,dinâmica de grupo.

Teoria Comportamental, surgiu com o Livro de Hebert A.Simon, publicado em 1947 ( O Comportamento Administrativo), a partir daí, as empresas são visualizadas como sistema de decisões, em que pessoas percebem , sentem, decidem e agem, definindo seu comportamento diante das situações em que se deparam.

Depois do surgimento da Teoria Comportamental, as organizações iniciam a Teoria de Sistemas para melhorar a eficiência e eficácia, Lewin desenvolveu técnicas de sensibilização, treinamento com a idéia de renovar, revitalizar as organizações e adequá-las para as mudanças.

As empresas passam a se preocupar também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com